
Do ponto de vista de gestão da empresa e negócios, desenvolvimento de produtos e processos, a inovação é MUITO mais importante e abrangente do que criação, já que busca aprimorar e reinventar novos usos da criação.
- Criar e Inovar são conceitos usados como sinônimos mas têm significados muitos diferentes.
- Embora sejam interdependentes e um leve ao outro pela aplicação da teoria e prática, são conceitos muito diferentes e o entendimento de cada um deçles ajuda o entendimento do todo e vantagens competitivas mais difídeis de serem superadas.
- Criar é inventar algo novo, demanda tempo, teoria, modelagem, arte, técnica, ciência.
Inovar na empresa é criar novos usos da criação … buscar maior utilidade com os recursos disponíveis, olhar para o ambiente externo, identificar e compreender novas necessidades e usos para as ofertas de marketing, expandir mercados, processos, produtos e consumidores.
- (etenda ofertas de marketing como um “empacotamento” de produtos, serviços e soluções, para ajustar demandas de mercado e ofertas da empresa.
- A estratégia direcionada para a inovação foca em trabalhar diferenciais competitivos para estar à frente dos concorrentes.
- Ou seja, a inovação envolve compreensão periférica, visão do entorno, das oportunidades e ameaças.
- Exige diagnóstico e avaliação da situação sistemáticos.
- Focar nas necessidades de mercado para orientar as atividades chave da empresa.
- Monitorar ITRs – indicadores de Tempo real para monitorar a periferia, o ambiente externo.
- Avaliar KPIs – indicadores de desempenho chave para monitorar o ambiente interno e interfaces com o ambiente externo.
Inovar não significa inventar ou criar coisas novas e sim criar novas utilidades das coisas já criadas, otimizar recursos, chamar a atenção, despertar interesses e desejos e ações de compra das ofertas no mercado.
- A principal diferença entre criação e inovação é que a criação significa conceber novas ideias, muitas vezes subjetivas e de difícil mensuração, mas está no nascedouro da criação.
- Por outro lado a inovação é totalmente mensurável, já que está voltada para o trabalho necessário para viabilizar uma ideia.
- A inovação é sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
- Trabalhar tendo em mente a inovação, é orientado para refinamento da gestão de conhecimento e informação de contextos do ambiente externo x interno.
- Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, dizia que a inovação é o motor do crescimento econômico.
A inovação, atualiza, aprimora e traz um aspecto de novidade para algo já existente, inovar é conseguir evoluir o conceito original (invenção), introduzir novas funcionalidades e metodologias que façam mais sentido para os usuários.
Como Buscar a Inovação?

- Por definição, podemos buscar inovação em tudo.
- Entender as relações, situações e informações externas e internas, oportunidades e ameaças.
- Quebrar paradigmas de mercado, tal como reduzir custos e aumentar desempenho ao mesmo tempo, através de maior foco em menos atributos.
- Identificar novas alavancas de utilidade no ciclo de compra do cliente – contratação, entrega, uso, suplementos, manutenção,
- Expandir, criar e comunicar novos valores e usos para alterar a percepção do mercado sem “necessariamente” alterar as características do produto.
- Inovar em estratégia de mix de marketing 7 – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo, Phisical Evidences (evidências físicas) … inovar em combinações (mix) e empacotamentos diferentes.
- Diversificar, ajustar a comunicação da proposta de valor para diferentes clientes e segmentos de mercado com os mesmos produtos e serviços (ou ligeiras adaptações).
- (Lista inesgotável …)
Alinhamento de Valor.
A Inovação de Valor atribui a mesma ênfase ao valor e à inovação e ocorre apenas quando a empresa alinha os seguintes componentes:
- Inovação.
- Utilidade.
- Preço.
- Ganhos de Custo.
A inovação de valor é uma nova maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia.