
- O que significa socialização na empresa?
- Qual o seu propósito, razão de existir para o mercado, produtos e consumidores?
- Quais são as técnicas e ferramentas de socialização?
- Quais as aplicações no cotidiano?
- Quanto a socialização afeta líderes e liderados, gerentes, times, colaboradores, clientes e investidores?
Introdução a Socialização.
Socialização de uma forma geral está na base do desenvolvimento pessoal e empresarial, é o processo contínuo para ensinar, aprender e internalizar normas, valores, comportamentos na empresa (grupo social), ao longo do tempo.
- A sociologia e uma ciência que estuda a sociedade, as relações sociais, as empresas e os padrões de comportamento humano. Ela analisa como os indivíduos interagem entre si e com o ambiente social e empresarial.
- buscando compreender a estrutura e a dinâmica das sociedades.
- Foca no estudo da cultura, desigualdade, poder, conflito, mudança social e outros aspectos que moldam a vida em sociedade, e particularmente na empresa.
- A socialização é uma atividade, estratégica, tática e operacional.
- É de responsabilidade primária dos gerentes, que funcionam como mediadores, que ajudam as equipes.
- O foco está em desenvolver seres sociais, indivíduos que vivem e interagem.
- Considera que indivíduos, times e empresas. fazem parte de uma rede complexa de interações, influências e reciprocidades com outros indivíduos.
- Pode envolve vários conjuntos ou categorias de interação, pessoas, objetos de conhecimento, ferramentas e ambientes.
- A socialização envolve o estudo e implantação da ética, princípios, normas, valores que orientam padrões de conduta.
- É a sistematização de métodos e conhecimento científico, para construção do conhecimento sistemático e verificável sobre características sociais.
- Enfrentar desafios específicos devido à complexidade e dinâmica do seu objeto de estudo: o ser humano em sociedade.
- A socialização provê acesso a informação e conhecimento.
- Na empresa tem alta relação com gestão da marca , produtos e serviços de informação e conhecimento gerados pelo trabalho de marketing.
- Preocupa-se com formas de aprendizagem, estruturas para facilitar a comunicação e qualidade de comprensão dos papéis e responsabilidades do indivíduo, time e empresa.
- A socialização tem como missão orientar colaboradores a trabalhar em time e interagir em rede de forma significativa.
- Explicar a cultura da empresa através de pensamentos, hábitos, ferramentas, linguagens e comportamentos.
- É uma atividade que permeia todos os planos e pessoas.
- Tem a proposta de educar colaboradores e mercado, sobre a função social, valores da marca, como a empresa exerce sua função social.
A socialização é o pano de fundo que evidencia o que a empresa é … missão, valores e visão.

Check List.
Socialização na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações.
- Aculturar … familiarizar e valorizar (ponderar benefícios, custos e riscos) os recursos e ferramentas, conhecimentos, histórias, reputação, pensamentos e hábitos da empresa e “marca”.
- Ambientar … criar ambiente favorável para o sujeito (indivíduo, time, grupo, empresa) aprender, educar, tomar decisões, vender, comprar, segundo a cultura da empresa.
- Aprender … ensinar como aprender sobre socialização, quais suas ferramentas, para ganhar, e prover novos conhecimentos e lucrar com o uso.
- Aproximar Pessoas … usar ferramentas e ambientes para interagir , informar, comunicar, criar relações, engajamento entre pessoas, times, empresas e mercados, cfortalecer relacionamentos interpessoais, para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.
- Coletivizar … entender o trabalho coletivo e trabalho individual, orientar como compartilhar, controlar e otmizar recursos coletivamente, explicar e aplicar métodos e ferramentas que enfatizem a importância, sinergia, vantagem competitiviva trabalho em time, em termos de gestão, economia, atendimento,
- Compartilhar … dividir algo com outras pessoas, seja materialmente, emocionalmente ou intelectualmente, para aumentar a eficiência, produtividade, inovação e transparência de dados e conhecimentos, promovem a tomada de decisões mais assertivas e melhor desempenho geral de time e empresa.a equipe.
