O mapa e check list da figura é uma meta-ferramenta para a desenvolver ferramentas de aprendizagem na empresa que evolve atividades e tarefas, produtos e serviços, situações e comportamentos.
- É baseado num em princípios da teoria cognitivista.
- É alvo de atenção nos últimos 20 anos.
- Observe a estrutura triádica, dimensões, relações e perguntas.
- Permite visualizar e facilitar avaliar as múltiplas relações triádicas entre as dimensões.
- Servir para desenvolver esquemas mentais, computacionais e artificiais, para aumentar desempeNho cognitivo.
- São perguntas filosóficas para criar e estruturar caminhos de aprendizagem.
- Facilitar estabeler um “método comum de pensamento de refrência” baseado em 6 dimensões para criar e desenvolver ferramentas de aprendizagem “on the job”.

Check List.
Princípios da Teoria da Atividade
- Sujeito … quem é o observador, ser pensante, ativo, epistêmico?
- Objeto … qual o alvo de atenção e observação?
- Ferramenta … quais recursos que o sujeito interage com o objeto no ambiente?
- Regras … qual o conjunto de leis, ética, normas, códigos, protocolos de comportamento?
- Comunidade … qual o perfil social, time, empresa e propósito?
- Tarefa .. como dividir e controlar trabalho e resultado para atingir meta?
- Relações R … como monitorar contradições, tensões, sincronismos?
Teoria da Atividade
A Teoria da Atividade é um ramo do cognitivismo, está relacionada com construtivismo, interacionismo, conectivismo e … coletivismo.
- Vygotsky (1896-1934) … filósofo russo, provocou uma mudança de foco da cognição e do conhecimento, da mente individual interna para o ambiente contextual externo, para o coletivo, social, de fora para dentro.
- A Máxima é … “aprender é um processo coletivo compartilhado“ … ou seja, como o ambiente é compartilhado com os outros (na empresa) e comunidade, nossas experiências, aprendizados e conhecimentos se tornam um processo coletivo compartilhado, fazemos parte “sempre” de algo maior e coletivo.
- Mudança Radical … muda a visão individual interna da cognição para uma abordagem sociocultural mais externa, exige mediação, reflexão, gestão de mudança.
- Relação Triádica … a teoria se baseia em três pilares: 1) objeto cognitivo (estímulo), 2) sujeito ativo (respondente ao estímulo) e 3) ferramenta (ou instrumento) que medeia a interação entre o objeto e o sujeito.
- Ferramenta e Signo … existe diferença entre conceitos, ferramentas são mais comumente objetos de linguagem ou materiais, como um martelo ou um computador, são usados para fazer, mas existem outras formas de interagir, vivenciar ou nos comunicar com o ambiente, como signos, sinais ou símbolos (Vygotsky).
- Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) … aprendizagem não é traduzida por ação individual, o caminho é a colaboração entre pessoas e objetos no ambiente, em rede e mediada por ferramentas.
- Modelagem … a modelagem triádica composta de relações entre objeto cognitivo, sujeito e ferramenta, devem ser são analisadas, seus papéis, interdependências e complementações definidos, facilita desenvolver ferramentas ou esquemas para estratégias cognitivas específicas para atividades específicas.

Saiba mais … Cognitivismo e Teoria da Atividade.
Leontev (1903-1979) … dá ênfase ao “objeto do conhecimento” ao qual a atividade é direcionada, como a atividade é motivada por este objeto, com o foco da ação para a atividade de trabalho coletivo.
Engeström … a principal preocupação da educação é “equilibrar ou gerenciar as tensões que surgem com cada atividade”, balancear a relação triádica e incluir regras para estabeler na comunidade, comunicação e divisão do trabalho, em um contexto social ou ambiental particular … que é necessário analisar “”contradições e tensões” entre todos os elementos das relações triádicas que surgem com cada atividade.
Hyppöen … sugere que o foco deve estar na atividade em relação ao processo de desenvolvimento de um resultado ou produto.
Barbara Tversky … refere-se ao sujeito como o ator e ao objeto como aquilo sobre o qual se atua … vê tecnologia como ferramenta para informar e capturar o design de uma atividade, bem como para a comunicação e colaboração com outros … através do processo de design para participação social, um artefato é desenvolvido.

Conclusão.