
O Behaviorismo é uma teoria psicológica … aplicada em diversas áreas, como a educação, a terapia comportamental, análise do comportamento, gestão de negócios, liderança e marketing.
- O princípio do behaviorismo é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
- De acordo com essa teoria, a aprendizagem é uma mudança no comportamento observável que resulta da experiência.
- Na empresa o behaviorismo clássico é usado quando marcas associam produtos ao seu nome, tal como feito na “gestão da marca” em marketing.
- O behaviorismo é também usado quando empresas recompensam funcionários e consumidores com bônus, descontos e ganhos financeiros.
- O behaviorismo trabalha principalmente com estímulos e técnicas de condicionamento.
- Não entra nos detalhes da cognição do sujeito, funcionamento do cérebro e da mente, tal como faz o cognitivismo e suas correntes.
- É um modelo simplista e reducionista, não capta fatores da subjetividade humana.
- Funciona em muitas situações e contextos de mediação de negócios, relacionamentos e educação.
- Uma estratégia behaviorista, por exemplo, é quando a empresa recompensa funcionários e consumidores com bônus, descontos e ganhos financeiros.
- O behaviorismo na educação é baseado no uso de técnicas de condicionamento para moldar o comportamento das pessoas (aprendizes).
- É uma abordagem linear e sincronizada por estímulos e comportamentos.
- Defende que a aprendizagem está diretamente relacionada aos estímulos recebidos pelas pessoas e equipes.
- É uma das principais abordagens da psicologia, aplicada em “intervenção programada/planejada ” por analistas de comportamento.
- É uma teoria maleável, que pode ser unida a outras teorias da psicologia, incluindo principalmente o cognitivismo.
( … Behaviorismo é uma corrente de pensamento na psicologia, inaugurada por John B. Watson (1878-1958) e aprimorada por Skinner … objetiva ser uma ciência do comportamento e adota métodos de investigação das ciências naturais: observação e experimentação …
( … Cognitivismo é uma corrente de pensamento da psicologia cognitiva, que emprega métodos quantitativos científicos, incorpora elementos de outras áreas, como a teoria dos sistemas, ciência da computação, cibernética, teoria da informação, robótica e inteligência artificial … é uma evolução do behaviorismo.
Behaviorismo Metodológico.
Atribuido a John B. Watson argumentava que qualquer observador pode medir objetivamente comportamento publicamente observável justamente porque, diferente dos processos cognitivos, que são privados, o comportamento é público.
“A psicologia, como um behaviorista à vê tem objetivo teórico de previsão e o controle do comportamento … a introspecção não é parte essencial de seu métodos […] o behaviorista, não reconhece uma linha divisória entre um ser humano ou não humano.
Behaviorimo Radical.
- A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento como resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio.
- Assim, uma resposta produz uma consequência.
- Quando um padrão particular estímulo-resposta é reforçado (recompensado), o indivíduo é condicionado a reagir.
- A característica que distingue o condicionamento operante em relação às formas anteriores de behaviorismo é que o organismo pode emitir respostas, em vez de só obter respostas devido a um estímulo externo.
- O reforço é o elemento-chave na teoria de reforço de Skinner.
- Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada.
- Pode ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente.
- A teoria também cobre reforços negativos – uma ação que evita uma consequência indesejada.
- O behaviorismo afirma que a ação humana é dependente das consequências de ações anteriores.
- A teoria do “princípio do reforço” de Skinner estabelece que se as consequências de uma ação forem ruins, há uma grande chance de que a ação não seja repetida … em contrapartida, se as consequências forem boas, a probabilidade de a ação ser repetida se torna mais forte.
- O reforço pode ser positivo ou negativo, via inserção ou retirada de estímulos.
- Através de reforços os comportamentos podem ser moldados.
- O conceito de reforço ou reforçamento não está asociado a recompensa nem punição.
- Por exemplo, um estímulo que aumenta a frequência do comportamento é retirar um estímulo aversivo do ambiente.
- Consequências que têm valor de sobrevivência têm as respostas que as geraram reforçadas, aumentando a probabilidade de que a mesma ação volte a ocorrer em um contexto semelhante.
- Ao contrário, consequências que trazem prejuízos têm as respostas que as geraram retiradas ou punidas, reduzindo a probabilidade de que a mesma volte a ocorrer em um contexto semelhante.
O behaviorismo radical proposto por Skinner amplia a visão mecanicista de estímulo-resposta do behaviorismo metodológico de Watson.
- O comportamento é uma interação complexa que envolve, 1) emergência de respostas como reações aos estímulos do ambiente, 2) filogenética, 3) ontogenética e 4) cultura.
- Filogenética é o estudo da história evolutiva de espécies ou grupos de espécies, ou seja, a relação ancestral/descendente entre elas.
- Ontogenética é o estudo do desenvolvimento de um organismo desde a fecundação até a morte, passando por todas as suas transformações.
- Cultura é o modo de viver mutável, conjunto de tradições, crenças, costumes, conhecimentos, experiências, atitudes, valores, religião, língua, etc, representa o patrimônio social de um grupo, repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes, parte fundamental da identidade de um povo, poderosa ferramenta para a sobrevivência humana.
- Dentre os quatro fatores citados, o comportamento é principalmente dependente do estímulo e cultura.
Nenhum pensador ou cientista do século XX levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) … sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950.
Limitações do Behaviorismo.
O Behaviorismo e Limitações.
