- Veja na sequência o check list “Princípios de Aprendizagem”.
- Seu propósito é servir de base inicial de processos de aprendizagem individual e coletivo na empresa.
- Que seja prático, objetivo e desdobrável, de acordo com o contexto e situação da empresa.
- Inserir atributos para o código de conduta da empresa no que tange a ciência cognitiva.
- Servir de protótipo, a ser inserido, ajustado e “mastigado” pela gestão e operação da empresa, continuamente.
- Pode ser aplicado em qualquer domínio do conhecimento, escopo ou processo de negócio, já que está subjacente.
- Visa facilitar desenvolver a filosofia cognitivista a ser adotada, refletir, planejar e implantar a gestão do conhecimento e aprendizado na empresa.
- Autodiagnóstico … usar ferramentas para facilitar avaliações autodirigidas para identificar pontos fortes e fracos, melhorias na aprendizagem e desenvolver práticas para aumentar a conscientização sobre o próprio conhecimento,
- exercícios repetições espaçadas ou revisões programadas sobre trabalhar e aprender e vice versa.
- Desconforto … um dos objetivos é gerar “desconforto salutar”, levar a refletir sobre a relação e eficiência trabalho e aprendizagem.
- Leitura ativa ...Vários outros exercícios de “leitura ativa” podem ser feitos, idem para exercícios e práticas que podem ser atreladas.
- Esquemas … usar imagens, fIguras que representam de forma simplificada funcional o objeto de conhecimento e aprendizagem, aumentar o poder de significação.
- Usar Perguntas … se conscintizar que as mesmas perguntas bem formuladas, quando repetidas em momento diferentes ou espaçados, causam sensações diferentes e novas autoavaliações, devido ao contexto e mudanças, essas diferenças (e também semelhanças) geram informações que “valem mais do que mil palavras”, para quem reflete e também para a empresa e inteligência coletiva.
- Trabalhar e Aprender … direcionar a atenção e estratégia para aprender a trabalhar e trabalhar para aprender, não desconectar uma coisa da outra e explorar a dualidade do trabalhar e aprender e “aprendizagem on the job”.
- Ou seja, mais do que uma ferramenta de aprendizagem, o propósito é servir como ferramenta de trabalho e autodesenvolvimento.
- Desenvolver autoaprimoramento, autoregulação, automonitoramento, autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade na empresa, como insumo à execução de tarefas.
- Desenvolver autônomia alinhada com o modelo de negócio da empresa.
- Motivar a inovação no processo de aprendizado do trabalho.
- Aprender a aprender separar e juntar aprender e trabalhar.
- Trazer a responsabilidade dessa união para cada um.

Check List.
Guia de Aprendizagem de Adultos na Empresa.
Princípios fundamentais.
Fato1: Aprendiz não é “Tábula Rasa”.
- Implicação: todos têm informação sobre o assunto para fazer alguma síntese.
- Ação: iniciar a aprendizagem explicitando conhecimentos desejados do sujeito e técnicas de autodiagnóstico.
- Técnicas: formulação e solução de categorias de problema ou problemas específicos.
Fato 2: Armazenamos de Esquemas na Mente.
- Implicação: esquemas é uma síntese pictográfica do que já se aprendeu.
- Ação: 1) técnica para sintetizar o que já se sabe em esquemas e 2) fazer mudanças/melhorias controladas nos esquemas nas interações e intervenções.
- Técnicas: fluxogramas, grafos, mapas conceituais, imagens geométricas, diagrama de conjuntos, matrizes.
Fato 3: Proatividade.
- Implicação: Necessita que se envolva ativamente na aprendizagem.
- Ação: usar simuladores para praticar habilidades que se deseja reter.
- Técnicas: simulação.
Fato 4: Motivação.
- Implicação: a vontade de reter informação está relacionada com a utilidade e retorno do aprendizado para o sujeito.
- Ação: 1) especificar claramente o que se pretende com a atividade e 2) estabelecer um contrato de ensino.
- Técnicas: ensino baseado em equipes ou sprints (projetos).
Fato 5: Reexposição.
- Implicação: é necessária a reexposição para sedimentar conceitos válidos e combater o esquecimento cerebral (neuroplasticidade).
- Ação: relembrar e recuperar o que se sabe antes da exposição ao novo conhecimento.
- Técnicas: combinação de esquemas e práticas, mediação, leitura ativa, repetições espaçadas, metacognição (combinação de esquemas).
Fato 6: Feedback.
- Implicação: saber se a orientação está certa ou errada; fazer o sujeito se conscientizar, refletir sobre ele próprio, se compreendeu o conceito se pode explicar e aplicar na prática.
- Ação: espaço e oportunidade para o sujeito praticar inúmeras vezes para testar a eficácia de “novos esquemas” e o sujeito evoluir no aprendizado.
Fato 7: Lição Aprendida
- Conhecimento desejado
- Técnicas de autodiagnóstico.
- Esquemas do que se aprendeu.
- Gestão de esquemas.
- Código de Conduta
- Sinuladores.
- Retorno
- ProjetosSprints.
- Leitura ativa
- Explicação da tarefa.
- Gestão continuada.
- Cognitivismo
- Repetição espaçada
- Revisão programada.
- Ferramenta de trabalho
- Inteligências
- Conhecimentos
- Aprendizagem on the job
- Reflexão
- Declarações.
- Aprendiz tem autocontrole
- Técnicas de autodiagóstico
- Categorias de problemas
- Esquemas
- Técnicas de fazer esquemas.
- Lista de ferramentas.
- Envolvimento ativo na arendizagem
- Sinmulação
- Retorno do Aprendizado
- Explicação da tarefa
- Cpntratp de
- Reexposição, neuroplasticidade
- Mediação.
- Leitura
- rFLEXÃO
- mETACOGNIÇÃO

- Aprender e trabalhar são dois conceitos duais … um não existe sem o outro.
- A aprendizagem no trabalho evolui com a ciência cognitiva, que reune filosofia, antropologia, linguística, neurociência, psicologia cognitiva, ciência da computação e inteligência artificial.
- Este check list destaca alguns princípios que ajudam a gerar outros princípios e uma grande variedade de conceitos e esquemas que podem ser estruturados para organizar o pensamento e estratégias de gestão.
- O objetivo principal é focar no sujeito e processo cognitivo que envolve a aprendizagem, que demanda atenção, percepção, memória, linguagem, metacognição e ferramentas.
- Parte do princípio que trabalhar e aprender devem ser pensados juntos.Não se deve parar para aprender,, já que aprender é interagir com o objeto do conhecimento e com o ambiente e sua rede de recursos.
A máxima é … Aprender a trabalhar e trabalhar para aprender.