Ferramenta Cognitiva ou Ferramenta Mental é um recurso, que pode ser artefato, instrumento, método ou tecnologia para aumentar a eficiência dos processos e habilidades cognitivos – atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem e metacognição humana de forma individual e coletiva.
Ferramenta = função (sujeito, objeto, ambiente, recurso, contexto).
Ferramentas Filosóficas.
Na filosofia, a ferramenta não é apenas vista como um objeto físico, mas principalmente como um conceito profundo que molda a percepção humana, a existência e a relação entre o ser humano e o mundo.
São exemplos de ferramentas da filosofia … perguntas e problemas filosóficos, dialética e retórica, razão e lógica, análise conceitual, esquemas e experimentos mentais, ética, teorias do conhecimento, métodos que permitem a reflexão, análise, argumentação, resolução de classes de problemas.
Essas ferramentas capacitam o indivíduo a questionar a realidade, e a si mesmo, construir conhecimento, aprofundar o pensamento crítico e dar mais sentido à vida, ajudando a refinar ideias e a evitar manipulações.
Ferramenta Cognitivas.
As ferramentas (ou “instrumentos”) possuem um modo de ser distinto dos meros objetos naturais.
Quando uma ferramenta, como um martelo, é utilizada, o utilizador não pensa nela como um objeto isolado (em sua “presença-simples” ), a ferramenta em si, o martelo desaparece na sua função isolada; já que a atenção do sujeito está focada na tarefa a ser realizada pelo martelo (martelar o prego e construir algo).
A ferramenta é parte de uma rede de referências e propósitos que constituem o “mundo” do utilizador.
(a ferramenta cria uma conexão para a interação assistida, ancorada em alguma técnica, alavanca, teoria, prática testada e verificável).
A ferramenta só se torna um objeto de contemplação quando falha, quebra ou não cumpre a sua função e perde a sua “prontidão-à-mão” e torna-se um objeto presente-simples, forçando o utilizador a refletir sobre ela conscientemente.
Ferramenta e Extensão Sensorial Mútua.
Extensão Sensorial … as ferramentas são extensões sensoriais …. a faca ou o martelo são extensões das mãos, a roda é uma extensão dos pés, e o rádio ou a televisão são extensões dos sentidos (audição e visão).
Transformação Mútua … ao estender uma parte de nós mesmos através da tecnologia, o ser humano é, por sua vez, moldado e alterado por essa extensão … o meio (ou a ferramenta) não é apenas um instrumento neutro, mas sim a “mensagem” que determina a conduta humana e a organização social.
Outras Perspectivas
De uma forma mais geral, a filosofia também utiliza a ideia de “ferramenta” de forma metafórica. A razão, a lógica, a análise conceitual e os experimentos mentais são frequentemente descritos como as principais ferramentas do pensamento filosófico para dissecar e compreender a realidade e a existência humana.
- Ferramenta é qualquer recurso de mediação entre o sujeito e o objeto para refletir, ingteragir e fazer uma tarefa específica.
- Qualquer interação do sujeito com o mundo sempre .envolve o conceito filosófico de ferramenta.
- A ferramenta estabelece uma relação física e abstrata (mental) entre sujeito e objeto, de acordo com o ambiente e contexto.
- A ferramenta espelha o sujeito e o objeto e viabiliza a interação física (empírica) e mental (signoos e sinais) sinais entre eles, tal como no uso de “chave de fenda”, “martelo”, ou qualquer uma outra … por trás de cada uma delas sempre identificadas características universais atreladas ao sujeito, objeto, ambiente e contexto.
- Dessa forma o estudo de ferramentas integra numa tarefa específica as relações ente sujeito, objeto, ambiente e contexto.
- Isso significa que uma ferramenta sempre conecta o teórico com o prático.
- O ser humano interage com qualquer objeto ou recurso via ferramenta para aumentar o poder mental, cerebral e físico.
- Modelar, acionar, medir, ou controlar os vários tipos e situações de controle cognitivo, emocional e técnico.
