Este check list descreve propósito, características e aplicações do conceito de tarefa na gestão e administração científica da empresa.
- Servir de referência para compreender e ajudar a normatizar as tarefas compartilhadas pelo sujeito (eu, você, equipe) e empresa.
- Gerar maior compreensão do significado do conceito de tarefa e sua gestão.
- Listar atividades, teoria e prática dos estágios de planejamento, desempenho, controle e ajustes da gestão.
Isso envolve …
1) pesquisa e informação, 2) planejamento, modelagem e plano de negócio, 3) previsão e orçamento de receitas, investimentos, custos, despesas e perdas, 4) compra e logística de entrada, 6) operação e produção, 7) marketing e vendas, 8) faturamento, cobrança, 9) logística de entrega, 10) relacionamento com mercado e parceiros, 11) solução de problemas, 12) desenvolvimento e treinamento de competências (conhecimento, habilidade e acomportamento) de equipes (coletiva e tática) e pessoal (individual e técnica), 13) o contexto e situações irão calibrar a parametrtização e, equação e formulação do melhor model.o de gestão.

Check List.
Descrição Detalhada da Tarefa … descrição de todos componentes ou atributos genéricos de uma tarefa.
Planejamento …
- Nome … identificação.
- Esquema … diagrama de análise da tarefa, conexão de seus componentes, ferramenta visual, para organizar, delimitar escopo, categorizar, compreender e explicar funcionamento, insumos e resultados da tarefa.
- Propósito … intenção, escopo, foco e singularidade de atributos de valor, mensagens de valor e crenças justificadas, razão da existência.
- Público Alvo: pessoas e áreas envolvidas, gerente, técnico, parceiro, usuário, executante, interessado.
- Objetivo e Metas … descrição textual qualitativa SMART dos resultados esperados da tarefa.
- Ciclo de Vida … planejamento, introdução, crescimento, maturação ou desativação.
- Planos de Referência … descrição das mudanças, metas, estratégias, para a gestão da tarefa.
- Recursos Insumos … matéria prima.
- Recursos Transformadores … os que transformam a materia prima em ofertas, produtos e serviços.
- Produtos … resultados, produtos, serviços, soluções, ofertas, ativos, envolvidos.
- Indicadores de Controle e Desempenho … perspectivas estratégico, tático, operacional.
- Escopo ... conjunto de relações de outras atividades e tarefas interdependentes à tarefa específica.
- Diário de Bordo ... análise e avaliação do registro de acontecimentos mais importantes de todos os estágios da gestão da tarefa.
- ( este é um check list de referência para contextualização, significação, escopo e síntese aprendizagem para aprender, modelar e desenvolver um padrão mental e empresarial de planejamento e plano )
Desempenho da Tarefa … como garantir em tempo real o corretismo, consistência e capacidade da tarefa para atingir metas, objetivos e propósitos
- Guia Rápido … resumo, síntese, mapa, grafo, formato, modelo, representação, simulação da tarefa.
- Frequência … distribuição da Quantidade e TMA da tarefa no plano intradiário, diário, semanal, mensal, trimestral, anual.
- Habilidade Cognitiva … estados mentais da tarefa, pontos de atenção, percepção, memória episódica, visual, linguagem e comunicação, aprendizagem, leitura ativa, escrita ativa, experiência.
- Habilidade Técnica … experiência, práticas científicas, modelagem, gestão, gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Indicadores Técnicos … carga de trabalho, frequência da tarefa, tempo da tarefa.
- Habilidade Emocional … autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e comunicação.
- Indicadores operacionais
- Capacidade … Carga de Trabalho = Frequência x TMA .
- Mapa da Tarefa no Negócio … indicação dos componentes do negócio envolvidos na tarefa.
- Modelo Operacional… finanças, marketing, venda, desenvolvimento, logística, pessoas, processo, tecnologia e informação,
- Mapa do Modelo Operacional … indicação gráfica da tarefa no mapa operacional.
- Atividade … “grupo de tarefas” envolvido na gestão da tarefa, rotinas, preparos, organização.
- Diagrama de Fluxo de Dados … fluxos de entrada, fluxos de saída, atividades, repositórios ou sistemas de informação, ativos da empresa.
- Lições Aprendidas … princípios, práticas, técnicas, aforismos, pontos de atenção.
- FAQ – Frequent Asked Questions … perguntas principais sobre a tarefa – o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto usar a tarefa (5W2H)
- Monitoramento e Controle … frequência, padrões, desvios, tradeoffs, tendência, sazonalidade.
- Indicadores Operacionais da Tarefa … indicadores estratégico, tático e operacional; técnico, cognitivo e emocional.
- Nível de Serviço da Tarefa X/Y … cálculo: Quantidade de Tarefas com Sucesso (X) / TMA (Y)
- Taxa de Sucesso da Tarefa X/N (% ) … cálculo: Quantidade de Tarefas realizadas com sucesso (X) / Quantidade Total de Tarefas (N)
- Tempo Médio de Atentimento … cálculo: TMA = média ou expectância dos tempo médio de uma tarefa com sucesso (X).
- Relatório da Tarefa – nome, objetivo, público alvo, estatísticas, alinhamento estratégico, tático, operacional.
- Histórico da Tarefa … mudanças, passado, amostras, períodos, indicadores, previsões, resultados, padrões, precisão, acurácia.

Propósito … servir de metaferramenta para modelar um padrão de gestão de mudança de tarefas na empresa.
Objetivo … descrever uma tarefa de forma estruturada, compreensível, completa, memorável e sintética : 1) o que, 2) quem, 3) por que, 4) onde, 5) quando, 6) como e 7) quanto.
Visão de cima para baixo, foco nos planos estratégico e tático
Visão não linear multifacetada do contexto e paradigmas (regras) do ambiente da tarefa e que envolve outras trarefas.
Servir de ferramenta do tipo guia rápído para planejar, controlar e ajustar tarefas.
Servir de referência para Gerenciar ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal daTarefa na Empresa.

Facilitar o desenvolvimento de uma rede virtual privativa para a gestão da tarefa.
Organizar dados, informações e conhecimentos da tarefa.
Desenvolver o “modelo de inteligência competitiva” da tarefa.
São apresentados 30 indicadores potenciais (linhas), cada qual com 5 sub indicadores.
São 150 indicadores ou uma matriz de 30 linhas x 5 colunas de indicadores operacionais.´´pppp
Observe que cada indicador operacional da tarefa listado é uma perspectiva de gestão de mudança.
São diferentes formas agregativas de compreender as várias facetas da tarefa.
São usadas e têm relevâncias diferentes ao longo do ciclo de vida da tarefa.
O check list possibilita uma visão top down da tarefa e vê-la de forma ampla de cima para baixo não de forma sequencial, mas de forma multidimensional.