A filosofia busca o “saber correto”, através de perguntas e problemas filosóficos envolvidas no estudo da ciência e arte.
As principais áreas de estudo da filosofia são …
- Metafísica … é o ramo da filosofia que estuda a existência, essência, natureza, realidade, mudança, onteiras e dualismo mente e corpo … e se a mente pode ser uma inteligência artificial.
- Epistemologia … ou teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que estuda a natureza, origem, validade e formas do conhecimento, diferenças entre filosofia, ciência e senso comum (saber verdadeiro x opinião), justificação de crenças.
- Lógica … estudo e aplicação de premissas, regras de inferência, argumentos, analogia, dedução, indução e abdução, para se chegar a conclusões verdadeiras.
- Ética … estudo do comportamento, código moral, intencionalidade, assertividade.
- Estética … estudo da arte, beleza, forma, emoções, comunicação, percepção, técnicas artísticas, conceitos, criação, inovação, julgamento e gostos.
A filosofia está na base da ciência e arte.
A filosofia é uma “atividade meio” que não tem diretamente correlação com a produção final de um processo, mas está na sua base na perspectiva de compreender e orientar a interação humana e a melhor forma de usar a mente e o saber.

Check List.
Filosofias na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações.
- Filosofia Analítica … comprende a lógica e fundamentação matemática, teoria de conjuntos, categorização, fundamentação matemática, prova e falibilismo, parametrização e paradigmas, técnicas de resolução de problemas.
- Filosofia Aplicada … se preocupa em resolver problemas práticos, usar a estratégia e ética, desenvolver o pensamento crítico, Compreender o impacto da tecnologia e da IA, promover relações éticas e autênticas, criar soluções inovadoras, sustentáveis e centradas em valores humanos, proporcionar um atendimento mais humanizado e reflexivo … aplicada na Política, Direito, Medicina, Engenharia, Economia, Meio ambiente, Educação, Arte, Religião.
- Filosofia da Arte … estuda a natureza da beleza, do gosto e da arte, investiga a experiência estética, a relação entre arte, cultura e sociedade … busca responder a questões como: “O que é arte?”, “O que é beleza?”, “Como a arte afeta as pessoas?”, “Como a arte é valorizada?”, “Como inserir e perceber a arte?”.
- Filosofia Behaviorista … estuda o comportamento como a interação entre o organismo e o ambiente, foca na observação comportamental, pensamentos e sentimentos na análise.
- Filosofia da Ciência … ou Epistemologia … compreender melhorar os processos e métodos científicos e produzir conhecimento confiável, através do método de investigação científica, categorização/classificação de teorias, formulação de problemas e perguntas.
- Filosofia Cognitivista … investigar as operações mentais. compreender os processos mentais como a percepção, atenção, memória, raciocínio, linguagem, permitem ter experiências e formar conhecimento … expande o cnceito da psicologia behaviorista.
- Filosofia Digital … analisar o impacto das tecnologias digitais na sociedade, na forma como conhecemos o mundo, inteligência artificial, ética na tecnológica, modernidade da racionalidade, aprendizado e conhecimento em rede (conectivismo).
- Filosofia Econômica … questiona e analisa os fundamentos da economia, via conceitos filosóficos, escolha racional, avaliação de resultados e processos econômicos, natureza e hierarquia dos fenômenos e fatores ecoômicos, econômicos e ganhar conhecimento sobre economia.
- Filosofia da Educação … propósito, reflexão sobre o que é ser educado, avaliar o significado das soluções escolhidas, incentivar o diálogo, expressar ideias, questionar argumentos, criar caminhos de formação do ser epistêmico.
- Filosofia Experimental … buscar aplicar a ciência cognitiva para realizar tarefas e atividades para testar ou confrontar afirmações empíricas à luz do debate filosófico, como as pessoas pensam e usam a mente e a filosofia na prática.
- Filosofia da Gestão … conjugar princípios e valores para orientar decisões e ações, melhorias contínuas no ambiente, ferramentas e pessoas, valores humanos e produtividade … buscar transformações mais profundas na cultura e comportamento das pessoas na empresa e sociedade.
- Filosofia da Linguagem … estudar a relevância da linguagem … para aprendizagem, significação, criatividade, compreensão, tradução, interpretação dos pensamentos e experiências … escolher melhores palavras, frases, aforismos … atentar para a síntaxe, semântica e pragmática para aprimorar e aumentar o desempenho da linguagem … aumentar o desempenho para escrever, ler de forma ativa, conversar, informar, comunicar, discutir, debater, persuadir.
- Filosofia de Marketing … promover produtos, influenciar interações, jornadas de compra, desenvolver produto, canais de contato e comunicação com o cliente, estratégia de vendas, distribuição e construção de relacionamento, focar no cliente e priorizar construção de relacionamento duradouro.
- Filosofia da Mente … investigar a consciência, natureza, processos, estados e funções mentais e suas relações com o corpo e ambiente, percepção e formas de aquisição de informação, está relacionada com a ciência cognitiva, a neurociência, a lingüística e a inteligência artificial.
- Filosofia Moral … formular princípios, orientar comportamentos e ações, desenvolver norma ou código moral, listar o que é certo e errado em problemas específicos, justificar a moralidade, prover fundamentos racionais serem seguidos, orientar decisções e ações,
- Filosofia da Percepção … estudar a natureza da experiência sensorial e perceptiva e como basear e justificar a realidade à partir dessas experiências e interpretar o ambiente.
- Filosofia de Produção … analisar o tipo de produção e escala, à luz do modelo de negócio, estratégias de redução de custos, formas de tornar produtos acessíveis e disponíveis, reunir princípios, métodos, e ferramentas para aumentar a eficiência do processo de produção, nas suas etapas de PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes, para atingir metas, definir o perfil de excelência operacional para colaboradores e mercado.
- Filosofia da Psicologia … estudar a subjetividade humana, o que acontece no interior da pessoa, questionar atitudes e problemas, desenvolver inteligência emocional e a argumentação.
- Filosofia Semiótica … estudar como os signos ganham significado e como as pessoas usam para entender e se comunicarem com o mundo, como as coisas podem respresentar outras.
- Filosofia da Tecnologia … estudar da natureza e seus efeitos da tecnologa na sociedade, na percepção humana e implicações éticas.

- Filosofia é um pilar das ciências cognitivas e do aprender científico.
- É um estudo teórico.
- Vai além da descrição do funcionamento e compreensão prática.
- O foco está na análise da relação teoria e prática, instanciadanuma numa camada cognitiva de nível superior ou metacognitiva (tática, rautoregulação e utomonitotamento cognitivo).
- Orienta a busca pelo conhecimento eficaz e correto.
- Seu valor está nas “categorias” de perguntas e respostas para questões importantes de disciplinas científicas.
- Não está limitada a uma teoria particular.
- Em função disso, é uma ponte entre transferência de conhecimento entre domínios de atividades diferentes.
- Está num nível acima da teoria.
- Filosofia estuda e orienta a forma de pensar, criar e usar teoria, modelo, ferramenta, método, perceber, memorizar, refletir, comunicar e aprender.
- É uma atividade meio que não vive por si só, está atrelada a uma atividade fim.
- É uma teoria que regula e monitora outros domínios do conhecimento da arte e ciência.
- Seus conceitos são validados via raciocínio lógico e argumentação, em vez da observação sistemática e experimentação.
- As contribuições da filosofia são especulativas – exploram a compreensão dos aspectos mais profundos da experiência humana, da existência e da realidade … usa a razão e a reflexão para construir teorias e sistemas ou correntes de pensamento.