A filosofia busca o “saber correto”, através de perguntas e problemas filosóficos envolvidas no estudo da ciência e arte.
Veja as principais áreas de estudo da filosofia para a ciência cognitiva:
- Metafísica … estudo da existência, essência, natureza, realidade, mudança, fronteiras e dualismo mente e corpo, se a mente pode ser uma inteligência artificial.
- Epistemologia … ou teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que estuda a natureza, origem, validade e formas do conhecimento, diferenças entre filosofia, ciência e senso comum (saber verdadeiro x opinião), justificação de crenças.
- Lógica … estudo e aplicação premissas, regras de inferência, argumentos, analogia, dedução, indução e abdução, para se chegar a conclusões verdadeiras.
- Ética … estudo do comportamento, código moral, intencionalidade, assertividade, passividade, agressividade, manipulação.
- Estética … estudo dos fundamentos da arte, beleza, forma, emoções, comunicação, percepção, técnicas artísticas, conceitos, criação, inovação, julgamento e gostos.
A filosofia é uma “atividade meio” que não tem diretamente a correlação com a produção final de um processo, e sim compreender e orientar a interação humana e a melhor forma de usar a mente e o saber.

Checl List.
Tipos de Filosofias.
Propósito, Características e Aplicações.
- Filosofia Analítica … lógica matemática e ciência, teoria de conjuntos, fundamentação matemática, falibilismo e refutacionismo, paradigmas.
- Filosofia da Arte …
- Filosofia da Ciência … ou epistemologia … compreender melhorar os processos e métodos científicos e produzir conhecimento confiável, através do método de investigação científica, classificação, natureza das teorias, formulação de problemas e perguntas … falibilismo e certeza, , o problema da indução, conhecimento à priori (conhecimento teórico) versus conhecimento á posteriori (conhecimento empírico), conhecimento científico é o único conhecimento factual e que a verdade é determinada pela evidência empírica, paradigma, etc.
- Filosofia Cognitivista …
- Filosofia Experimental … buscar aplicar a ciência cognitiva para realizar tarefas e atividades para testar ou confrontar afirmações empíricas à luz do debate filosófico, como as pessoas pensam e usam a mente e a filosofia.
- Filosofia da Linguagem … estudar a relevância da linguagem, aprendizagem, significação, criatividade, compreensão, tradução, interpretação e relação da linguagem com o mundo e empresa, com pensamento e experiência, escolha de melhores palavras, frases, aforismos, composição do significado, síntaxe, semântica e pragmática para aprimorar e aumentar o desempenho da linguagem … escrever, ler ativamente, conversar, informar, comunicar, discutir, debater, etc.
- Filosofia da Percepção … estudar a natureza da experiência sensorial e perceptiva e como basear e justificar a realidade à partir dessas experiências e interpretar o ambiente.
- Filosofia Aplicada … resolver problemas práticos, usar a estratégia e ética, desenvolver o pensamento crítico, Compreender o impacto da tecnologia e da IA, promover relações éticas e autênticas, criar soluções inovadoras, sustentáveis e centradas em valores humanos, proporcionar um atendimento mais humanizado e reflexivo … aplicada na Política, Direito, Medicina, Engenharia, Economia, Meio ambiente, Educação, Arte, Religião.
- Filosofia da Educação … propósito, reflexão sobre o que é ser educado, avaliar o significado das soluções escolhidas, incentivar o diálogo, expressar ideias, questionar argumentos, criar caminhos de formação do ser epistêmico.
- Filosofia da Mente … investigar a consciência, natureza, processos, estados e funções mentais e suas relações com o corpo e ambiente, percpção e formas de aquisição de informação, está relacionada com a ciência cognitiva, a neurociência, a lingüística e a inteligência artificial.
- Filosofia Teórica … universalizar conceitos, pensar sobre a própria filosofia, formular perguntas e problemas filosóficos (abertos), se concentrar em questões metafísicas, epistemológicas e lógicas, existência de Deus, a natureza da realidade e existência, mais abstrata e menos voltada para a aplicação prática.
- Filosofia Digital … analisar o impacto das tecnologias digitais na sociedade, na forma como conhecemos o mundo, inteligência artificial, ética na tecnológica, modernidade da racionalidade, aprendizado e conhecimento em rede (conectivismo), etc.
- Filosofia da Psicologia … estudar a subjetividade humana, o que acontece no interior da pessoa, questionar atitudes e problemas, desenvolver inteligência emocional e a argumentação.
- Filosofia Semiótica … estudar como os signos ganham significado e como as pessoas usam para entender e comunicar ao mundo, como as coisas podem respresentar outras, a semiótica peirceana define o signo como uma relação triádica semiótica … representante – objeto – interpretante.
- Filosofia Econômica … questiona e analisa os fundamentos da economa, via conceitos filosóficos, escolha racional, avaliação de resultados e processos econômicos, natureza e hierarquia dos fenômenos econômicos e ganhar conhecimento sobre economia.
- Filosofia da Tecnologia … estuda da natureza e seus efeitos na sociedade, na percepção humana e implicações éticas, imitação, completar ” … o que a natureza não pode levar ao fim” (Aristóteles).

- O estudo da filosofia é teórico.
- Vai vai além da descrição e compreensão prática, analisa a relação teoria e prática.
- Filosofia é a busca pelo conhecimento.
- Seu valor está nas respostas para questões importantes de disciplinas científicas.
- Não está limitada a uma teoria particular.
- Está num nível acima da teoria.
- Filosofia estuda a forma de pensar, criar e usar teoria, modelo, ferramenta, método … perceber, memorizar, comunicar e aprender.
- Filosofia é uma atividade meio metacognitiva, não vive por si só, está atrelada a uma atividade fim.
- É uma teoria que regula e monitora outros domínios do conhecimento da arte e ciência.
- Seus conceitos são validados através do raciocínio lógico e argumentação, em vez da observação sistemática e experimentação.
- As contribuições da filosofia são especulativas até serem testadas.