Indicadores de desempenho são métricas usadas para direcionar e monitorar mudanças, processos e resultados de negócios e empresas.
- Avaliam o sucesso de uma empresa ou uma atividade específica, como projetos, programas, produtos e outras iniciativas.
- Os KPIs – Key Performance Indicator ou indicadores fornecem um foco para melhoria estratégica e operacional.
- Criam uma base analítica ou modelo para a tomada de decisões.
- Ajudam a concentrar a atenção no que é mais importante.
- O sucesso de uma forma geral é o atingimento de “metas de indicadores”.
- Os indicadores são planejados de forma sistemática, hierarquizada e metódica, contínuamente.
- São baseada em medidas, fatos e dados, de forma precisa e consistente.
- Os indicadores de desempenho são usados gerenciar vários áreas de gestão.
O conjunto de indicadores (KPI) de uma empresa são frequentemente chamados de “indicadores de desempenho chave “e focam nos valores mais importantes para a empresa garantir qualidade, sobrevivência, proposta de valor, rgarantias de níveis de serviço, reputação, vantagem competitiva, sustentabilidade e sucesso.
Indicadores Qualitativos e Quantitativos.
Tipos de Indicadores
- Indicadores Estratégicos …
- Indicadores Financeiros – receita, despesas, custos, lucratividade, investimento, giro de produção, fluxo de caixa, ROI e ROE.
- indicadores de Operação … giro de produção, produtividade, garantias de serviços, tempo de serviço, carga de trabalho, taxa de eficácia, tamanho e tempo de fila, taxa de abandono da fila, MTBF e MTTR.
- Indicadores de Marketing … tamanho e crescimento de mercado, demanda e receita de produto e serviço, participações de mercado, níveis e variações de preço, ticket de venda, frequência e tempo do ciclo de compra, quantidade de ofertas concorrentes e custo de marketing.
- Indicadores de Vendas … receita de vendaa, receita novos clientes, receita por canais, ticket de venda, taxa de prospecção, taxa de conversão, tempo de relacionamento, perfil de uso, funil de venda e custo da venda.
- Indicadores de Distribuição … rede de distribuidores, fluxos, transações, quantidades, variedade, volume, valor, tempo de entrega e custo da ditribuição.

Check List.
Indicadores de Desempenho.
Propósito, Características e Aplicações.
- Acurácia .. garantir exatidão da medição do fenômeno real, com relação a um valor ou padrão tomado como referência.
- Adequação .. fazer adaptação, adequação, correção, prevenção, para atingir metas.
- Automatização .. eliminar ou reduzir a intervenção humana, pela sinalização e acionamento de planos de referência pré-programados, através de indicadores de desempenho.
- Consistência .. garantir resultados e comportamentos precisos para diferentes situações, pelo monitoramento e controle de indicadores.
- Controle .. visualizar, regular, estabelecr faixas de operação, monitoramento e comando, através de indicadores de controle
- Corretismo .. medir e avaliar o fazer correto, sem erros, em conformidade com indicadores, planos e normas.
- Capacidade .. atender a demanda de necessidades com garantia de nível de serviço, eficácia, eficiência e competitividade.
- Comunicação .. usar indicadores para sinalizar, orientar e informar o desempenho de tarefas e atividade., reduzir incetezas e aumentar a confiança nos processos e resultados.
- Ciclo de Vida .. representar e medir o estágio de evolução e crescimento projetado para um produto ou serviço.
- Conhecimento .. gerar e processar fatos, dados, informações, histórico, gráficos, diagnósticos, previsões, prescrições, sobre ambiente, estratégias e procedimentos de negócios.
- Custo .. controlar e prever gastos com produção de bens ou serviços, flutuações de vendas, matéria-prima, insumos e mão-de-obra.
- Despesa … administrar gastos não ligados a atividade fim, como custo de controle, inteligência e “extras” para ganhar vantagem competitiva, como aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, serviços de terceiros.
- Investimento … gastos para obter retorno no futuro, aumentar a lucratividade da empresa, como expandir instalações, pesquisa e desenvolvimento,
- Desempenho de Tarefa .. executar tarefa segundo um plano a atingir metas operacional e comportamental … depende da capacidade cognitiva do sujeito (individual) e empresa (coletiva).
- Dimensionamento .. fazer previsões de recursos e capacidades para atender demandas em tempo real.
