
A gestão ou gerenciamento é composta por todas as atividades responsáveis por tudo o que afeta o desempenho e os resultados da empresa.
- Não há uma empresa correta, mas várias, cada qual com suas forças e fraquezas.
- A gestão deve se orientar pelos resultados, não pelos processos.
- Os resultados estão fora da empresa, já que são provenientes do aproveitamento de oportunidades, e não da solução de problemas.
- Não há nenhuma empresa que vá crescer e sair-se bem para sempre.
- O período médio de sucesso da maioria das empresas é de 30 anos.
- Os gestores devem perguntar como tornar uma área do negócio mais eficiente e se precisa mesmo existir.
- A empresa de sucesso reduzir custos proativamente e não espera até precisar fazê-lo.
- Os clientes só pagam por aquilo que é útil e proporciona algum valor.
- O propósito da organização é criar cliente.
- Os executivos devem conhecer o cliente em profundidade.
Ainda que o estudo da gestão tenha se baseado, inicialmente, na hipótese de que existia um único modelo correto de organização, hoje é evidente que não há uma empresa correta, mas várias, cada qual com suas forças e fraquezas.

Outros aforismos sobre Gestão.
- Planos … são apenas boas intenções, a menos que degenerem imediatamente em trabalho duro.
- Futuro ... a única coisa que sabemos sobre o futuro é que será diferente.
- Previsão … a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
- A maior parte do que chamamos de gerenciamento consiste em dificultar o trabalho das pessoas.
- Marketing …. seu propósito é conhecer e entender o cliente tão bem para que produto ou serviço se encaixa nele e se venda.
- Ranque … não confere privilégio ou dá poder, mas impõe responsabilidade.
- Mudanças e Oportunidades … o empreendedor sempre procura por mudanças, responde a elas e explora isso como uma oportunidade.
- Comunicação … o mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito.
- Necessidade … não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente aquilo que não é necessário.
- Reflexão e Ação … siga a ação efetiva com reflexão silenciosa. Da reflexão silenciosa virá uma ação ainda mais efetiva.
- Tomada de Decisão … tomar boas decisões é uma habilidade crucial em todos os níveis.
- Perguntas … a maior força como consultor é “ser ignorante” e fazer algumas perguntas planejadas.
- Competências … nenhuma instituição pode sobreviver se precisar de gênios ou super-homens para gerenciá-lo … é necessário desenvolver competências composta de seres humanos comuns.
- Conhecimento … um gerente é responsável pela aplicação e desempenho do conhecimento, que deve ser melhorado, desafiado e aumentado constantemente, caso contrário desaparece.
- Inovação … a inovação é o instrumento específico do empreendedorismo. O ato que dota recursos com uma nova capacidade de criar riqueza.
- Aprendizagem … a aprendizado é um processo vitalício de acompanhar a mudança, e a tarefa mais urgente é ensinar as pessoas a aprender.
Peter Ferdinand Drucker (19 nov 1909 – 11 novembro de 2005) era um consultor, educador e autor; nascido na Áustria; é conhecido como “o fundador da administração moderna”.

Palavras chave – aprendizado, autogerenciamento, autonomia, cliente, competência, comunicação, confiança, conhecimento, criação, decisão, eficácia, eficiência, empresa, ética, futuro, gerenciamento, gestão, habilidade, informação, inovação, líder, liderança, marketing, mudanças, ouvir, perguntas, pessoa, planos, reflexão, resultados, ser humano, trabalho, transparência, valor.