- Atenção ... acionar deliberadamente vários tipos de atenção … ativa, livre, plena, focada, concentrada, seletiva, difusa, alternada.
- Pensamento … acionar vários tipos de pensamento … analógico, analítico, criativo, crítico, filosófico, lógico, epistêmico prático, científico e artístico.
- Percepção … emoção, sentimento
- ajudar a ler, escrever, pensar, memorizar, controlar a atenção, perceber, comunicar, aprender
- Ajudar a realizar a interação do sujeito com o objeto do seu conhecimento.
- A ferramenta é projetada por um sujeito para ser controlada e aperfeiçoada por outros sujeitos assumirem a propriedade dos seus conhecimentos e atingirem seus objetivos e atividades específicas.
- A ferramenta se propõe a orientar e facilitar a execução de atividades de forma correta, consistente e com capacidade.
- Ampliar o poder cognitivo e físico do sujeito.
- A ferramenta transporta teorias, modelos e técnicas para construir o conhecimento ao invés de memorizá-lo.
- A tecnologia, rede de computadores e inteligência artificial são ferramentas.
- Um barbante amarrado no dedo, idem.
São várias as estratégias para estimular e aproveitar ao máximo o nosso potencial cognitivo (mente e cérebro) construir e representar o conhecimento e transcender as limitações da física e cognição humana.
Ferramentas Cognitivas para Aprender
Buscar Informações.
- Recuperar e identificar informações em situações de aprendizagem que exigem a busca de informações.
- Usar tecnologias para complementar a aprendizagem de conteúdos ricos em conceitos.
- Registrar informações de forma inteligente e memorável.
- Recuperar informações em situações de aprendizagem.
- Usar palavras chave para pesquisar na Internet.
Apresentar Informações.
- Apresentar informações num formato significativo, apropriado, conciso.
- Enfatizar o mais importante.
- Usar usar gráficos e textos que facilitem o entendimento e entreguem a mensagem certa.
- Usar imagens que valem mais que 1000 palavras.
- Usar mapas conceituais e mentais e conceituais para descrever conceitos e blocos de informação.
Organizar Informações.
- Classificar, ordenar e agrupar o conhecimento em categorias ou blocos de informação para facilitar o registro da informação na memória de longo prazo, exigir o mínimo de esforço de recuperação e aumentar a velocidade do acesso à informação.
- Criar pontos de referência conhecidos (ganchos) para serem a base indexação, comparação, avaliação.
- A classificação do conhecimento em uma estrutura estabelecida é muito mais rápida do que ter que refletir e decidir sobre cada item, evento ou contato a cada vez que o que encontrarmos.
- Classificar conceitos novos em separado e depois integrá-lo em um grupo já existente ou criar uma categoria nova ou subcategorias, e assim por diante.
- Manter a estrutura de dados, informação e conhecimento clara é acessível para você e para a equipe e empresa.
- Seguir políticas de segurança da informação da empresa e classificar as informações e conhecimento segundo esse critério para controle de acesso, autorização.
Integrar informações
- Conectar a informação nova ao conhecimento prévio e avaliar o aumento do conhecimento.
- Usar vários tipos de ferramentas de mapeamento, simuladores, discussões, conferências, videostreaming, podcasting.
Instrumentação Cognitiva.
Instrumentar é o processo de transformar uma ferramenta ou artefato em um instrumento da atividade do dia a dia
INSTRUMENTAÇÃO = ajustar a ferramenta ao ambiente de tarefa em dois passos:
- PRIMEIRO PASSO: moldar ou adaptar o artefato cognitivo de acordo com as necessidades e exigências locais da atividade; neste particular, o ambiente de aprendizado tecnológico, os participantes e facilitadores, projetos de construção de conhecimento a serem perseguidos, têm um papel crítico neste processo de instrumentação.
- SEGUNDO PASSO: focar no desenvolvimento e cultivo de práticas pessoais e coletivas necessárias para usar produtivamente a ferramenta como um instrumento na atividade de construção do conhecimento.
O processo de instrumentalização é gradual, leva tempo e depende do nível de inteligência competitiva do ambiente.






