- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento e compreensão, através do pensamento, experiência e sentidos.
- A aprendizagem cognitiva é estudada pela psicologia cognitiva envolve modelar e estudar as funções cognitivas como atenção, percepção, memória, pensamento e linguagem e está na base da inteliência artificial.
- É diferente da aprendizagem behaviorista, baseada em estímulos e comportamentos, que não aborda essas funções cognitivas.
- Ambas se complementam e estudam o aprendizado via diferentes perspectivas e métodos aplicados para individuos e empresas.
- O aprendizado cognitivista estuda os vários processos cognitivos, processos mentais, que são influenciados por fatores internos (sentimentos e emoções) e externos ao indivíduo (contexto e ambiente)
- Comprovadamente, podemos aumentar substancialmente a capacidade e eficiência dos processos cognitivos individuais e coletivos.
- Um primeiro passo é a conscientização, atenção e estudo sobre as principais funções e processos cognitivos.
- Um segundo passo é usar ferramentas cognitivas, que embutem tecnologias, padrões, método, prática, registro de fatos e dados e evidencias na melhoria de desempenho das funções e processos cognitivos.
- Um terceito passo é a empresa mediar e ajudar a gestão do conhecimento, disponibilizar e instrumentar a força de trabalho para pensar de forma mais “significativa” e “coletiva”.
- Um quarto passo é desenvolver zonas de aprendizagem proximal envolvendo ou aglutinando em rede as tarefas, ferramentas, pessoas e conhecimentos.
- Um quinto passo é cobrir todas as atividades críticas da empresa – processo, tarefa ou função – que tem um impacto significativo no sucesso do negócio, na continuidade das operações ou na segurança dos trabalhadores, com ferramentas para padronizar o trabalho.
As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos.
- Estão embarcadas em várias ferramentas de gestão (planejamento, desempenho, controle e ajustes) usadas na empresa.
- Tais como … check list, diagramas, esquemas, conceitos, perguntas, histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, estruturas de dados
O uso de ferramentas apresenta vários benefícios na empresa:
- Aplicação prática … usar a teoria para resolver problemas ou resolver problemas no mundo real.
- Aplicação imediata …
- Aplicação objetiva … não subjetiva, que não depende do sujeito, que pode ser medido e analisados, de forma transparente e assertiva.
- Aplicação padronizada … aumento da produtividade, redução de falhas e custos, melhora na qualidade, consistência e experiência do cliente, e facilita o treinamento das equipes.
- . Ao definir procedimentos claros, a padronização garante que as tarefas sejam executadas de forma eficiente e consistente, otimizando os processos e permitindo a automação.
- Focar no processo de aprendizado e realização de uma tarefa ou atividade específica.
- Representar e registrar a interação do sujeito, comportamento, corretismo, consistência e capacidade para realizar uma tarefa.
- Focar no como fazer que envolve a relação da ferramenta com o sujeito, tarefa (objeto do conhecimento), ambiente e contexto.
- Aprender ativamente, pela interação com o objeto do conhecimento.
- Prover cenários guiados,.
- Facilitar o planejamento de tarefa … projetar, objetivar, prever, medir e avaliar.
- Aumentar o desempenho …
- facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, 7) buscar, apresentar, organizar e integrar informações, conhecimentos e pessoas.
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentalizada para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
- Fazer analogias entre ferramentas físicas e mentais é um bom exercício para entender e copreender ambas … todas têm propósito, modelo, método, ambiente e público alvo
É muito maos do que aprender uma teoria, é aprender uma técnica que vai bem além da teoria, se concentra na prática, controle, ajustes, ciência e arte.



