Análise é a técnica de dividir o todo em partes menores e mais fáceis de serem resolvidas.
Pode significar desamarrar, enumerar, evidenciar, compreender, simbolizar, usar a matemática e lógica.
Está embutida nas várias formas de aprender, ensinar, resolver problemas e tomar decisão.
Veja o Check List Tipos de Análise mais frequentes nas empresas, propósitos, características e aplicações.

Check List.
Tipos de Análise na Empresa.
Propósitos, Caraterísticas e Aplicações.
- Análise de Ambiente … analisar fatores externos (oportunidades e ameaças) e internos (forças e fraquezas) à empçresa … conhecida também como análise FOFA ou SWOT.
- Análise de Atividades … avaliar em detalhes uma ocupação ou tarefa, entender as habilidades e demandas necessárias para sua execução, dividir uma atividade em pequenas etapas para identificar o que facilita ou dificulta a participação do indivíduo, compreender o desempenho motor, cognitivo e sensorial, a fim de planejar intervenções que atendam às necessidades do indivíduo dentro de seu contexto.
- Análise de Circunstância … analisar fatores (variáveis circunstanciais) que cercam um evento ou situação específica e pontual – o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto.
- Análise do Consumidor … analisar as ações, preferências e hábitos das pessoas na compra, uso e descarte de produtos ou serviços, investigar o porquê, quando, onde e como as decisões são tomadas, para antecipar tendências, criar produtos alinhados às necessidades do mercado e desenvolver estratégias de marketing mais eficazes … considerar fatores psicológicos (motivação, emoção), sociais (cultura, grupo), econômicos (renda) e demográficos (idade, gênero).
- Análise Cognitiva … avaliar funções cognitivas (memória, atenção, raciocínio, etc.) para a boa execução de tarefas, investiga como o conhecimento é construído, interpretado e transmitido através da análise de processos, linguagens e estruturas, entender como compradores e usuários processam informações e tomam decisões.
- Análise de Contexto … analisar o conjunto sujeito, objeto do conhecimento, recursos, ambiente físico e as relações envolvidas, dar sentido a informações isoladas, identificar o “porquê” de uma mudança, definir estratégias e tomar decisões mais assertivas.
- Análise de Dados … é a análise estatística, processamento de grandes quantidades de dados, coleta de dados e medidas, garantir qualidade de dados, acurácia e precisão, selecionar e comparar amostras, representar tendências centrais (média, mediana e moda), variâncias e covariâncias de populações com grandes quantidades de dados; fazer previsões, considerar tendências, sazonalidades; formatar relatórios e gráficos, baseadas em métodos e ferramentas científicos, que gerem alta qualidade e velocidade de compreensão … gerenciar a qualidade de dados … relevância, precisão, validade, consistência, completude, acessibilidade, granularidade.
- Análise de Informação … otimizar a relação conhecimento / informação gerada; formatar conteúdos, de vários tipos: informativo, normativo, descritivo, transacional, persuasivo e taxonômico; aumentar o desempenho e autonomia para aplicar ferramentas, técnicas e práticas para atividades e tarefas de criação, padronização, interpretação e compreensão de formatos de blocos e fluxos de informação, empacotamento e desempacotamento da informação … controlar a qualidade, erros e perda de informação … gerenciar a qualidade da informação – relevância, atualização, precisão, necessidade, clareza, valor, confiabilidade.
- Analise do Conhecimento … enumerar o que deve ser conhecido … avaliar o saber, relações, habilidades desejáveis, tipos de conhecimento; saber descritivo ou proposicional sobre a a veracidade de uma proposição, saber se algo é falso e não deve ser relatado para outras pessoas.
- Análise de Demanda … calcular a taxa de chegada de serviços, tempo médio de serviço, carga de trabalho, quantidade de clientes, tendências de crescimento e sazonalidades
- Análise Estratégica … projetar a sustentabilidade do negócio ou empresa no longo prazo.
