- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento e compreensão, através do pensamento, experiência e sentidos.
- A aprendizagem cognitiva é estudada pela psicologia cognitiva envolve modelar e estudar as funções cognitivas como atenção, percepção, memória, pensamento e linguagem e está na base da inteliência artificial.
- É diferente da aprendizagem behaviorista, baseada em estímulos e comportamentos, que não aborda essas funções cognitivas.
- Ambas se complementam e estudam o aprendizado via diferentes perspectivas e métodos aplicados para individuos e empresas.
- O aprendizado cognitivista estuda os vários processos cognitivos, processos mentais, que são influenciados por fatores internos (sentimentos e emoções) e externos ao indivíduo (contexto e ambiente),
Aplicação da Aprendizagem Cognitiva na Empresa
- Comprovadamente, podemos aumentar substancialmente a capacidade e eficiência dos processos cognitivos individuais e coletivos.
- Um primeiro passo é a conscientização, atenção e estudo sobre as principais funções e processos cognitivos.
- Um segundo passo … é usar ferramentas cognitivas, que embutem tecnologias, padrões, método, prática, registro de fatos e dados e evidencias na melhoria de desempenho das funções e processos cognitivos.
- Um terceito passo … é a empresa mediar e ajudar a gestão do conhecimento, disponibilizar e instrumentar a força de trabalho para pensar de forma mais “significativa” e “coletiva”.
- Um quarto passo … é desenvolver zonas de aprendizagem proximal envolvendo ou aglutinando em rede as tarefas, ferramentas, pessoas e conhecimentos.
- Um quinto passo … é cobrir todas as atividades críticas da empresa – processo, tarefa ou função – que tem um impacto significativo no sucesso do negócio, na continuidade das operações ou na segurança dos trabalhadores, com ferramentas para padronizar o trabalho.
As Ferramentas Cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos.
- Estão embarcadas em várias ferramentas de gestão (planejamento, desempenho, controle e ajustes) usadas na empresa.
- Podem ser metodológidas, tecnológicas, inteligência artificial, modelar e simular processos
- Buscam organizar a informação para facilitar o processamento do cérebro humano.
- Aprimorar as capacidades mentais, a tomada de decisões e a resolução de problemas.
- Podem ser usadas em diversos contextos, como educação, psicoterapia, coaching e ambientes corporativos.
- aforismo
- análise
- 2) check list, 3) conceitos, 4) relações, 5) mapa conceitual, 6) mapa mental, 7) método, diagramas de conjuntos, 4) diagramas de fluxo de dados, 5) esquemas, 4) conceitos, 5) princípios, 6) perguntas, 7) histórias, 8) equações, 9) fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, estruturas de dados
Propósito, Características e Aplicações.
- Atenção … controlar, direcionar, selecionar, concentrar, manter ou alternar a atenção para funções cognitivas como pensamentos, percepções, memórias, linguagens, aprendizados, problemas com foc em tarefas.
- Prática .. definir e instrumentar o uso da ferramenta com foco em tarefas ou atividades específicas e execrcícios incorporados à rotina
- Aplicação Imediata … A aplicação imediata da aprendizagem se refere à capacidade de usar o conhecimento recém-adquirido em situações práticas, logo após o seu aprendizado.
- Aplicação Objetiva … estabelecer um padrão explicito de corretismo, consistência e capacidade entre a tarefa e a ferramenta, de forma não subjetiva, que posa ser medido e analisado e avaliado de forma transparente e assertiva.
- Aplicação Padronizada … estabelecer padrões de comportamento e desempenho com o uso da ferramenta (relação sujeito e ferramenta) com foco em aumento da produtividade, redução de falhas e custos, melhora na qualidade, consistência e experiência do cliente, facilitação do treinamento, supervisão e suporte das equipes.
- . Ao definir procedimentos claros, a padronização garante que as tarefas sejam executadas de forma eficiente e consistente, otimizando os processos e permitindo a automação.
- Focar no processo de aprendizado e realização de uma tarefa ou atividade específica.
- Representar e registrar a interação do sujeito, comportamento, corretismo, consistência e capacidade para realizar uma tarefa.
- Focar no como fazer que envolve a relação da ferramenta com o sujeito, tarefa (objeto do conhecimento), ambiente e contexto.
- Aprender ativamente, pela interação com o objeto do conhecimento.
- Prover cenários guiados,.
- Facilitar o planejamento de tarefa … projetar, objetivar, prever, medir e avaliar.
- Aumentar o desempenho …
- facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, 7) buscar, apresentar, organizar e integrar informações, conhecimentos e pessoas.
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentalizada para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
- Fazer analogias entre ferramentas físicas e mentais é um bom exercício para entender e copreender ambas … todas têm propósito, modelo, método, ambiente e público alvo.
- Melhora o aprendizado: Elas ajudam na construção de conhecimento, na compreensão de conceitos complexos e na resolução de problemas, promovendo uma aprendizagem mais profunda e significativa. Ferramentas visuais, por exemplo, ajudam a organizar informações e a reter novos dados.
- Amplifica o raciocínio: Ao servirem como parceiras intelectuais, as ferramentas cognitivas permitem que os usuários pensem de forma mais crítica, estratégica e criativa. Em vez de simplesmente memorizar informações, os usuários as utilizam para construir seu próprio conhecimento.
- Otimiza a tomada de decisões: Ao processar e analisar grandes volumes de dados, a tecnologia cognitiva (um tipo de ferramenta cognitiva) pode fornecer insights valiosos que melhoram a tomada de decisões em empresas e outros contextos.
- Aumenta a eficiência e a produtividade: A automação cognitiva, por exemplo, pode assumir tarefas complexas e repetitivas, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades que exigem mais criatividade e análise estratégica.
- Promove a autonomia: Elas encorajam os aprendizes a criarem suas próprias representações do conhecimento, em vez de apenas reproduzir as ideias de outros. Isso transfere o foco do sistema de ensino para o aluno, promovendo um aprendizado mais autônomo e envolvente.
- Estimula a criatividade: Algumas ferramentas, como softwares de criação multimídia, permitem que os usuários representem e compartilhem suas ideias de forma inovadora, estimulando o pensamento criativo.
- Permite a colaboração: Ferramentas digitais facilitam a colaboração e a formação de comunidades de prática, onde os usuários podem interagir, construir conhecimento coletivamente e compartilhar informações.
- Desenvolve habilidades cognitivas: O uso dessas ferramentas treina e aprimora as funções cerebrais, como a atenção, a memória e a resolução de problemas. A estimulação cognitiva também contribui para uma mente mais ágil e resiliente.
É muito maos do que aprender uma teoria, é aprender uma técnica que vai bem além da teoria, se concentra na prática, controle, ajustes, ciência e arte.



