
Mente é definida como aquilo que pensa, sente, percebe, imagina, lembra e deseja.
A filosofia da mente é um ramo da filosofia que trata da natureza da mente e sua relação com o corpo e o mundo externo.
Tipo de perguntas …
- A mente é uma coleção de pensamentos e sentimentos ou está acima disso?
- A mente é uma entidade física ou abstrata?
- Qual a relação entre mente e corpo?
Principais Conceitos.
Pensar.
Qualquer evento mental pode ser entendido como uma forma de pensamento, incluindo percepção e processos mentais inconscientes.
- Pensamento é um conjunto de “processos cognitivos”.
- Trabalha em paralelo e depende da atenção, memória, linguagem, aprendizagem e percepção.
- Envolve aquisição de conhecimento e compreensão.
- Pode acontecer independentemente da estimulação sensorial provocada por uma mudança no ambiente interno ou externo do sujeito.
- Existem muitas categorizações e exemplos de pensamento.

Tipologia de Pensamentos.
- Julgamento … tomar uma decisão ponderada.
- Raciocínio … aplicar a lógica, consequências lógicas, fazer inferências e tirar conclusões.
- Formação de Conceitos …prover uma visão abstrata individualizada e específica sobre algo.
- Resolução de Problemas … criar inteligências e ferramentas para atingir metas.
- Deliberação … ponderar de forma cuidadosa antes votação ou consenso dos envolvidos.
- Ideia … resultado do pensamento, pode ser imagem mental de algum objeto.
Esses processos mentais do pensamento podem acontecer internamente, independentemente dos órgãos sensoriais , ao contrário da percepção.
Sentimento e Fenomenologia
Sentimento é uma experiência fenomenal autocontida, é subjetivo, avaliativo e independente das sensações, pensamentos ou imagens que os evocam.
A fenomenologia se propões a …
- Estudar a Consciência … e objetos que medeiam a consciência, tudo que faz a mediação entre sujeito e objeto.
- Estudar Experiências Subjetivas … ou fenomenologia … descrever objetivamente a natureza da experiência subjetiva e consciente.
- Descrever Características Universais da Consciência … como fenômenos aparecem para o sujeito.
- Explorar o Sujeito … o significado e a importância das experiências vividas.
- Pesquisar Qualitativamente … reunir e analisar dados não numéricos (descritivos) sobre sentimentos e percepções e comportamentos.
- Analisar a Socialização … obter uma compreensão da realidade social dos indivíduos, atitudes, crenças e motivações.
- Atender Diferentes Demandas … é importante para a psicologia e ciência cognitiva, ciências da saúde, interação humano-computador, marketing, vendas, gestão, liderança, educação e aprendizagem.
- Desenvolver a Inteligência Emocional … compreender a si mesmo (autoconhecimento), identificar sentimentos e os efeitos das experiências nos sentimentos, percepçoes e emoções, entender o sentimento do outro (empatia) e socializar.
- Estudar o problema mente-corpo … desenvolver a consciência da existência interna e externa, do carater subjetivo de uma experiência, da natureza de estados mentais particulares da mente, eventos mentais , funções mentais, propriedades mentais.
- Representar a Realidade … dualismo e monismo, são duas principais escolas de pensamento sobre o problema mente-corpo.
- Pode ser usado nos negócios para entender como as pessoas vivenciam produtos, marcas e locais de trabalho..
- Projetar Ofertas de Marketing … desenvolver a marca, ajudar as empresas a melhorar seus produtos, marketing e cultura no local de trabalho.
Percepção
Percepção é a organização, identificação e interpretação de informações sensoriais para representar e compreender o ambiente , envolve sinais, sistema nervoso , estimulação física ou química do sistema sensorial – visão, audição, tato, paladar, olfato, equilíbrio e sensação visceral
- A percepção não é apenas o recebimento passivo de sinais , mas também é moldada elo aprendizado, memória, expectativa e atenção do receptor .
- A entrada sensorial é um processo que transforma essas informações de baixo nível em informações de nível superior, como formas para reconhecimento de objetos.
- O processo a seguir conecta os conceitos e expectativas (ou conhecimento ) de uma pessoa com mecanismos restaurativos e seletivos, como a atenção , que influenciam a percepção.
- Ainda há um debate ativo sobre até que ponto a percepção é um processo ativo de teste
de hipóteses , análogo à ciência , ou se a informação sensorial realista é rica o suficiente para tornar esse processo desnecessário. - Os sistemas perceptivos do cérebro permitem ver o mundo ao seu redor como estável, mesmo que a informação sensorial seja tipicamente incompleta e varie rapidamente.
Imaginação.
A imaginação é a produção de sensações , sentimentos e pensamentos que informam a si mesmo, que podem ser recriações de experiências passadas, como memórias vívidas com mudanças imaginadas ou cenas completamente inventada.
- A imaginação ajuda a aplicar o conhecimento para resolver problemas e é fundamental para integrar a experiência e o processo de aprendizagem .
- Imaginação é o processo de desenvolvimento de teorias e ideias baseadas no funcionamento da mente por meio de uma divisão criativa.
- Parte de percepções reais, emprega processos condicionais intrincados que envolvem tanto a memória (semântica e episódica) para gerar ideias novas ou refinadas.
- A imaginação envolve partes da mente que ajudam a desenvolver maneiras melhores e mais fáceis de realizar tarefas, sejam elas antigas ou novas.
Memória
- É a a faculdade da mente pela qual dados ou informações são codificados , armazenados e recuperados quando necessário.
- É a retenção de informações ao longo do tempo com o propósito de influenciar ações futuras .
- [ 1 ] Se eventos passados não pudessem ser lembrados, seria impossível que a linguagem, os relacionamentos ou a identidade pessoal se desenvolvessem. [ 2 ]
- A perda de memória é geralmente descrita como esquecimento ou amnésia . [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ]
- A memória é frequentemente entendida como um sistema de processamento de informações com funcionamento explícito e implícito que é composto por um processador sensorial , memória de curto prazo (ou de trabalho ) e memória de longo prazo . [ 9 ] Isso pode estar relacionado ao neurônio .
- O processador sensorial permite que informações do mundo externo sejam percebidas na forma de estímulos químicos e físicos e atendidas em vários níveis de foco e intenção.
- A memória de trabalho serve como um processador de codificação e recuperação. As informações na forma de estímulos são codificadas de acordo com funções explícitas ou implícitas pelo processador de memória de trabalho.
- A memória de trabalho também recupera informações de material armazenado anteriormente. Finalmente, a função da memória de longo prazo é armazenar por meio de vários modelos ou sistemas categóricos.
Desejo … Vontade, Querer.
- Will , dentro da filosofia , é uma faculdade da mente .
- É importante como uma das partes da mente, junto com a razão e o entendimento .
- É considerada central para o campo da ética por causa de seu papel em permitir a ação deliberada .
- Uma questão recorrente na tradição filosófica ocidental sobre o livre-arbítrio