A tabela da figura provê uma visão matricial de 3 correntes filosóficas muito frequentes e aplicadas nas empresas … subjetivismo, objetivismo e construtivismo.
Permite analisar, comparar e entender como a filosofia estuda a forma de pensar de pessoas e empresas.
Enumerar conceitos e caminhos para a produção do conhecimento científico.
Cada filosofia ou corrente filosófica da tabela representam formas de pensar sobre um mesmo fenômeno, mas ancorados de forma diferente, na perspectiva do sujeito, objeto, ou relação entre eles.
A modelagem e reflexão da relação sujeito objeto é importante para desvendar e estruturar formas de pensar e influenciar a percepção da realidade e a própria construção da verdade, propósitos, objetivos e comportamentos para trabalhar, comprar, vender … permite estudar, repetir, refinar formas de pensar e se comportar de forma conceditual e significativa, racional e lógica.
Essa interação sujeito e objeto é central para a epistemologia, que estuda o conhecimento científico e para a filosofia prática aplicada nas empresas para resolver problemas, tomar decisões e desenvolver produtos e serviços.
A conceituação filosófica, como ilustrada na matriz, permite representar e ajudar a refletir sobre qualquer coisa,.
Pode funcionar como uma memória secundária para avaliações filosóficas e estratégicas.
Facilitar comunicar, investigar e debater, de forma dialética, sobre sua origem, forma e limites de modelos sujeito-objeto.
Na filosofia, o sujeito é o ser que age, pensa, experimenta e observa, enquanto o objeto é aquilo que é percebido, experimentado ou conhecido pelo sujeito.
A relação sujeito-objeto, conceito central na filosofia, é fundamental pois determina como o conhecimento é construído, suas relações e a como a realidade é percebida.
As empresas e indivíduos podem aplicar essa dinâmica para melhorar a análise de problemas, aprimorar a capacidade de decisão e inovar em seus modelos de negócio.
Transitar por múltiplas perspectivas e visões à partir do sujeito, objeto, ferramenta, ambiente, em diferentes contextos.
Aplicação da Relação Sujeito- Objeto na Resolução de Problemas.
Ao interagir com a matriz A forma como a empresa entende a relação sujeito-objeto impacta diretamente sua capacidade de resolver problemas:
Visão Objetivista (primazia do objeto):
Estratégia … a empresa assume que a realidade (o objeto) é externa e imutável … o objeto detém a primazia, ou seja, tem maior importância do que o sujeito (aquele que conhece) no processo do conhecimento empírico, que se origina da experiência sensorial, onde o sujeito apreende as informações diretamente dos objetos, onde o conhecimento, portanto, seria uma representação verdadeira ou fiel da realidade objetiva.
Solução do problema … é vista como a descoberta da “verdade” que já existe.
Vantagem …Estimula a análise de dados e a busca por fatos concretos.
Limitação: …pode levar à rigidez e à desconsideração de percepções subjetivas e novas interpretações.
Visão Subjetivista (primazia do sujeito).
Estratégia .. a empresa foca em como seus próprios modelos mentais, valores e percepções moldam a realidade … a solução de problemas se concentra em mudar a perspectiva do sujeito.
Vantagem: promove a inovação, a criatividade e a adaptação a novos contextos.
Limitação: pode levar à desconexão com a realidade factual e à implementação de soluções sem base sólida.
Visão construtivista (interação sujeito-objeto).
Estratégia … a empresa entende que o conhecimento e a realidade são construídos pela interação mútua entre o sujeito e o objeto.
Solução … o mercado não é apenas algo a ser conhecido, mas algo que é cocriado.
Vantagem … abordagem é ideal para o mundo dos negócios, pois permite uma análise crítica que combina fatos objetivos com a capacidade de interpretar, inovar e construir novas soluções.
Aplicação … empresa entender que a percepção do cliente (objeto) é influenciada pela sua comunicação e produtos (sujeito) e moldar sua estratégia de marketing e desenvolvimento de produtos de forma mais eficaz.

Conclusão.
Enquanto a visão objetivista foca em dados e métricas, a abordagem subjetivista enriquece a compreensão da cultura, da gestão de pessoas e do relacionamento com o cliente, valorizando as experiências, emoções e significados individuais para criar um ambiente mais humano e engajado.
O desafio é equilibrar a subjetividade e a objetividade para uma gestão completa e eficaz.
O construtivismo, é uma corrente que caminha para expandir e unificar essas visões duais do subjetivismo e objetivismo, indo além da aplicação do método científico e valorizando a construção do conhecimento, de forma interativa individual, mediada e coletiva.
A tabela da figura provê uma visão comparativa e sintética de cada corrente filosófica para facilitar a reflexão, análise e discussão de diferentes dialéticas e estratégias e filosofias de gestãos de empresas, negócios, problemas e pessoas.