Os 5 Princípios da Retórica servem como um “guia prático” para estudar a criação de discursos, conteúdos digitais , mensagens, argumentos persuasivos na comunicação e marketing nas empresas.
Retórica é a arte de usar uma linguagem (fala, escrita, corporal, digital e semiótica) para comunicar de forma eficaz e persuasiva.
Os 5 princípios da retórica descrevem habilidades importantes para sa boa comunicação e persuasão são eles: 1) Invenção, 2) Arranjo, 3) Elocução, 4) Memória e 5) ApreSentação.
A retórica é uma contraparte da dialética.

Check List.
Princípios da Retórica.
Primeiro Princípio … Método de Invenção ou Descoberta.
Invenção é o processo que leva ao desenvolvimento e refinamento de argumentoe e principais mensagens do seu discurso.
Veja diferentes técnicas e ferramentas usados para guiar a etapa de descoberta de argumentos retóricos.
- Analogia … a analogia é usada na retórica para comparar duas coisas e descobrir semelhanças e contrastes, explicar um conceito complexo através de um conceito mais familiar.
- Argumento … a retórica usa proposições para dar razões a conclusão, por meio de justificação, para mostrar o grau de verdade ou aceitabilidade da conclusão.
- Categorização … é uma ferramenta básica e essencial na retórica, na construção de argumentos e na persuasão, ajuda a organizar informações e ideias, tornando-as mais fáceis de compreender e usar para argumentar, estruturar discursos, facilitar a comunicação, fazer analogias, análise, comparações, comunicar, explicar, inferir e memorizar.
- Categorização de Estilos … existem vários tipos , tais como: simples, médio e grandioso.
- Causalidade … responder à pergunta “O que causou/causa/irá causar isso?”.
- Conhecimento do Assunto … praticar a leitura ativa, notícias, eventos, fontes de informação, discussões, fóruns, redes sociais, conversas com especialistas.
- Definição … usar a definição como uma ferramenta da retórica para criar uma tese tomando um fato ou uma ideia e explicando-a identificando precisamente sua natureza … “O que é ou era?”.
- Duração … duração do discurso é ajustada para alcançar o objetivo e clareza do discurso, que pode rer curto ou longo, dependendo da complexidade do tema e do público-alvo.
- Elocução … forma como as idéias são expressas através da palavra (estilo e escolha).
- Estilo Retórico … são ferramentas da retórica para escolher e usar a linguagem, incluindo figuras de estilo e recursos linguísticos, é a marca individual do escritor ou orador, escolha de palavras, estrutura das frases, uso de figuras de estilo (metáforas, comparações, analogias, etc) … existem várias categorizações de estilos.
- Estilo Cimples … estilo etórico caracterizado pela clareza, concisão e objetividade, comunicação direta e fácil de entender com instruççoes, ilustraçoes, esquemas.
- Estilo Médio … estilo elegante, equilibrar simplicidade com riqueza de linguagem, comunicação formal, discursos em eventos, correspondência empresarial ou profissional.
- Estilo Grandioso … linguagem mais imponente, persuasiva, emotiva, para discursos públicos, de alto impacto.
- Estilos de Persuasão (Ethos, Phatos e Logos) … são os princípios que podem ser usados em combinação para construir a mensagem.
- Ethos … refere-se à credibilidade e confiança do orador ou escritor, que transmite a ideia de que o orador é uma autoridade na área.
- Pathos … apela às emoções e sentimentos do público para criar uma conexão e maior impacto.
- Logos … …utiliza argumentos lógicos e racionais para convencer o público da validade da mensagem.
- Enredo … ou narrativa, sequência de eventos em que cada evento afeta o próximo através do princípio de causa e efeito, é fundamental para influenciar a experiência do leitor ou ouvinte, é a estrutura da história, a sequência de eventos que compõem a narrativa … a retórica cria um enredo convincente, para cativar o público e transmitir a mensagem desejada.
- Exemplos ... Bons exemplos devem ser obtidos aplicando cada tópico a um assunto definido e chegando a várias declarações de tese”.
- Evidências … 1,2, 3]… e os possíveis meios de descobertas.
- Figuras de Estilo … a retórica utiliza diversas figuras de estilo, como metáforas, comparações, hipérboles, para enriquecer a linguagem e tornar a comunicação mais expressiva.
- Flashback ... intercalar cenas que levam a narrativa de volta no tempo a partir do ponto atual para e preencher uma “história de fundo” crucial .
- Heurística” … aplicar estratégias sistemáticas”, métodos e ferramentas para descobrir e gerar ideias, caminhos, argumentos retirados do contexto próximo, focar nas circunstâncias dos fatos, situações e condições do sujeito relacionadas a um tema e objetivo específico.
- Instruções … criar conjunto de ideias, esquemas, check lists, algoritmos, mapas conceituais, diagramas, para ajudar a encontrar e compor argumentos apropriados para uma determinada “situação retórica”.
- Linguagem … estudar signos, sinais e símbolos, melhores formas de linguagem para a informação, comunicação e compreensão, ou seja, optar por descrever, expor, narrar ou argumentar … chamar a atenção … influenciar o público alvo sobre o objeto de conhecimento ou proposta de valor.
- Meio de Comunicação …
- Memorizar … a retórica envolve ajudar a selecionar, armazenar e recuperar informações mais importantes para o discurso, orientar a observação de detalhes que adicionarão profundidade aos ensaios, testes experimentos para a comunicação e significação (conectar conhecimento novo/poposto ao conhecimento corrente).
- Pergunta Retórica … é formulada com a intenção de provocar uma reflexão, enfatizar um ponto ou expressar uma opinião, mas não para obter uma resposta direta do interlocutor, funciona como uma declaração disfarçada de pergunta, utilizada para diversos fins como iniciar um discurso, evidenciar ironia ou reforçar uma ideia.
