Matriz e Cognição.
- Na psicologia cognitiva, a matriz é uma “estrutura para modelar pensamento e memória.
- É uma ferramenta cognitiva e computacional usada para compreender processos cognitivos e de tarefas que envolvem raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão.
- Uma matriz é como um tabuleiro que suporta e facilita criar modelos, métodos, monitorar e controlar a atenção, perceber e interpretar mudanças nas partes e no todo, pensar sistêmico, relacional e não sequencial, focado e periférico, matemático, gráfico e memorável e usar uma linguagem e comunicação sintética, visual, imaginativa de facilita a aquisição, armazenamento e recuperação de informações, de forma rápida e indexada, acessível através fe funções e gatilhos.
- Fornece uma estrutura geral e unificadora.
- Facilita a estruturação, monitoramento e compreensão de pensamentos, objetos, sistemas, processos, tarefas, tráfego de informações e cargas de trabalho, ambientes, fenômenios, monitoramento de ocorrências, interações, frequências, probabilidades e contingências.
- Suporta pesquisas em diferentes perspectivas, ou visualizações, do tipo linhas, colunas, diagonais, pesquisar ocorrências de aspectos específicos, filtrar informações, medir fenômenos ou sistemas de multivariáveis, filtrar informações, enquadrar, analisar, enumerar, sinteti ou avaliar um problema, o modelo explica como tarefas diversas, como as de tomada de decisão e raciocínio estatístico, podem ser entendidas por meio de uma construção estrutural compartilhada.
Processos cognitivos … Tarefas de raciocínio matricial envolvem habilidades cognitivas como reconhecimento de padrões, raciocínio espacial e a capacidade de identificar regras e relacionamentos.
Matriz e Ciência Cognitiva.
É uma estrutura de dados importante em ciência da computação, redes de computadores, inteligência artificial e psicologia cognitiva.
- Na perspectiva matemática e computacional, é um conjunto de dados divididos por linhas e colunas.
- É também conhecida como “array”.
- É um modelo de processamento e estrutura de memorização não linear que pode ser acessado pelos índices linha e coluna.
- Pode ser definida também como um conjunto de vetores, representado por componentes ou células, aij, do mesmo tipo ou não, onde “i” e o “j” são índices que localiza e permite acesso a um elemento da matriz.
- As células podem ser elementos qualitativos, (conceitos, proposições, atividades, tarefas, conteúdos, etc) ou quantitativos (números ou percentuais).
Matriz e Psicologia Cognitiva.
O termo “matriz” refere-se a uma estrutura do tipo “grade”, usada para analisar e compreender processos cognitivos, particularmente em tarefas que envolvem raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão.
- Testes de raciocínio matricial, como as Matrizes Progressivas de Raven, avaliam o raciocínio abstrato e o reconhecimento de padrões.
- O modelo de lente matricial fornece uma estrutura geral para a compreensão de tarefas com base em contagens de frequência, probabilidades e contingências , destacando como diferentes perspectivas sobre uma matriz podem levar a diferentes interpretações cognitivas.
Pensamento Matricial
- Refere-se a uma forma de raciocínio que envolve a combinação de diferentes elementos para formar um todo.
- É uma forma de pensamento que se destaca por sua capacidade de integrar informação, relacionar ideias de forma complexa e enxergar padrões e conexões que outras pessoas podem não perceber.
- Integração e conexão .. O pensamento matricial não se limita a pensar em partes isoladas, mas sim em como essas partes se interconectam e interagem.
- Visão sistémica … permite enxergar um problema ou situação de forma mais ampla, considerando múltiplos fatores e variáveis.
- É uma forma bem definida do sujeito representar, interagir com um determinado objeto do conhecimento.
- É uma “linguagem de alto nível” ou estrutura que permite qualificar e comparar conteúdos ou contextos.
- Uma matriz, na linguagem do senso comum, cotidiana e superficial, é uma tabela de m linhas com n colunas.
- É um quadro sistematizado para consulta de informações e dados, para designar coisas segundo determinada ordem, para registro, fixação ou recordação.
- Uma matriz resume informações coletadas, de maneira que possam ser facilmente lidas.
- Observe que nos comportamos diferente quando lemos um texto, uma matriz, um registro, um grafo, uma árvore, uma imagem e assim por diante.
- Cada estruturas de dados e informação aciona o nosso sistema cognitivo de forma diferente.
- É importante saber qualitativamente o que isso representa e o seu efeito no sistema cognitivo e aprendizagem
- A estrutura é o exemplo em que o objeto do conheimento induz e modifica a forma de pensar do sujeito.
- Saber essas diferenças nos ajuda a desenvolver a metacognição – autoregulação e automonitoramento da cognição que envolve estados que combinam atenção, percepção, memória, linguagem, pensamento e aprendizagem.
- O objetivo desse sumário é conscientizar sobre a “o uso da matriz para o desempenho cognitivo”.
- Servir de ferramenta para melhor explorar o uso da matriz.
- Aumentar a capacidade de desenvolver ferramentas que usam matrizes (ferramentas matriciais).





