Este check list é uma ferramenta para refletir sobre a gestão de pessoas.
É uma seleção de aforismos ( princípios ) elaborados por Peter Drucker para reflexão e aprendizagem de gestão de pessoas.
É um guia rápido para planejamento, execução, controle e ajustes da gestão de pessoas para o trabalho em time.

Check List.
Gestão de Pessoas.
Propósito, Características e Aplicações.
- Acessibilidade … a empresa deve oferecer a todos a mesma capacidade de progredir.
- Competência … a empresa não deve se apoiar em super-homens, e sim em pessoas competentes.
- Trabalhar em Time … transformar grupo de pessoas em equipes … em sua origem, uma empresa pode ser a sombra de uma única pessoa, mas essa sombra não crescerá nem sobreviverá a menos que essa pessoa se transforme em uma equipe.
- Equilibrar Objetivo e Subjetivo … o trabalho é algo impessoal e objetivo, mas é realizado por um ser humano.
- Transparência … uma empresa saudável deve se apoiar na transparência e em uma autoridade que seja proporcional à responsabilidade.
- Autoridade … dar autoridade proporcional e a responsabilidade.
- Pessoas são Ativos … as empresas devem ver os funcionários como um ativo – o maior deles – nunca como um custo.
- Autogestão … ensinar e monitorar o equilíbrar eficácia (fazer o certo) e eficiência (certo as coisas), (desenvolver a metacognição).
- Eficácia … fazer certo as coisas … garantir que a ação realizada produza o efeito esperadoatingir os objetivos propostos com os recursos diponíveis, sem necessariamente considerar a otimização de custos ou tempo
- Eficiência … fazer as coisas certas.
- Ética …não se faz a gestão desejada sem pessoas dignas, responsáveis e éticas.
- Valores … gerenciar é essencialmente lidar com pessoas, seus valores e crenças, suas inteligências emocionais.
- Gestão … não é uma ciência ou uma arte, mas uma profissão que, como a medicina ou o direito, deve procurar extrair o melhor das pessoas … a gestão, embora possa se beneficiar de conhecimentos científicos e habilidades artísticas, é fundamentalmente uma prática profissional com suas próprias competências e técnicas específicas.
- Necessidade … a gestão de pessoas é necessária em todo tipo de organização, não apenas na empresarial.
- Socialização … no centro da sociedade e da economia moderna não está a tecnologia nem a produtividade, mas as instituições (com ou sem fins lucrativos).
- Autonomia … o único modo de proteger a liberdade – e evitar a tirania – é com instituições cujos gestores garantam um desempenho responsável e autônomo.
- Confiança … a empresa deve ser entendida como uma comunidade humana, construída com base na confiança mútua e no respeito ao trabalhador.
- Benefícios e Lucros … a empresa existe para benefício das pessoas e não apenas para o lucro.
- Conceito de Empresa … a empresa não é, nem pode ser, um conceito absoluto, independente, único e sem restrições.
- Propósito … a empresa é um meio para que as pessoas sejam mais produtivas no trabalho em conjunto.
- Acessibilidade … a empresa deve oferecer a todos a mesma capacidade de progredir.
- Competência … a empresa não deve se apoiar em super-homens, e sim em pessoas competentes.
- Trabalhar em Time … transformar grupo de pessoas em equipes … em sua origem, uma empresa pode ser a sombra de uma única pessoa, mas essa sombra não crescerá nem sobreviverá a menos que essa pessoa se transforme em uma equipe.
- Equilibrar Objetivo e Subjetivo … o trabalho é algo impessoal e objetivo, mas é realizado por um ser humano.
- Transparência … uma empresa saudável deve se apoiar na transparência e em uma autoridade que seja proporcional à responsabilidade.
- Autoridade … dar autoridade proporcional e a responsabilidade.
- Pessoas são Ativos … as empresas devem ver os funcionários como um ativo – o maior deles – nunca como um custo.
- Autogestão … ensinar e monitorar o equilíbrar eficácia (fazer o certo) e eficiência (certo as coisas), (desenvolver a metacognição).
- Eficácia … fazer certo as coisas … garantir que a ação realizada produza o efeito esperadoatingir os objetivos propostos com os recursos diponíveis, sem necessariamente considerar a otimização de custos ou tempo
- Eficiência … fazer as coisas certas.
- Ética …não se faz a gestão desejada sem pessoas dignas, responsáveis e éticas.
- Valores … gerenciar é essencialmente lidar com pessoas, seus valores e crenças, suas inteligências emocionais.
- Gestão … não é uma ciência ou uma arte, mas uma profissão que, como a medicina ou o direito, deve procurar extrair o melhor das pessoas … a gestão, embora possa se beneficiar de conhecimentos científicos e habilidades artísticas, é fundamentalmente uma prática profissional com suas próprias competências e técnicas específicas.
- Necessidade … a gestão de pessoas é necessária em todo tipo de organização, não apenas na empresarial.
- Socialização … no centro da sociedade e da economia moderna não está a tecnologia nem a produtividade, mas as instituições (com ou sem fins lucrativos).
- Autonomia … o único modo de proteger a liberdade – e evitar a tirania – é com instituições cujos gestores garantam um desempenho responsável e autônomo.
- Confiança … a empresa deve ser entendida como uma comunidade humana, construída com base na confiança mútua e no respeito ao trabalhador.
- Benefícios e Lucros … a empresa existe para benefício das pessoas e não apenas para o lucro.
- Conceito de Empresa … a empresa não é, nem pode ser, um conceito absoluto, independente, único e sem restrições.
- Propósito … a empresa é um meio para que as pessoas sejam mais produtivas no trabalho em conjunto.