- Propósito … informar a intenção, o que se busca alcançar (objetivo da comunicação), influenciar a forma como a mensagem é construída e apresentada, garantir clareza, para não tornar a retórica confusa, ineficaz e até mesmo enganosa.
- Público Alvo … selecionar criteriosamente o público ideal ou cliente ideal para a “situação retórica” … o público fundamental na retórica, sem ele, a retórica não tem razão de ser, já que a persuasão é um processo dialético entre o orador e os ouvintes.
- Razão … identificar razão e dialética como base para argumentos.
- Retórica e Dialética … encarar a retórica como ferramenta complementar e dual à dialética … enquanto o raciocínio dialético é o mecanismo para descobrir verdades universais, a retórica é o método para esclarecer e comunicar esses princípios aos outros.
- Semiótica … que busca compreender o significado sos símbolos, é uma ferramenta para analisar as estratégias retóricas utilizadas em diferentes tipos de discursos, identificando os signos que contribuem para a persuasão … semiótica engloba a retórica.
- Situação Retórica … analisar o contexto, circunstâncias ( o que, por quê, quem, onde, quando, como e quanto) e situação que determinam a criação, significado, interpretação do texto.
- Testemunho … selecionar declarações ou relatos sobre o “objeto e situação retórica” ( evento, experiência ou estado de coisas), para fortalecer argumentos, evidênciar a credibilidade da testemunha, autoridade, especialização, estatística ou lei.
- “Voz do Discurso … definir o tom do discurso, o seu estilo distintivo, a forma de escolher e expressar ideias e emoções através da linguagem, o discurso pode ser direto (fala do personagem), pode ser indireto (narrador relata o que o personagem disse) e indireto livre (transita entre estilo direto ou indireto).
Observações sobre a Invenção.
- Para se comunicar efetivamente, um orador deve ser capaz de reunir argumentos adequados que sustentem uma tese.
- Os outros quatro métodos – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados.
- A primeira parte de qualquer exercício retórico é inventar ou descobrir argumentos adequados a serem usados.
- Os outros quatro métodos ou princípios – arranjo, estilo, memória e entrega – são dependentes e articulados a essa primeira etapa.
Segundo Princípio da Retórica … Disposição ou Arranjo do Conteúdo.
O arranjo é o sistema usado para organizar e estruturar o conteúdo do discurso, ordenar os argumentos e geralmente tem três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução …
Introdução é a parte do discurso em que o orador preparava a audiência para ouvir seus argumentos com uma mentalidade favorável, onde alguns dos principais temas do discurso são anunciados com antecedência.
- Expor o argumento principal do discurso e informações relevantes, no seu entorno.
- Apresentar o tipo de causa.
- Descrever a razão ou motivo que leva ao acontecimento ou situação.
- Usar conectivos do tipo: “porque”, “por que”, “visto que” “já que” “uma vez que”, dado que”. e “por causa de” são exemplos de conectivos usados.
- Apresentar as credenciais do escritor e autor.
- Avaliar o estilo se mais direto ou mais sutil e indireto.
- Apresentar as credenciais do oponente, se necesário ou possível.
- Garantir estilo moderado de introdução do tema.
- Usar palavras de uso corrente.
- Não usar uma introdução banal, que pode ser utilizada em várias causas ou contra você mesmo.
Terceiro Cânone da Retórica … Elocução
- Elocução é a ação de falar.
- Forma como os argumentos são experssos.
- Evidenciar a perspectiva e intenção da exposição do caso, defesa, acusação, explicação, sobre comportamentos e coisas semelhantes”.
Listar principais princípios do argumento. - Nomear as questões em disputa e listar os argumentos a serem usados na ordem em que aparecerão.
a prova do caso, ou confirmatio.
A narrativa confirma ou valida o material fornecido na narratio e na partitio.
a refutação de possíveis argumentos opostos, ou confutatio .
Se o orador antecipa que certas discordâncias de seu discurso, ele deve estar preparado para refutar o argumento que poderia ser apresentado em oposição ao seu discurso original.
a conclusão, ou peroratio . Cícero ensinou que um orador pode fazer três coisas nesta parte: resumir seus argumentos, tentar desacreditar qualquer um que discorde dele e despertar simpatia por si mesmo, seus clientes ou seu caso. [ citação necessária ]
Quarto Princípio da Retórica … Memória.
A retórica tem as técnicas de memorização como um princípio fundamental, para facilitar a aquisição, memorização e recuperação de informações, tanto para quem se comunica, fala e escreve, escuta e lê.
- A memoria e técnicas de memorização afeta todos os outros 4 pricípios.
- Prove eficiência e eficácia em todas as etapas da retórica.
- Permite apresentar um discurso fluido, confiante, cativante.
- Contribui para aumentar a credibilidade de oradores.
- Facilita demonstrar domínio do assunto, pela capacidade de recordar e aplicar argumentos.
- Se preocupa em usar ferramentas, esquemas e técnicas de memorização.
- Fazer ensaios.
- Essencial para apresentações e falas em público sem ou com pouco uso de anotações.
- Não se refere à capacidade de lembrar informações, mas sim a um sistema de organização e retenção de ideias e argumentos.
- Gerar confiança e fluência para apresentar as ideias.
- Usar metáforas, imagens e exemplos para explicar a ideia central.Usar tópicos e subtópicos.
- Repetição de conceitos e termos importantes para fixação e relevância de mensagens.
- Modelar a forma e interpretação de eventos.
- A memória na retórica não está assoia a apenas mmemônicos.
- A memória de “tesouro das coisas inventadas”, vinculando-a assim ao primeiro cânone da retórica, a Invenção.