O check list da figura uma ferramenta para refletir, ensinar e aprender sobre a gestão de pessoas, de forma autodirigida, “on the job”.
Se propõe a ser usada como ferramenta de leitura ativa, seletiva, repetitiva e programada para ensino, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades para a autogestão de competências baseadas em tarefas da empresa.
É baseado em princípios promovidos por Peter Drucker para reflexão e aprendizagem de gestão de pessoas.

Check List.
Gestão de Pessoas.
Propósito, Características e Aplicações.
- Acessibilidade … a empresa deve oferecer a todos o mesmo acesso e possibilidade para progredir.
- Competência … a empresa não deve se apoiar em super-homens, e sim em pessoas competentes.
- Trabalhar em Time … transformar grupo de pessoas em equipes … em sua origem, uma empresa pode ser a sombra de uma única pessoa, mas essa sombra não crescerá nem sobreviverá a menos que essa pessoa se transforme em uma equipe.
- Objetivo x Subjetivo … o trabalho é algo impessoal e objetivo, mas é realizado por um ser humano subjetivo.
- Transparência … uma empresa saudável deve se apoiar na transparência e em uma autoridade que seja proporcional à responsabilidade.
- Autoridade … a empresa deve dar autoridade proporcional e a responsabilidade.
- Pessoas são Ativos … as empresas devem ver os funcionários como um ativo – o maior deles – nunca como um custo.
- Autogestão … ensinar, monitorar e equilíbrar eficácia (fazer o certo) e eficiência (certo as coisas), através da metacognição (do sujeito) e mediação (da empresa).
- Eficácia … garantir que a ação realizada produza o efeito esperado com os recursos diponíveis, sem necessariamente considerar a otimização de custos ou tempo.
- Eficiência … fazer as coisas certas e produtivas, com melhor rendimento, lucro ou menos disperdício, recursos, custos.
- Ética … não se faz a gestão desejada sem pessoas dignas, responsáveis e éticas.
- Valores … gerenciar é essencialmente lidar com pessoas, seus valores e crenças, suas inteligências emocionais.
- Gestão … não é uma ciência ou uma arte, mas uma profissão que, como a medicina ou o direito, deve procurar extrair o melhor das pessoas … a gestão, embora possa se beneficiar de conhecimentos científicos e habilidades artísticas, é fundamentalmente uma prática profissional com suas próprias competências e técnicas específicas.
- Necessidade … a gestão de pessoas é necessária em todo tipo de organização, não apenas na empresarial.
- Socialização … no centro da sociedade e da economia moderna não está a tecnologia nem a produtividade, mas as instituições (com ou sem fins lucrativos).
- Autonomia … o único modo de proteger a liberdade – e evitar a tirania – é com instituições cujos gestores garantam um desempenho responsável e autônomo.
- Confiança … a empresa deve ser entendida como uma comunidade humana, construída com base na confiança mútua e no respeito ao trabalhador.
- Benefícios e Lucros … a empresa existe para benefício das pessoas e não apenas para o lucro.
- Conceito de Empresa … a empresa não é, nem pode ser, um conceito absoluto, independente, único e sem restrições.
- Propósito … a empresa é um meio para que as pessoas sejam mais produtivas no trabalho em conjunto.

Conclusão.
A gestão de pessoas é uma atividade de reponsabilidade do gerente e time gerenciado.
Equilibra objetividade com subjetividade.
Gestores se preocupam com a tática e estratégia, ao passo que equipes com a execução.
É um trabalho em time, com vários tipos de recursos, estratégias e ferramentas combinadas para usar melhor esses recursos e desenvolver competências.
Os atributos listados são princípios ou referências que podem ser usados para facilitar a formulação de propósito, características, aplicações e pontos de atenção da gestão de pessoas … que mudam de relevância ao longo do tempo,
São como parâmetros para você, time e empresa modelarem e contolarem e validar o melhor modelo de gestão para as várias circunstâncias e contxtos de negócios.
O uso do check list seus desdobramentos, permite fazer autodiagnosticos e prescrições, intervenções, mediações para o ensino e aprendizagem da gestão de pessoas no plano individual e coletivo, conecta um ao outra, socializa e acultura.
listados não são exaustivos e têm como objetivo montar uma mapa conceitual inicial como “pontapé inicial” sobre “como desenvolver a gestão de pessoas na empresa.
A gestão de pessoas é uma habilidade à posteriori, depende de experiência e método científico para gerar conhecimento tácito e vantagem competitiva da empresa no mercado.