- Foco em comportamentos observáveis … behaviorismo se concentra em estímulos externos em vez de processos cognitivos subjacentes do sujeito.
- Limitado à aprendizagem simples … behaviorismo é mais adequado para tarefas de aprendizagem simples e mecânicas frente a a aprendizagem complexa, que reune uma rede de atividades, habilidades, estímulos e comportamentos e tomadas de decisão, qjá que dificulta identificar padrões na relação entre estímulo e coMportamento.
- Ignora as diferenças individuais … o behaviorismo normalmente não leva em conta diferenças em estilos de aprendizagem, pontos fortes e desafios individuais.
- Enfatiza demais recompensas e punições … uma forte ênfase em recompensas e punições pode levar à dependência de motivação extrínseca, onde a pessoa não está motivada pela satisfação própria, mas sim por fatores externos.
- Ignora as dimensões sociais …o behaviorismo ignora as dimensões sociais da aprendizagem, como emoções, interações sociais e experiências passadas.
- Transferibilidade limitada … habilidades aprendidas por meio do behaviorismo podem não ser facilmente transferidas para situações do mundo real
- Inadequado para aprendizagem complexa … o behaviorismo é pouco eficaz para habilidades de pensamento de ordem superior, como resolução de problemas ou criatividade.
- Potencial para impacto emocional negativo … punições e reforço negativo podem levar ao estresse, ansiedade e medo do fracasso.
Para lidar com essas limitações, as empresas devem combinar técnicas behavioristas com abordagens cognitivistas (e construtivistas), que incentivem as equipes a aplicar os comportamentos aprendidos e modelados para tarefas e situações variadas do mundo real.
Behaviprismo versus Cognitivismo.
Cognitivismo nasce como uma evolução do behaviorismo.
- Behaviorismo … 1) foco: comportamento observável e influência ambiental, 2) analisa estímulos e respostas e 3) o comportamento humano é previsível.
- Cognitivismo …. 1) foco: processos mentais internos como pensamento e memória, 2) como as pessoas pensam e controem modelos de processamento de informações, 3) Pensamento influencia o comportamento.
- Cognitivismo considera que o pensamento é essencial à psicologia e merece um estudo próprio.
- Depende de outras áreas da ciência cognitiva – antropologia, filosofia, lingístiva, psicologia cognitiva. neurociência e ciência da computação, que e inteligência artificial que estuda e implementa a aprendizagem de máquina para se comportar, interagire e ampliar o poder cognitivo dos seres humanos, estudo teórico e prático de computadores, incluindo a criação de programas (algoritmos e estruturas de dados), análise de dados, desenvolvimento de redes neurais de computadores via tecnologias digitais.
- O cognitivismo está ligado a construção do conhecimento e do pensamento crítico (pensamento filosófico e científico) para construir e prever comportamentos.
- Psicólogos cognitivistas qanalisam a maneira como as pessoas solucionam difíceis tarefas mentais e constroem modelos para essas explicações.
- Esses modelos funcionam como ferramentas que podem tomar a forma de programas de computador, de gráficos ou outras esquematizações do fluxo de processamento cognitivo durante a realização de tarefas.

Conclusão.
- Gestão comportamental se propõe a planejar, executar, controlar e ajustar a evolução humana e social na empresa.
- Gera maior desempenho dos funcionários, satisfação do cliente e eficiência operacional.
- Otimiza processos pela eliminação de obStáculos do sujeito com o objeto do conhecimento … ex. aprendizagem de tarefas, desenvolvimento e uso de produtos, ferramentas, modelos mentais.
- Aumentar a coesão e evolvimeno das pessoas via cultura de reforço positivo.
- Reduzir “turnover” de equipes e talentos.
- Reduzir conflitos através de estudo e métodos de dinâmicas comportamentais e reforços.
- Aumentar o ROI , retorno do investimento devido ao sincronismo, alinhamento, modelagem de estímulos, comportamentos e reforços.
- Entender e prever o comportamento do cliente é fundamental … exige um processo de coleta, analise, integração, interpretação de dados sobre ações, preferências e padrões de compra para informar a tomada de decisões estratégicas em marketing e em todo o negócio.
- O objetivo é melhorar a compreensão sobre o comportamento do cliente em um nível mais profundo, analisar estímulos, comportamentos e reforços.
- Compreender quem compra, o que compra, por que, onde, quando, como e quanto (ver análise circunstancial).
- Coletar dados nessas dimensões, nos vários pontos de contato da jornada de compra do cliente, via redes e sistemas de relacionamento, como funil de marketing, técnicas do marketing digital, nas múltiplas interações de canais de venda, logística, informações e atendimento, respostas aos estímulos de campanhas.
- A metodologia de coleta e análise de dados da empresa é fundamental para desenvolver perfis detalhados que refletem quem são os clientes e consumidores.
- As compreensões coletadas de pontos de dados como esses citados permitem várias análises de segmentos de mercado que incluem dados demográficos, preferências, interesses, afinidade com a marca, motivadores emocionais, níveis de satisfação, lealdade e padrões de rotatividade, permite identificar aqueles clientes ou nichos que estão em maior risco e intervir com medidas proativas para evitar a rotatividade.
- A análise de comportamento está diretamente associada a gestão de preço, função da oferta e procura de bens e serviços
A abordagem behaviorista trata a tomada de decisão baseada em dados, em evidências empíricas, um dos benefícios mais significativos da análise do comportamento científico do cliente, com o uso de redes, computadores, ciência de dados e inteligência artificial.