- Economia … administrar recursos, produção, produtividade, despesas, preços e eficiência operacional.
- Especificidade .. ser objetivo, claro, mensurável, particular e categorizado.
- Gastos .. avaliar a soma de despesas, custos ou investimentos
- Gestão .. contribuir para sistematizar a administração de recursos e processos para atingir metas.
- Indicador .. sinalizar mudanças, facilitar a comunicação, articulação, sincronismo, alinhamento.
- Informação .. reduzir incertezas, aumentar confiança, suportar decisão … gerar e processar fatos, dados, informações, histórico, gráficos, diagnósticos, previsões, prescrições, sobre ambiente, estratégias e processos de negócios.
- Medida .. avaliar grandezas físicas e proporções, padronizar, modelar, comparar, quantidades, elementos e conjuntos, orientar a coleta, descrição da amostra e estatística de valores.
- Modelagem .. facilitar a criação de modelos, equações, estruturas, esquemas e representações simplificadas da realidade para fazer simulações, previsões, protótipos,
- Melhoria .. medir benfeitoria, reparação, salto de valor, inovação, vantagem competitiva.
- Meta .. quantificar indicador de desempenho para atingir um objetivo específico de mudança.
- MTBF .. tempo médio entre falhas de um produto ou serviço.
- MTTR .. tempo médio para reparo de um produto ou serviço.
- NS .. nível de serviço, medir eficácia / eficiência, padrão e garantias de serviço ou grupo de indicadores.
- Objetivo … qualificar e conjugar e sitetizar metas.
- Precisão … exatidão ou baixa variância (dispersão) entre medidas e garantir erro de medição.
- Previsão … antecipar o futuro, demanda e mudança à partir de histórico de dados.
- Processo .. resultado desejado atividades, repetição, objetivo em comum.
- Propósito .. intenção, interesse, motivação.
- Público alvo .. cliente, usuário, investidores.
- Qualificação .. categorizar e classificar.
- Quantificação .. numerar, enumerar, valorizar.
- Relevância .. provar importância e participação.
- Resiliência .. flexibilizar, adaptar, resistir à pressão.
- Resolução de Problemas .. sistematizar a solução de classes de problemas resolvidos.
- ROI … avaliar o retorno do do investimento frente ao lucro, margem, custo, risco.
- Segurança .. garantir confiabilidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.
- Sucesso .. servir de base para avaliar o êxito, conquista, feito, comparar, justificar, emocionar, motivar.
- Temporalidade .. pontualidade, atraso, duração, frequência, sazonalidade, tendência, sincronismo, ritmo.
- Valor .. racionalizar benefício, custo, risco.
- Visibilidade .. perceber mudanças de forma gráfica, mais significativa, posicional, específica, temporal.
Qual o propósito, características e aplicações dos Indicadores de Desempenho
- Propósito ... razão de existir e intenção de fazer algo.
- Característica … qualidade distinta fundamental que identifica e caracteriza algo.
- Aplicação … colocar em prática princípios, fazer acontecer.

Conclusão.
- O check list apresenta proposito, características, aplicações dos indicadores de controle e desempenho ou ICs em carater geral, independente da área ou foco de gestão.
- IC de uma tarefa ou de uma empresa, é uma medida que nasce no planejamento, orienta a execução ou operação do plano, mede e registra o desempenho planejado/realizado, e faz ajustes e melhorias para o próximo ciclo.
- Está sempre atrelado a uma rede de outros indicadores, já que precisa ser específico.
- Indicadores de desempenho são ferramentas cognitivas direcionadas para expandir ou acionar estados de desempenho especiais de atenção, percepção, memória, linguagem, aprendizagem.
- Registram os estados de desempenho projetados, realizados e previstos da empresa.
- ICs são insumo fundamental para diagnóstico, previsão, prescrição (planificação), controle e consistência da execução do plano
- ou guia rápido para aprender, facilitar e rever conceitos e ajustes de atividades de gestão continuamente.
- Ajudar a analisar, compreendere explicar relações entre indicadores de controle e desempenho, versus atividades e tarefas, versus resultados.
- Definir e selecionar KPIs para diferentes ambientes de tarefas para diferentes contextos, circunstâncias e situações.
- Analisar e compreender principais compromissos, comportamento , relações e mudanças entre de indicadores.