
Esses check list tem como propósito ajudar você a compreender o que é conceito … analisar as propriedades e funcionalidades dessa “ferramenta cognitiva” que nos ajuda a simbolizar, significar, memorizar, interpretar, avaliar, criar e aplicar o conhecimento e a inteligência humana e diferenciar o “ser epistêmico”.
Conceito é um recurso essencial para a a filosofia, arte, ciência, cognição, modelagem, comunicação, significação e aprendizagem cognitivista e inteligência artificial, dentre outras.
Segundo Vygotsky,
Como formular e usar conceitos?
- Conceitos são ideias estruturadas, blocos de informação conectados a outros blocos de informação que podem ser conectados mentalmente pelo nosso cérebro para formar linguagens, significados e memórias.
- Usamos conceitos o tempo todo para definir, comunicar, equacionar, resolver problemas e tomar decisões.
- Podemos gravar longas histórias através de conceitos.
- Descrever importantes teorias através de suas fórmulas, que reunem conceitos.
- A ciência, arte e sabedoria são baseados em conceitos.
- Criar ideias, comunicar, representar, resolver problemas, idem.
- Sendo de tamanha importância, para o conhecimento e inteligência humana, a pergunta que não deixa calar é: Como formular conceitos?

Check List.
Princípios para Formulação de Conceitos.
- Essencialidade … identificar o que é o mais básico, fundamental para algo, características únicas ou diferentes, necessárias para o funcionamento, que é mais importante, o que é relevante … exemplo. uma superfície plana com suportes remete imediatamente ao conceito mesa.
- Especificidade … capacidade de identificar e focar no que específico ou particular do indivíduo, característica central, importante para diferenciar uma coisa (físico) ou conceito (mental) das outras coisas ou conceitos … exemplo … mesa é uma superfície plana com suportes.
- Comparabilidade … facilitar identificar semelhanças entre as coisas, avaliar a “parecença” entre coisas e seres, características ou relações comuns com outros conceitos, pertencer a mesma categoria ou conjunto de coisas, analogia, identidade … ex. todas as mesas têm superfície plana e suportes (não importa tamanho, formato ou material).
- Generalização … possibilitar a universalização, integração e analogias com outros conceitos. … exemplo, o conceito de mesa cobre todos tipos de mesa (cabeceira, jantar, cirurgia, estudo, trabalho, desenho, etc).
- Construtivismo … poder ser desdobrado, analisado, comunicado ou construído via outros conceitos mais simples … exemplo. o conceito mesa é construído à partir dos conceitos de superfície, plano e suporte.
- Individualismo … admitir a existência de diferentes indivíduos, com outras características relações não explicitadas que podem advir de razões diversas e / ou individuais.
- Dinamicidade … conceitos necessitam ser evolutivos, flexíveis, articuláveis, já que representam a realidade que muda o tempo todo.
- Durabilidade … manter suas características e funcionabilidade ao longo do tempo.

- Este check list é uma feramenta para criar e analisar conceitos através de seus atributos principais, tais com: 1) essencialidade, 2) especificidade, 3) comparabilidade, 4) generalização, 5) construtivismo, 6) individualismo, 7) dinamicidade, 8) durabilidade.
- Pensar sobre as características de um conceito, como é estruturado e processado pela mente humana é um excelente método de aprender, compreender o que é um conceito, sua natureza e aplicação.
- Conceito é uma ferramenta cognitiva para para aumentar o desempenho da cognição humana.
- Aprendizagem conceitual é aprendizagem significativa, onde um novo conceito está ancorado (relacionado) com conceitos conhecidos, formando uma rede de conceiitos.
- Compreender o conceito como uma ferramenta ou recurso cognitivo, não com foco descritivo ( o que) e sim com foco construtivo (como) é uma boa prática para o pensamento filosófico e pensamento científico.
- É um exercício de metacognição … autoregulação e automonitoramento