
O PDCA é um método de gestão que permite sistematizar autoregular e automonitorar ciclos de gestão nos seus estágios de planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Desenvolve o “pensamento crítico”.
- Desenvolve competências – conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos – baseadas em tarefas.
- Os processos, atividades e tarefas são cientificamente melhorados ao longo do tempo, em ciclos continuados de gestão.
- Essas competências envolvem busca de informação, investigação, descoberta, compreensão, aplicação, análise e avaliação continuada para gerar melhorias continuadas a cada ciclo de operação de tarefas e projetos.
- O método de gestão PDCA é um método de aprendizagem on the job, em time, que desenvolve e aprimora ferramentas e rotinas das tarefas ao longo do tempo.
- Possibilita transitar do plano operacional para o plano tático, analisar passagens de bastão nas interfaces e fronteiras de das tarefas, avaliar o trabalho em time, em rede “no dito chão de fábrica”, para aumentar a produtividade e eficiência economia.
- Vai muito além de cumprir tarefas.
- A cada ciclo da gestão, o objetivo é inserir camadas de conhecimento e inteligência e melhorias.
- Cada estágio é um elo da “corrente de gestão”, que conecta o ciclo passado, com ciclo presente e ciclo futuro.
- Cada tarefa e estágio é um conjunto de atividades e fluxos de informação, entradas de recursos, execução de procedimentos, uso de ferramentas e saídas padronizadas, que são validadas e melhorados a cada ciclo.
- A “vantagem competitiva” perseguida pelo PDCA é a simplicidade, alinhamento, aprendizagem “on the job contínuada”, padronização, autonomia, colaboração, produtividade, qualidade e melhorias contínuas.
- PDCA é uma ferramenta prática para operacionalizar tarefas visa sinergia e trabalho em rede com foco em processos.
- Funciona como uma “corrida de passagem de bastão”, formada por estágio de planejamento, depois desempenho, depois controle e ajustes, cíclicos, continuados, melhorados e reproduzidos.
É esperado que o PDCA gere melhorias a cada ciclo, ou no planejamento ou no desempenho, ou no controle ou nos ajustes e por conseguinte nos resultados finais da tarefa e no grupo de tarefas (atividade) no qual a tarefa pertence.

Conclusão.
- Metacognição e PDCA são dois conceitos importantes e sinérgicos para a aprendizagem individual (técnica) e coletiva (tática).
- A metacognição está relacionada ao conhecimento sobre o próprio processo de aprendizagem.
- O método PDCA está relacionado a gestão para melhoria contínua.
- A metacognição, ou “aprender a aprender”, envolve uma capacidade de reflexão sobre o próprio pensamento e regular os processos cognitivos.
- Já o PDCA (Planejar, Desempenhar, Checar , Agir) é uma metodologia de gestão que visa a melhoria contínua dos processos.
- A metacognição pode ser desenvolvida e utilizada para otimizar o uso do ciclo PDCA, auxiliando na identificação de problemas, planejamento de soluções, execução de ações, seleção de resultados e ajuste de estratégias, e o PDCA é um método ou ferramenta para desenvolver a metacognição através do controle de competências.