
O estudo de modelos desenvolve o conhecimento científico, aprendizagem conceitual e significativa e aplicação de teorias na prática.
- O termo “modelo” significa na sua origem grega “medida”.
- Pode ser físico, ex. modelo de uma ferramenta, produto, etc … ou abstrato, ex. equações matemáticas.
- É gerado pela teoria para criar uma ponte com a prática, via a simulação.
- Já teoria tem maior escopo, se propõe ser uma explicação da realidade.
- O modelo se propões a compreender o presente e o futuro.
- É uma ferramenta para ganhar conhecimento e significação.
- Facilitar e mediar o aprendizado.
- Permite a repetição de pensamentos e comportamentos justificados, planejados e padronizados.
- Normalmente o modelo vem embutido nas tecnologias como “modelo de ferramentas e produtos”.
- É fundamental para aprender, ciência cognitiva, educação, treinamento, autonomia, especialização, equlilibração teórica e prática, etc, já que estão baseados na interação do sujeito com o objeto do conhecimento.

Check List.
Tipologia de Modelos na Empresa.
- Modelo Abstrato … são “todos” os modelos que envolvem a abstração que separa ideias de objetos, estuda as propriedades gerais de extensões da lógica de primeira ordem (conjunto de axiomas e senteças dedutiveis a partir deles) … a teoria de conjuntos é um exemplo paradigmático deste tipo de modelo.
- Modelo Algébrico … conjugar expressões matemáticas (representar problemas de forma simbólica), representar operações com números, letras (variáveis) e operações matemáticas, em monônimos (apenas um tero) ou polinòmios com vários termos … o uso deste tipo de modelo provê capacidade de identificar regularidades, padrões ou propriedades recursivas.
- Modelo Analítico …
- Modelo Analógico … é baseado numa correspondência ou similaridade entre diferentes fenômenos naturais, esse tipo de modelo não é praticamente aplicável ao comportamento de uma empresa, em razão da dificuldade de se fazer analogia entre êsse comportamento e fenômenos naturais.
- Modelo Científico … uma representação simplificada de um sistema complexo, que pode ser objeto, processo ou fenômeno, é uma idealização da realidade, explica, analisa, decreve e simula fenômenos processos e sistemas, constroi teorias, baseados em hipóteses, metodologias, filosofia da ciência ou teoria geral de sistema … está no núcleo da modelagem empresarial.
- Modelo Computacional … usar programas de computador para simular e estudar sistemas complexos com abordagem algorítmica ou mecanicista, onde os sistemas em estudo são não lineares e complexos, que exigem mais do que soluções analíticas simples e intuitivas, onde a experimentação com o modelo é feita ajustando parâmetros do sistema no computador e estudando as diferenças no resultado dos experimentos, são ideais para modelagem heurítica
- Modelo Conceitual … é um tipo de modelo abstrato, com representação gráfica e/ou escrita das relaççoes entre conceitos que descrevem um sistema ou situação, em alto nível, independente de materiais , tecnologias, serve como base para modelagens mais detalhadas do conceito para gerar modelos … usado em diferentes contextos, como na normalmente explica escopo de sistemas, modelagem de dados, banco de dados, design de interfaces, situações ambientais, redes e negócios … representa a necessidade de negócios dentro de um escopo definido.
- Modelo de Cliente Ideal … descrição do perfil de potencial comprador ou cliente para gerar o maior retornodo investimento de marketing e venda.
- Modelo de Colaborador Ideal … descrever conhecimentos, habilidades, comportamentos para descrever o perfil cognitivo, técnico, ético e emocional que provê maior retorno do investimento em recursos humanos da empresa, tendo como referência a sua proposta de valor, missão e visão.
- Modelo Descritivo … está na base da análise descritiva, responder “o que aconteceu”, processo matemático para descrever eventos e relacionamentos do mundo real e empresa, usa regras de categorização e criação de grupos de dados, extrai informações estatísticas (média, desvio padrão e correlações), analisa a relação passado e presente, ajuda a investigar, identificar, padrões e tendências no comportamento de dados, ao contrário dos modelos preditivos, não precisa ser altamente preciso, é principalmente uma ferramenta de comunicação e construção de consenso, uma maneira de explicar informações, obter acordo e mitigar riscos de suposições não verificadas.
- Modelo Econômico … uma estrutura simplificada, matemática, projetada, para ilustrar processos complexos, postula parâmetros estruturais (variáveis de sistema) que podem mudar para criar várias respostas por variáveis econômicas … inclue investigação, teorização e adaptação de teorias à empresa.
- Modelo Estatístico … modelos matemáticos que especificam relações entre uma ou mais variáveis aleatórias e outras variáveis não aleatórias, permite geração de dados e modelagem probabilística. Descrevem tendências centrais de amostras de dados e permite gerar modelos decritivos, inferenciais, preditivos, regressivos, séries temporais, para fazer previsões e predições.