- Análise da Qualidade Estratégica … analisar o foco, singularidade e mensagens de valor de uma estratégia, proposta de valor ou oferta de marketing.
- Análise Financeira … prever e comparar resultados e estratégias financeiras em termos de Rentabilidade, Lucratividade, Turnover, Alavancagem,
- Análise FOFA … analisar e avaliar a situação, competitividade da empresa ou empreendimento ou negócio em termos de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, identificar situação e condições correntes e futuras dos recursos, recomendar e formular metas SMART – eSpecíficas, Mensuráveis, Acessíveis, Relevante,Temporais e elaboração estratégias viáveis para alcançar objetivos, com os recursos disponíveis.
- Análise de Gap ... analisar lacunas, comparar situações, desempenho real com o ideal ou planejado, fazer melhorias incrementais e benchmarking, previsões e realizações, competências, conformidade a normas, para otimizar processos, aumentar a eficiência e diagnosticar necessidade de treinamentos.
- Análise Heurística … analisar problemas complexos via princípios, descobrir e inventar uma solução não ótiima mas viável, frente à poucas informações e grande incerteza … usar atalhos mentais, baseados na experiência e intução, em vez de uma análise puramente racional, se apoiar em modelos, metáforas e experiências anteriores para alcançar conclusões.
- Análise de Mercado – analisar segmentos mais lucrativos para a empresa, clientes ideais, concorrência e contexto de mercado, lançar produtos, definir prerços, campanhas de marketing, identificar oportunidades e riscos, aumentar a viabilidade dos negócios.
- Análise de Meios e Fins … analisar diferenças e lacunas entre estado corrente e futuro do contexto e situações, identificar caminhos, diferenças, obstáculos, condições e custos envolvidos.
- Análise do Mix de Marketing 7P – Produto, Preço, Praça, Promoção. Pessoas, Processos e Evidências Físicas.
- Análise de Negócio … analisar componentes e relacionamentos essenciais para representar e simular o funcionamento do negócio ou empresa … proposta de valor, ofertas, processos, recursos, parcerias, canais, segmentos, clientes ideais, estrutura de custos e receitas.
- Análise de Viabilidade de Negócio … analisar e projetar valor, receita, custo, risco, capacidade de produção e capacidade financeira (rentabilidade).
- Análise de Processo … mapear, entender e otimizar os fluxos de trabalho, identificar ineficiências, gargalos e oportunidades de melhoria, aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade, alinhando os processos com os objetivos estratégicos da empresa, definir o escopo, formação de equipe, coleta de dados sobre as etapas do processo e analise de desempenho.
- Análise de Projeto … avaliar viabilidade, riscos, custos e benefícios de um projeto para otimizar sua execução, pode ocorrer antes do início do projeto, durante seu ciclo de vida ou após sua conclusão, e envolve a coleta de dados, definição de metas e elaboração de planos para garantir que os objetivos sejam alcançados, diferentes tipos de análise, como a de viabilidade econômica ou de risco, são aplicados dependendo do tipo de projeto.
- Análise de Produção … analisar indicadores (métricas com contexto e propósito), desempenho do processo produtivo, otimizar uso de recurso, identificar gargalos e aumentar a eficiência,
- Análise de Produto … analisar o mix 7P ou estratégia da oferta: Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Phisical Evidences (evidências físicas).
- Análise de Risco … identificar ativos, calcular probabilidade de ocorrência de riscos e seus impactos, propor estratégias ou de convivência, mitigação, eliminação ou transferência de risco
- Análise do ROI … calcular retorno do investimento, redução e evitação de custos, aumento de receita e custo total da solução em 12 meses.
- Análise Semiótica … analisar como os signos – palavras, imagens, sons ou objetos – produzem significados e sentidos, relação entre os signos, seu objeto (aquilo que representam) e o interpretante (o conceito que causam na mente de quem os observa) … sendo aplicada em áreas como design, marketing, educação e literatura para aprimorar a comunicação e a compreensão.