- Comunicar … transmitir informação com estruturas e formatos faceis de adquirir, armazenar e aplicar e compreender, assimilar as normas, valores e comportamentos da empresa
- Conceituar … descrever, definir, explicar idéias, propostas e ofertas, organizar e integrar informações sobre os pensamentos, opiniões, emoções e comportamentos em conceitos, descrever relacionamentos, mapear e guiar para uma compreensão compartilhada do problema.
- Construir o Conhecimento … criar, inovar, projetar e produzir conhecimento, inteligência, bens e serviços, via ferrramentas e práticas, para aumento da compreensão, melhor retenção de informações, desenvolvimento do senso crítico e maior relevância do conhecimento, relacionar o conteúdo com o contexto social, cultural e histórico, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável à realidade.
- Desenvolver Comunidades … grupar pessoas com mesmo propósito, objetivo, situação, necessidades e problemas, promover um ambiente de apoio mútuo, troca de conhecimentos e desenvolvimento pessoal e coletivo, permitir o fortalecimento de relações, aprender com as experiências dos outros e contribuir para o bem-estar geral.
- Contextualizar … descrever o ambiente que o sujeito, problema ou empresa estão inserida, circunstâncias, situação da empresa para melhor compreensão e tomada de decisão, desenvolver senso crítico sobre o objeto do conhecimento, ajudar a relacionar o conteúdo ou tomada de decisão, com o contexto social, cultural e histórico, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável à realidade.
- Desenvolver Pessoas … desenvolver seres sociais, personalidade, identidade pessoal, autoconsciência, interesses, valores e crenças individuais e coletivas.
- Desenvolver a Ética … desenvolver e explicar regras, normas, padrões de bom comportamento, promover e discutir a moral e intenções, distinguir boas e más condutas.
- Ensinar … transmitir competências, ensinamentos e instruções sobre algo e prover ferramentas para “aprender a prender de forma autónoma” pela interação com o objeto do conhecimento, segundo um método científico.
- Familiarizar … promover o convívio com a marca, perceber e compreender como as necessidades são atendidas, gerar confiança, segurança, conforto, engajamento, eficácia e eficiência
- Formar Redes … a socialização depende de redes sociais, uma estrutura social composta por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, sejam elas pessoais, profissionais ou de interesse, podem ser alternativas tanto em ambientes físicos quanto virtuais, e as redes sociais desempenham um papel importante na comunicação, disseminação de informações e interação social
- conectar clientes e parceiros com mesmos interesses, compartilhar recursos, gerar tráfego de informações, gestão, econonomia, atendimento, desempenho, segurança.
- Humanizar … buscam a convivência em grupo e socialização.
- Influenciar … inspirar, aconselhar e motivar usos da marca e ofertas.
- Integrar … incorporar, incluir, fixar a marca no cotidiano.
- Interagir … a socialização estuda a interação ou ação ou influência mútua entre indivíduos, relacionar-se, conectar-se e agir com reciprocidade, moldar comportamentos, emoções e decisões.
- Internalizar … é o resultado do processo de socialização, onde as normas e valores da empresa se tornam parte da identidade do indivíduo,
- Justificar Crenças … explicar o valor e utilidade da marca.
- Mudar … modificar, ajustar e adaptar a marca às mudanças do mercado.
- Perguntar … enunciar, pedir informação, propor, investigar, interrogar, questionar, solicitar, interagir.
- Networking … construir de forma ativa uma rede de contatos profissionais para fins específicos, como desenvolvimento de carreira ou negócio
- Socializar … construir e manter relacionamentos, cientificar a interaçã com outras pessoas, aprender a se comunicar e de forma eficaz, lidar com conflitos e se adaptar a diferentes contextos sociais.
- Valorizar … dar importância a leis, normas, regras, princípios, crenças, valores.