- Modelo Explicativo ... sistema lógico matemático que explica relações de causa e efeito, é baseado em responder perguntas “porque”, é uma construção hipotética para analisar ou esclarecer uma realidade concreta, apresenta as seguintes características: clareza, coerência, completude, simplicidade, poder explicativo, poder justificativo, poder resolutivo, praticabilidade.
- Modelo Filosófico … são classificados por correntes filosóficas (empirismo, racionalismo, pragmatismo, construtivismo, etc) e ramos da filosofia (metafísica, lógica, epistemologia, ética, estética, política, mente) … está na base da ciência e arte, busca usar teorias para pensar, questionar, refletir e buscar compreender a realidade, a existência, a verdade e a moralidade … estão sempre atrelados a outros modelos.
- Modelo Financeiro … um conjunto de equações relacionando os principais indicadores financeiros para suportar estratégias e operações financeiras na empresa, tais como ROI (retorno do Investimento), margem, giro, receita, custo operacional, lucro, ponto de equlíbrio, etc.
- Modelo Físico … é a representação de algo real em escala reduzida, protótipo (pré-projeto), ou aparência de uma superfície ou ambientes, formatar embalagem, organizar tabelas de dados reais em sistemas de banco de dados ou em rede, descrição de topologias físicas dos computadores da redes de comunicação ou social, suportar modelos abstratos … detalhar como um modelo lógico é transformado numa estrutura concreta, aparelho ou sistema … representa a solução técnica.
- Modelo Formal … abstrair (capturar) a forma lógica dos modelos físicos, alcançar grande generalidade, possibilitar avaliar mudanças em várias variáveis lógicas antes da implementação física, pela inserção de modelos matemáticos, lógicos, estatísticos e probabilísticos … possibilitar cumprir regras com rigor, usar protocolos, detalhar a forma independente do conteúdo ou matéria.
- Modelo Geométrico … descrição mais detalhada da forma e características de um objeto físico ou abstrato, é um modelo analítico, matemático e abstrato que o real. Cria-se um modelo porque ele é mais conveniente e econômico que o objeto ou o processo
- Modelo de Gestão … gerenciar o conjunto de processos, práticas e filosofias que orientam a gestão da empresa, aplicados nos contextos estratégico, tático e operacional, de form articulada e sincronizada, para garantir eficiência e eficácia e produtividade de pessoas, recursos, mudanças, processos, conhecimento.
- Modelo Heurístico … aplicação de regras práticas, simplificadoras, aproximadas, não ótimas, com informações mínimas relevantes, resultados e experiências passadas, para resolver problemas complexos … são modelos factíveis com recursos disponíveis, sujeito a evoluções sucessivas para processar informações, usado em modelagem computacional, modelgem de rede, modelagem climática, persuasão, cognição, análise de sistemas de engenharia,
- Modelos Icônicos … são aquêles que tentam assemelhar a um protótipo – croquis, layouts, fotografias, planos, etc … são representações em escala reduzida do objeto real, incorporam as propriedades significativas do seu referente.
- Modelo Lógico… estrutura ou conjunto de componentes e relações, que satisfazem um dado modelo conceitual e teoria específica, detalha o modelo conceitual … representa a solução de negócios.
- Modelo Metafórico … ténica de entender uma coisa em termos de outra, usar metáfora para mapear um conceito em outro., é um modelo heurístico, que ajuda a entender coisas que já conhecemos ou mapear o real no abstrato como na matemática e suas equações e funções.
- Modelo Matemático … descreve um sistema, atividade ou tarefa usando equações ou funções matemáticas e lógicas determinísticas, com o objetivo de compreender e prever comportamento do mundo real ou sistemas complexos, baseados em conceitos mentais ou experimentais e características essenciais.
- Modelo de Marketing … é uma ferramenta para estruturar o plano de marketing, com táticas, objetivos, recursos e alocação de orçamento para campanhas promocionais para a comra e venda de ofertas.
- Modelo Mix de Marketing … descrição de recursos para compor a estratégia de desenvolvimento e comunicação de ofertas de produtos e serviços na empresa, composto de produto, preço, promoção, praça, processo, pessoas e evidências físicas.
- Modelo de Negócio … é um modelo lógico, … descreve o diferencial e funcionamento da empresa, proposta de valor, produtos, processos, recursos, parcerias, canais de relacionamento, segmento e cliente alvo, receita e custos.
- Modelo Operacional … descreve como o modelo de negócio será implantado na pratica, foca em processos, pessoas, recursos e tecnologias.
- Modelo MVP … representação da versão mais simples de um produto que pode ser construída para ser vendida.
- Modelo Probabilístico … modelo estatístico que prevê a probabilidade de ocorrência de um resultado futuro, baseado na teoria das probabilidades e é utilizado em estatística, economia, engenharia e ciência da computação.
- Modelo Preditivo … prever o comportamento de eventos futuros em função de um conjunto de variáveis de decisão e do ambiente presente.
