- A cognição é o processo de aquisição de conhecimento através do pensamento, experiência e sentidos.
- A aprendizagem cognitiva é estudada pela psicologia cognitiva e envolve modelar e estudar as funções cognitivas como atenção, percepção, memória, o raciocínio, que fazem parte do desenvolvimento intelectual e da gestão de tarefas mentais.
- É diferente da aprendizagem behaviorista, baseada em estímulos e comportamentos, que não entra dentro da caixa.
- O aprendizado depende de vários processos cognitivos que são influenciados por fatores internos e externos ao indivíduo.
- Podemos aumentar substancialmente o desempenho dos processos cognitivos individuais e coletivos.
- O primeiro passo é conscientizar sobre os principais processos cognitivos.
- O segundo passo é usar ferramentas cognitivas ou mentais, para ajudar a fazer isso de forma padronizada , metódica e científica, com geração de fatos e dados que registre e evidencie a melhoria de desempenho desses processos cognitivos.
- Um terceito passo é a empresa mediar e ajudar a pensar de forma mais “significativa” e “coletiva” ou seja construir o novo conhecimento conectado com o conhecimento corrente da empresa; perceber essas novas conexões e assumir a propriedade do seu conhecimento.
- As ferramentas cognitivas são artefatos, instrumentos ou métodos para aumentar a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem, individual, coletiva e em rede e contribuem para a coesão empresarial e estratégica.
- Existem muitas ferramentas mentais embutidas nas váris ferramentas de gestão usadas na empresa.
- São vários os exemplos de ferramentas cognitivas embarcadas nas ferramentas de gestão de tarefas, aprendizado, competências, mudanças, projetos, processos e assim por diante.
- Tais como … check list, diagramas, esquemas, conceitos, perguntas, histórias, fórmulas, siglas, mapas, gráficos, imagens, estruturas de dados,
- O uso de ferramentas apresenta vários benefícios na empresa: 1) focar no processo de aprendizado, 2) representar e registrar o seu conhecimento, 3) suportar reflexões profundas, 4) aprender ativamente, 5) prover cenários guiados, 6) facilitar o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, 7) buscar, apresentar, organizar e integrar informações, conhecimentos e pessoas.
- Qualquer ferramenta precisa ser instrumentalizada para se adaptar à pessoa e ao ambiente, em 2 passos: 1) adaptação de ferramenta ao ambiente de tarefa que irá ser utilizada e 2) cultivo de práticas pessoais deliberadas para usar a ferramenta de forma produtiva.
- Fazer analogias entre ferramentas físicas e mentais é um bom exercício para entender e copreender ambas … todas têm propósito, modelo, método, ambiente e público alvo