Este check list é uma metaferramenta para aprender a aprender sobre atividades de socialização na empresa, listar vários conceitos, significados e ferramentas para priorizar o coletivo, a marca da empresa na sociedade.
- Sumarizar o que é socialização na empresa e efeitos no aprendizado e desenvolvimento pessoal .
- Ressaltar a importância da gestão social na empresa.
- Listar atividades sociais chave e ajudar a identificar “rotinas sociais”.
- Estudar, refletir e modelar o processo de “socialização” na empresa e suas ofertas.
- Caracterizar o perfil social da empresa.
- Fazer diagnóstico, identificar perfil, “nível de socialização”, lacunas de individual e coletivo.
Indicadores Sociais na Empresa.
Veja indicadores mais frequentes utilizados para gestão social na empresa.
- Quantidade de Venda e Receita.
- Quantidade de Contratações.
- Rotatividade de Pessoal.
- Benefícios para Colaboradores.
- Diversidade e Inclusão.
- Saúde e segurança.
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
- Engajamento comunitário, colaboração local e fortalecimento da solidariedade.
- Política de insumos para a produção … garantir segurança, eficácia e qualidade.
- Código de ética … documento que reúne princípios e valores de conduta.
- Regras e normas para regular e conduzir atividades e tarefas.
- Padrões … uso de normas da indústria.
- …
A relevância e uso de cada indicador social depende de vários fatores como contexto, situação, objetivos, estratégias e recursos da empresa, que mudam com o tempo, mas trabalham de forma acumulativa e sinérgica e compõem uma rede de indicadores.

Conclusão.
- Nós humanos somos afetados tanto pela natureza (genética), quanto pela forma de socialização.
- Isso inclui ambiente social em que somos criados, família, comunidade, escola, trabalho, cultura, política.
- Socilizar significa educar para garantir bem estar, bem comum e qualidade de vida.
- Construir, transferir competências e costumes.
- Empoderar as pessoas para desenvolver a cultura empresarial.
- Afeta todas as atividades da empresa, como se comunica e se posiciona como “ser social”.
- A capacidade de socialização é fator de predição de sucesso, motivação de funcionários e cadeia de valor.
- Socializar envolve desenvolver indicadores qualitativos para medir mudanças sociais.
- Modelar estratégias de comunicação, relacionamento com o mercados alvo.
- Fundamentar mudanças, já que tudo é filtrado pelo “sujeito social”.
- É uma atividade da gestão da marca, gestão da informação, gestão do conhecimento e gestão de mudanças.
- Ajuda o sujeito se autoconscientizar da importância da interação entre pessoas.
- Molda pensamentos, estados mentais e hábitos de trabalho.
- Foca no trabalho coletivo e em equipe.
- Elabora ferramentas para compartilhar informações.
- É fator significativo e relevante para a empresa crescer.
- Permite aprender mais rápido já que produz informação de maneira mais eficiente e oportuna.
- Cria canais de relacionamento e interação entre as pessoas e aumenta a capacidade de compartilhamento e aquisição de conhecimentos.
- Aumenta a capacidade do sujeito para resolver conflitos, diálogar, abordar e lidar com os problemas antes que se tornem graves.
- Inspira a colaboração e gerar conexões emocionais e íntimas mais fortes entre as pessoas e estabelecer “zonas de conforto” de forma mais natural.
- Melhora da saúde e moral e trabalhadores saudáveis são trabalhadores felizes e mais produtivos.
- Aumenta networking, essencial para promover relacionamentos úteis, desenvolver e impulsionar redes sociais e desenvolver a carreira profissional.
Socializar torna a força de trabalho mais eficiente, unida, engajada e forte.

Teste seu Conhecimento.
- O que é socializar na empresa?
- Por que socializar na empresa?
- Como socializar na prática, quais são as atividades e ferramentas de socialização?
- Como medir o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como medir e ganhar vantagem competitiva com habilidades de socialização?
- Qual o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como justificar o valor da socialização?