O uso de mapa mental facilita a gestão de contexto e escopo.
Ganhar visão 360o de processos, produto, fenômenos, recursos, conceitos.
Servir de Check list gráfico para resumir contextos e situações.
Facilitar a aprendizagem autodirigida.
Facilitar a aprendizagen “on the job”.
Facilitar a aprendizagem conceitual.
Favclitar a aprendizagem significativa.
Facilitar a aprendizagem construtivista.
Facilitar a aprendizagem.conectivista.
Facilitar a aprendizagem sociativista.
Facilitar a aprendizagem acelerada.
Facilitar a aprendizagem continuada.
Facilitar ou representar “zonas de desenvolvimento proximal”.
Ensinar, aprender e refletir.
Aprendizagem e ensino individual e coletivo.
Compartilhador de informações.
É uma imagem que “cognitivamente falando” vale mais do que mil palavras.
Uma ferramenta mnemônica , oara adquirir, armazenas e recuperar memórias” através da combinação de signos, formas, símbolos, frases.
Ferramenta de construção de linguagem gráfica universal.
“Container”
Servir de linguagem de alto nível de compreensão.
forma eficaz de transferir conhecimento e pensamento crítico sobre algo.
Facilitar a anáklise, síntese e avaliação.
Facilitar a aprendizagem on the job para consultas rápidas e treinamentos reâmpagos”
Servir de instrumento para integração, deptalhamento e síntese de várias fontes distintas.
Conduzir pesquisas, identificar e comparar caminhos, ramos, galhos e folhas de árvores (estrutura de dados)
Conectar conceitos relevantes de forma hieráquica.
Coparar situações e perspectivas diferentes .
É uma “ferramenta mental e gráfica”, que facilita a imaginação, visualização das atividades de planejamento.
Permite criar “caminhos lógicos entre conceitos e fazer analogias, “acionar raciocínios” dedutivos ou indutivos.
Permite integrar informações de várias fontes distintas no mesmo mapa.
É uma excelente ferramenta de leitura ativa e espaçadas e servir para práticas deliberadas sobre questões chave que compõem a gestão e o planejamento.
O mapa mental por ser hierárquico e radial hierárquico, ajuda o raciocínio estruturado, em camadas (ramos, galhos, folhas) e contribui para a comunicação integrada (escrita, falada, gráfica).
A “estrutura de árvore” (tronco, ramos, galhos, folhas) é uma forma de modelar pensamentos e processos cognitivamente muito efetiva, para guardar caminhos, raciocínios para a tomada de decisão.
Este mapa mental grupa mais de 40 (quarenta) conceitos que compõem o significado do conceito de planejamento – 1 conceito principal central, 6 conceitos chave secundários e 35 conceitos terciários, construídos numa “estrutura de árvore”.
Outros conceitos secundários, terciários e quaternários (não “visibilizados”) podem ser inseridos, ou retirados.
Trata-se de um mapa de “referência” para imaginar e visualizar contextos, caminhos e componentes importantes a serem acionados e lembrados nas atividades e processos de negócio.
O mapa é um check list estruturado, que usa uma “linguagem não linear”, gráfica, sintética e clara, mais eficiente para ser processado pelo nosso cérebro, do que a linguagem textual.
Facilita desempenhar funções cognitivas com maior desempenho e “separar ou desamarrar” conhecimentos, ou funções cognitivas como atenção, percepção, linguagem, memória, pensamento e aprendizagem.
É uma ferramenta cognitiva para desenvolver o pensamento crítico sobre planejamento e gestão.