- Análise de Tarefas … decompor uma habilidade ou processo complexo em etapas menores e gerenciáveis, para ensinar habilidades, no design de experiência do usuário (UX) para entender como os usuários interagem com um produto, e na gestão de projetos para melhorar a eficiência.
- Análise de Tradeoff … analisar e identificar padrões de relações entre variáveis de um sistema ou processo e fazer previsões, ajudar a tomar decisões estratégicas, avaliar vantagens e desvantagens, prós e contras quando os recursos são escassos, ajudar a estruturar e coletar informações para a tomada de decisão, focar num conjunto específico de indicadores, priorizar objetivos e atividades, otimizar a alocação de recursos e aumentar a transparência, pela exposição de motivos ou fatores que contribuem para um resultado específico.
- Análise de Valor … calcular o valor de marketing, valor econômico, valor de mercado, valor humano, etc, via ponderação de benefício, custo e risco.

Conclusão.
- A análise de situação é um componente da gestão de qualquer processo ou recurso.
- A gestão trata de propositar, objetivar, analisar a situação, definir metas , formular estratégia, planos, desempenhar, controlar e ajustar, continuamente.
- Após um objetivo, a situação é a segunda coisa a ser analisada.
- Só nos conscientizaremos de uma necessidade se percebermos uma situação.
- Analisar a situação significa entender o ambiente e o contexto, para entender os significados.
- Situação é a primeira coisa a ser investigada, apos identificar o sujeito ou o comprador potencial.
- Muda dinamicamente e modela o pensamento, percepção e comportamento das pessoas.
- As situações quando mudam, acentuam ou suavizam a percepção do valor dos problemas, necessidades, desejos.
- É como o movimento das marés, quando baixam conseguimos ver o fundo e quando ficam cheias conseguimos navegar ou ficar ilhados.
- De um contato para outro pode “chover e fazer sol”, mudar a maré, e alterar a percepção das pessoas significativamente e demandar mudanças de estratégias, em tempo real.
- É necessário analisar as situações estratégicas e mais frequentes previamente para engatilhar planos e ações em tempo real.
- Modelar situações, criar esquemas e mapas mentais, para visualizar e simular contextos, situações, necessidades, problemas e soluções ou seja … problematizar.
- As situações têm características essenciais que se observadas a definem com clareza.
- Quando analisamos as situações mais frequentes e importantes (princípio de Pareto), ou situações estratégicas, soluções que precisam ser analisadas em detalhes porque representam 80% dos resultados, ) e associar planos de referência você poderá comutar de uma estratégia para outra com fluência, e ser eficaz, eficiente , “aproveitar as oportunidades” (não deixar que passem).
- Quando você faz uma pergunta aberta de situação a resposta de uma forma geral conta situação presente, com fatos e dados do passado e pode revelar ou prever “futuros prováveis”, ditos pelo potencial comprador”
- Uma pergunta de situação (como todas as perguntas) é um gatilho que faz a pessoa avaliar as variáveis circunstanciais 5W2H (o que, quem, porque, quando, onde, como e quanto) do seu ambiente e se você for hábil, fará com que ele conte para você … para contar é necessário confiar e para comprar idem.
- A análise situacional está na raiz do planejamento, formulação de estratégias e métodos de resolução de problemas.
- Analisar a situação em conversas e discussões influencia significativamente a percepção das pessoas e suas percepções de valor.
- Quando avaliamos a situação, seja para comprar, vender produtos ou serviços, planejar e modelar negócios, tiramos o foco no produto e colocamos no ambiente que à nós, cliente, parceiros.
- Toda a situação está atrelada e influencia necessidades, problemas, insatisfações e desejos.
- A análise situacional é uma excelente fmétodo de de persuasão, já que permite prover uma visão neutra e convincente.