- Modelo de Produto … descrição de um design específico, a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), forma física e funcionalidade.
- Modelo Normativo … estrutura guia de um sistema, processo ou fenômeno … dado um conjunto de objetivos de uma emprêsa, conjunto de normas e regras para orientar as operações visando a atingir objetivos.
- Modelo Simbólico … modelo abstrato (conceitual) baseado num tipo de abstração que pode aparecer tanto em forma puramente lógica ou matemática, como também em forma descritiva, uso de equações para representar conceitos, relacionamentos, diagnósticos ou testes de confirmação de problemas.
- Modelo Sistêmico … é uma abordagem voltada para modelar conhecimento e inovação, que analisa interações entre as partes do sistema da empresa, busca suporte em ferramentas e métodos para representar e analisar problemas complexos em rede, ajudar indivíduos e grupos na empresa, cadeia de valor e e prestação de serviços, colaborarem e entenderem melhor uns aos outros, a arquitetura e protocols de comunicação, a partir daí, modelar informações, conhecimento e inovação … de uma forma geral envolve algum tipo de mediação ou facilitação, condução de exercícios e ferramentas, identificação de padrões, perguntas claras, exploração de percepções suas próprias e coletivas.
- Modelos de metáfora : Uma maneira de modelar fenômenos complexos
- Mapas cognitivos : uma maneira de modelar problemas complexos
- Notação gráfica : Uma maneira de representar um sistema, como a Unified Modeling Language (UML)
- Modelo Taxonòmico … esrtrutura de classificação de eventos, entidades, dados, conceitos.
- Modelo Teórico … são construções hipotéticas, teorizadas, modos de explicação que servem para a análise ou esclarecimento de uma realidade concreta.
- Modelo de Rede … é uma uma modelagem computacional atraves de uma estrutura de comunicação em rede, utilizada para resolver problemas complexos, presente na ciência da computação, resolução de problemas e inteligência artificial, usa estrur-turae algoritmos da teoria de grafos (teoria de conjunto/matemática).
- Modelo Semiótico … estudar o emprego científico de signos para representar, objetivar e interpretar, significar, gerar sinais e símbolos para prover comunicação com ciência e arte … avaliar a sintática, semântica e pragmática da linguagem, marketing interno e externo, gestão e publicidade da marca.
- Modelo de Tomada de Decisão … conjunto de fatores para : 1) conscientização, 2) pesquisa de informação, 3) análise de alternativas viáveis 4) critérios e seleção da melhor alternativa e 5) avaliação da escolha e 6) Intuição.
- Modelo de Vendas … conjunto de recursos, técnicas e ferramentas para comercializar produtos ou serviços, em vários tipos: direta, consultiva, cruzada (cross selling), incremental (upselling), marketplace (rede de conexão de clientes, lojas e serviços de forma virtual), marketing inbound e outbound, ferrmentas digitais de segmentação e relacionamento, como funil de vendas ou marketing.
( lista não exaustiva … lista tipos de modelos que podem ser generalizações ou especificações de outros listados).

Conclusão.
- Este check list resume de forma itemizada o conceito de modelo.
- Ajuda a compreender as relações fundamentais (esenciais) entre modelagem, modelo, teoria, estrutura, método, ferramenta, técnica e prática.
- Cada um desses conceitos são interdependentes ou interconectados.
- A forma itemizada facilita a leitura ativa, planejada e seletiva, fazer e repetições espaçadas ou revisões programadas.
- É também um glossário para consultas rápidas.
- As várias descrições explicam os vários tipos e categorias de modelos.
- O estudo e aplicação de modelos é fundamental para o desenvolvimento científico na empresa, tanto na perspectiva individual, quanto coletiva.
- Modelos são transportados ou embutidos em ferramentas que calibram o sincronismo e alinhamento empresarial.
- Modelo é uma onte entre teoria e prática.
- Permite modelar, medir e mediar teoria e prática, representar, visualizar e compreender a interação entre ambos (sujeito e objeto) e ajudar a autoregulação e automonitoramento (metacognição).
- Tem importante função organizacional, classifica elementos da realidade segundo um esquema (visão gráfica).
- Facilita a análise de causas e efeitos de fenômenos, comportamentos, estratégias, ofertas de marketing.
- Não existe ferramenta sem modelo.
- Têm a capacidade de evidenciar suas aplicações em situações distintas.
- Aumenta o poder de explicação e prescrição, via regras e normas que embute nas suas dimensões e estrutura.
- De uma forma geral, o modelo físico é mais complexo que o modelo abstrato.
- A explicação está no fato que modelos abstratos, formais, matemáticos e conceituais eliminam ou separam todos os fatores de perturbação alheios ao processo físico, alvo da atenção.
- Adicionalmente os modelos abstratos podem servir de insumo aos modelos físicos, à inteligência artificial e às ciências cognitivas de uma forma geral.
Se você e empresa querem ser científicos, e buscar a diferenciação através disso, usem modelos!