A ciência cognitiva oferece ferramentas e conhecimentos para otimizar processos mentais, aprimorar a tomada de decisão, melhorar a resolução de problemas complexos e ajudar indivíduos e empresas a se daptarem a ambientes de trabalho em constante mudança.
É um conjunto diversificado de métodos e técnicas interdisciplinares oriundos de áreas como psicologia, neurociência, linguística, inteligência artificial e filosofia.
O estudo da Cognição gera forças e abre oportunidades para aumentar o desempenho cognitivo individual e coletivo, tais como …
- Capacitar Pessoas … e times aprender a resolver problemas chave do modelo de negócio da empresa.
- Identificar Caminhos … novos valores, soluções e inovações.
- Desenvolver a Inteligência Metacognitiva … estado mental superior para regular e monitorar a cognição (atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem).
- Desenvolver o Pensamento Crítico … caractarizado por ser metódico e ajuizado.
- Traçar Mapas Conceituais Cognitivos … forma científica.
- Criar Zonas de aprendizagem Proximal …entre indivíduo e empresa (e grupos sociais).
- Desenvolver Habilidades … emocional, cognitiva, filosófica, científica, artística.

Conclusão.
O estudo das ciências cognitivas é o estudo científico da mente e do cérebro, que investiga como o conhecimento é representado, processado e maniplulado e usa uma abordagem interdisciplinar, tal com o na figura.

- Antropologia ... estudo científico do homem na perspectiva de entender o papel e influência direta da cultura, sociedade e biologia, como fundamentais do desenvolvimento do sujeito, características físicas, hábitos, costumes, valores, culinária, arte e religião, formas de comunicação e linguagens, evidências físicas e padrões de comportamento.
- Filosofia … estudo formal abstrato da natureza, pensamento, conhecimento e comportamento humano, como o ser humano cria metamodelos, metáforas, teorias, saberes abstratos, conceitos e relações em vários ramos, como metafísico, lógico, dialético, retórico, epistêmico, ético, estético, político, mental, linguístico.
- Linguística … estudar a linguagem humana e processamento da linguagem natural via computador, desenvolver, através de modelos lógico-formais ou estatísticos de línguas naturais, sistemas com capacidade de reconhecer e produzir informação apresentada em linguagem natural, fazer traduções e compreender.
- Psicologia Cognitiva … elaborar esquemas de estados mentais, modelos neurocientíficos e computacionais, testar modelos de tarefas, ferramentas, esquemas de funções cognitivas como atenção, percepção, memória, pensamentos, linguagem … métodos de construção de ferramentas cognitivas.
- Neurociência … estudo do funcionamento do cérebro (hardware) da mente (software), inteligência artificial (computação, redes, grafos, estruturas, algoritmos, topologias) e simulação da mente humana.
- Ciência da Computação e Inteligência Artificial … a ciência da computação é um campo amplo que estuda sistemas, algoritmos e dados, enquanto a Inteligência Artificial (IA) é um subcampo especializado dentro dela, que foca no desenvolvimento de sistemas que simulam a inteligência humana, permitindo que máquinas aprendam, analisem dados e tomem decisões, ambas as áreas são cruciais para o desenvolvimento tecnológico e preparam profissionais para atuar na criação de sistemas que executam tarefas avançadas, como ver, entender idiomas e fazer recomendações … pensar e se comportar como um humano.






