
A análise é um pilar da gestão influi na formulação de propósito, formulação de objetivo, metas, estratégia, plano, desempenho, controle e ajustes, tal como simplificadamente é prepresentado no esquema da figura.

Check List.
Análise na Gestão de Negócios.
Propósito, Características e Aplicações.
- Analisar dados … coletar, organizar, processar, interpretar informações para aumentar insights (compreensão) para a tomada de decisões estratégicas, dimensionamento de capacidades, otimização de processos e identificação de forças, frqaquezas, oportunidades e ameaças de negócio.
- Analisar forças … avaliar competitividade, identificar fatores internos que geram vantagem competitiva … exemplos de forças: equipe avançada, produtos/serviços inovadores, boas ofertas no mercado.
- Analisar fraquezas … avaliar competitividade, identificar fatores internos que geram desvantagem competitiva … processos ineficientes, falta de recursos financeiros, alta rotatividade de funcionários, etc.
- Analisar oportunidades … analisar circunstâncias oportunas e favoráveis para atingir metas e objetivos, tais como identificar clientes ideais, situações, necessidades, desejos, problemas que podem ser resolvidos com a vantagem competitiva da marca, produto, serviço solução ou oferta.
- Analisar ameaças … identificar dentificar fatores externos que podem prejudicar o desempenho ou sucesso de um projeto, empresa ou atividade … concorrência, mudança no mercado,
- Circunstanciar … explicar situações, fatos ou realidade do contexto em sete dimensões: o que, quem, porque, onde, quando, como e quanto … detalhar ou expressar as especificações de algo, com riqueza de detalhes, fornecer um contexto completo e preciso sobre um evento específico, situação ou relato, permitindo uma compreensão mais profunda e abrangente do ocorrido.
- Contextualizar … situar algo (um tema, uma informação, uma ação) dentro de um contexto específico, fornecendo informações que ajudam a compreender melhor a situação, discurso ou questão, é uma busca científica do porquê de algo acontecer, e suas características, como se relacionam com o ambiente ou tema abordado, dar sentido e significado ao que está sendo apresentado, permitindo uma compreensão mais profunda e abrangente por parte do receptor, descrever os elementos do ambiente no entorno do sujeito, projeto ou objeto do conhecimento.
- Conceituar … explicar o significado de um conceito via outros conceitos mais simples, suas propriedades e relações com outros elementos de um contexto.
- Decidir … gerar informação, reduzir a incerteza par escolher uma dentre várias alternativas.
- Diagnosticar … identificar e compreender a natureza de um problema ou condição, descobrir o que está acontecendo, na empresa, processo ou projeto, aprendizado, tarefa., fornecer informações essenciais para tomar decisões e agir de forma eficaz para resolver o problema ou alcançar um objetivo.
- Ferramentar a Gestão … um recurso teórico, lógico, racional, para prover inteligência, eficácia e eficiência ao processo de gestão em todas as suas etapas.
- Formular Estratégia … definir ou recomendar estratégias, causas e efeitos possíveis ou previstos, foco, singularidade, de recursos e esforços, para atingir metas SMART.
- Formular Objetivos … definir o qoe se quer alcançar baseado num propósito, e que seja desdobrável em metas específicas, mensuráveis, acessíveis relevantes, atingíveis e temporais (SMART)
- Formular Metas … servir de insumo para definir objetivos eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais (SMART) para orientar ações e alcançar os resultados desejados do planejamento empresarial, manter o foco, motivar e avaliar o progresso.
- Gerenciar ... usar a análise para atingir propósitos e objetivos através de um processo científico, sistemático, transparente, para ajudar a empresa e partícipes a compreender, prever e avaliar mudanças e suportar o processo de gestão em todas as suas etapas.
- Informar … processar, formatar e interpretar dados, reduzir incerteza e risco, servir de insumo para ganhar e desenvolver conhecimento, compreensão e inteligência.
- Interpretar ... examinar com detalhe e minuciosidade variáveis e parâmetros para interpretar ou compreender o significado de padrões, modelos, regras.
- Metodizar … usar a análise para examinar e selecionar métodos para organizar, estruturar um processo ou abordagem.
- Otimizar processos … a análise identifica áreas de melhoria, enquanto a otimização implementa soluções para aumentar a eficiência, reduzir custos e alcançar melhores resultados
- Prever … tendências de crescimento e sazonalidades à partir da análise qualitativa e quantitativa.
- Propositar … ajudar a escolher e formular intenções e propostas de valor para atrair pessoas e fundamentar objetivos.
- Qualificar … caracterizar, enumerar propriedades de algo relevante (recurso, proposta, marca, produto, etc) e suas relações num dado contexto.
- Quantificar … determinar a quantidade de algo na empresa – recurso, meta, padrão, carga de trabalho, demanda, preço, etc.
- Solucionar Problemas … estudar e decidir alternativas para dividir problemas em problemas menores para facilitar formulação e resolução.
