
Gestão de processo é o conjunto de atividades sistemáticas de planejamento, execução, controle e ajustes, necessárias para atingir objetivos (qualitativos) e metas (quantitativas).
1º Princípio … Separar o Processo do Produto
Devemos gerenciar o processo e o produto de forma dual, sinérgica e complementar e lembrar que um não vive e se desenvolve sem o outro.
- Produto é o resultado do processo.
- Vários processos podem criar um único produto.
- O produto é uma parte da história ou “ponta do iceberg” do processo,
- De uma forma geral, estamos mais acostumados a avaliar produtos, porquê é mais fácil, tangível, evidente.
- Por exemplo, avaliar se uma pizza está gostosa ou não é fácil,.
- Saber a razão de estar gostosa ou repetir o resultado com a mesma qualidade e sucesso é outra história … depende avaliar ingredientes, receita, procedimentos, tempo de cozimento, tipo de forno, temperatura, pizzaiolo, etc.
Quando separamos o produto do processo conseguimos “desamarrar” esses dois conceitos e transitar entre eles e analisar suas relações duais e sinérgicas, olhar na perspectiva de processo para produto e de produto para processo, entender causas e efeitos e relações de compromissos.
Orientação de Processo x Produto.
Ambos, produto e processo, devem ser descritos e entendidos de forma separada e conectada.
- Este princípio nos ajuda a entender o que podemos ou não analisar, gerenciar, medir e monitorar.
- Se procurarmos inovação a tendência é investir mais em gestão de produto, aproveitar o que se tem e reinventar novas formas de uso.
- Se procurarmos excelência operacional, investiremos mais em melhorar gradativamente os processos de negócios no mercado conhecido, ou gestão de processo.
- O equilíbrio entre atividades e habilidades de gestão de produto e processo é uma estratégia recomndada.
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão

Dividir a gestão do processo em planos com diferentes ciclos (diário, semanal, mensal) de PDCA:
- Nível estratégico – (LONGO PRAZO) avaliar o posicionamento de valor do negócio, os potenciais clientes, necessidades e como serão atendidos com diferenciação e recursos adequados para a realização do trabalho.
- Nível tático – (MÉDIO PRAZO) avaliar o foco, a melhor alocação e uso DOS para o trabalho.
- Nível operacional – (CURTO PRAZO) avaliar o corretismo na execução de procedimentos e melhor uso de ferramentas. Pôr em prática os recursos e funcionalidades fornecidas pelos níveis estratégico e tático de forma correta e consistente.
3º princípio. 3C – Corretismo, Consistência e Capacidade.

Monitorar indicadores de controle para garantir:
- Corretismo … normatizar e documentar o processo para fundamentar e descrever a realização correta, com plano de referência para a realização teórica, prática, técnica e emocional da tarefa, de forma padrão, à luz de um pçrocesso maior de controle e gestão do processso, sub-processo, atividades, tarefas e procedimentos.
- Consistência … avaliar e analisar os resultados, à luz do nível de corretismo monitorado e planejado, ir alé de fazer correto e se antecipar para garantir que o sujeito, objeto do conhecimento,
- Capacidade … prever e dimensionar recursos, processo fornece o que o cliente deseja de acordo com os SLAs programados?

Conclusão.
São apresentados três princípios da gestão de processos que tem como propósito reunir um conjunto de atividades empresariais sistemáticas de planejamento, execução, controle e ajustes, necessárias para atingir objetivos (qualitativos) e metas (quantitativas) de tarefas que compõem o dia a dia do processo de negócio de qualquer empresa, das mais simples às mais complexas.
1º Princípio … Separar o Processo do Produto … analisar essas duas partes e o todo, entender de forma separada e unificada, equilibrar e disar a gestão e recursos de forma clara para contemplar essas duas perespectivas de forma individual e unificada, como dois lados de uma mesma moeda, desamarrar e compreender a essencialidade do processo e do produto e formular a melhor equação, frente asos recursos disponíveis.
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão …. olhar no curto, médio e longo prazos, e vice versa, independetemente da sua função estratégica, tática e operacional e escopo de projetos, projetar problemas e soluções no futuro e medir seus impactos, importância e urgência, calibrar as ações presentes e futuras, como relações de causa e efeito no tempo e ciclos de gestão.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade … compreender esses três conceitos como fundamentais e interdependentes para planejar, desempenhar, controlar e ajustar, servir de “indicadores qualitativos” para medir e melhor qualificar, interpretar o desempenho de processos e pessoas de forma objetiva e sem viéses subjetivos.
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