A gestão da atenção é uma atividade cognitiva fundamental do desenvolvimento humano, empresarial e social.
É essencial para o aprendizado cognitivista baseado no estudo da mente e do cérebro.
O estudo da atenção é fundamental para o sujeito epistêmico que busca conhecimento centífico.
Significa planejar, regular, desempenhar, monitorar, controlar e ajustar a atenção de forma consciente.
Desenvolver a metacognição, criar mecanismos para acessar o plano tático cognitivo acima do plano operacional de execução mental e física.
Exigeque o sujeito aprenda a distinguir formas de atenção, teorias, ferramentas, modelos, métodos, técnicas e práticas para desenvover “habilidades da atenção (atencionais).
Propósito do Estudo da Atenção.
O Estudo da Atenção … é vasto e fundamental todas as disciplinas científicas e atíticas … como educação, aprendizagem, filosofia da mente, psicologia cognitiva, neurociência cognitiva, neurolinguística, gestão, comunicação, marketing, literatura.
Veja destaques do estudo da atenção na empresa.
- Cognição ... atenção tem importante função no sistema cognitivo, está subjacente e controla subjacente os recursos cognitivos, pensar, memorizar, sentir, interagir, emocionar e experienciar … é ponto de partida para o processamento de informações e aprendizagem, compreender, analisar e integrar novos conhecimentos, resolver problemas, tomar decisões e pensar criticamente.
- Tipologias da Atenção … existem várias formas, tipos, usos da atenção, estados mentais, quando executamos tarefas quaisquer … atenção ativa, bloqueada, concentrada, difusa, livre, alternada, fixa, seletiva, sustentável, multitarefa … é uma rede com múltiplos estados mentais e relações de causas e efeitos … a atenção muda quando planejamos, desempenhamos, controlamos e ajustamos os nossos processos mentais.
- Fatores Influenciadores … o estudo da atenão na empresa deve se preocupar em analisar de forma sistemática os fatores externos e internos ao sujeito (indivíduo, empresa, consumidor) mais frequentes que afetam e estimulam a atenção de colaboradores e público alvo, em função do tipo de ambiente, sujeito, objeto, ferramenta e tarefa, que mudam ao longo do tempo, cisrcunstâncias e contextos.
- Estratégias Atencionais … o estudo daatenção deve facilitar a elaboração de estratégias, métodos, planos, produtos e ferramentas para compreender e modelar vários tipos de atenção exigidos nas atividades e tarefas chave da empresa.
- Ferramentas Cognitivas … ajudar a desenvolver recursos cognitivos de vários tipos … artefatos, instrumentos, esquemas, diagramas, mapas, aforismos, estruturas, algoritmos, equações, funções, tecnologia, para modelar e representar a interação do sujeito com o objeto do conhecimento de forma científica e com alto desempenho … permitir praticar, simular, conscientizar, internalizar e externalizar o “processo atencional” nos vários estados mentais planejados para tarefas chave da empresa.
- Gatilhos Mentais … fundamentar, planejar, engatilhar e acionar gatilhos mentais externos e internos de forma controlada, ajustada e deliberada, tanto para direcionar a atenção para comunicação interna e externa à empresa.
- Sincronismo Empresarial … sistematizar, sincronizar, alinhar e sustentar a atenção coletiva das pessoas, plateias, equipes, clientes, parceiros, interessados.
- Inteligência Emocional … o autocontrole da atenção, junto com a autoconsciência, automotivação, empatia e sociabilidade compõem o núcleo (ou pilares) de desenvolvimento da inteligência emocional que suporta outras inteligências como a cognitiva, técnica, filosófica, científica.
- Curiosidade … controlar a atenção vem antes da curiosidade, para direcionar e conectar a atenção com o estímulo certo, adequado ou propício … está na base da estratégia para despertar a curiosidade, fazer perguntas para buscar respostas e explorar caminhos desconhecidos, e atender o desejo humano de informação, aprender e conhecer algo novo … conectar e estímular sentimentos agradáveis, positivos, reduzir riscos físicos, sociais e financeiros e gerar bem estar … atenção e curiosidade estimulam a criatividade e pessoas curiosas são mais resilientes e apresentam maior capacidade de adaptação a mudanças.
- Intenção … atenção, curiosidade e intenção estão fortemente relacionadas com o desempenho cognitivo, com a aprendizagem e a capacidade de resolver problemas, intenção depende da capacidade de atenção de cada sujeito (que é dependente da qualidade das mediações, signos e instrumentos culturais do sujeito)
- Desejo … atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação (ACIDA) é um método e estratégia de marketing e vendas, que modela e segmenta a estratégia de marketing ou jornada de compra de consumidores nesses cinco estágios para desenvolver o querer, a vontade, a expectativa de possuir ou alcançar algo … a nossa oferta!
Chamar a atenção e atrair pessoas para comprar é a “razão de existir do marketing”, da empresa … de tudo!

Check List
Fatores que influenciam a Atenção.
Fatores Externos.
- São fatores não controlados pela empresa ou pessoa.
- São previsíveis, interagem, contextualizam, circunstanciam e influenciam a empresa e o seu ambiente interno.
- Fatores externos são “benchmarking” (referências) para fatores internos.
Veja a seguir uma lista “não exaustiva” de fatores externos que afetam a atenção das pessoas e empresa.
- Ambiente externo … conjunto de coisas, circunstâncias, condições, clima, em que existe determinado objeto ou ocorre determinadas ações e fenômenos de interesse.
- Ameaça … sinal ou indício de acontecimento desfavorável, gerador de problemas, exposição de vulnerabilidades ou redutor de valor e competitividade da empresa e suas ofertas.
- Competição … rivalidade entre pessoas / empresas por um objetivo em comum que não pode ser compartilhado; tais como sobrevivência, segurança, filiação, estima e recompensa.
- Conjuntura … acontecimentos e circunstâncias num determinado momento que afeta o contexto, eventos e mudanças.
- Contexto … tudo que cerca o ambiente interno, uma pessoa ou empresa.
- Contraste … comparação e sinalização de oposição, distinção entre coisas ou pessoas.
- Cultura … mix de comportamentos, conhecimentos; pensamentos e hábitos; rede de símbolos, significados e valores de uma pessoa, empresa ou sociedade, que criam identidades sociais.
- Economia … estado geral de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, juros, inflação, poupança, balança comercial, PIB, renda , salário mínimo, poder de compra, etc.
- Comparação … investigação de semelhanças e diferenças entre coisas e características.
- Necessidades … benefícios e desejos potenciais do mercado mais frequentes e emergentes.
- Justificativa de Valor … explicar métodos de racionalizar ou calcular o “retorno do investimento” de produtos e serviços.
- Lucros … enumerar formas de redução de custos, aumento de receitas, evitação de custos.
- Incerteza … prover informação, reduzir risco no processo de decisão de compra nas suas várias fases.
- Inovação … novas formas de pensar, justificar e usar as coisas, produtos, serviços, soluções e quebrar paradigmas,
- Movimento … variação de posição espacial das pessoas e empresas ao longo do tempo do tempo e mudanças na realidade.
- Mudança … modificação de fatores ambiental, social, político, pessoal, organizacional, estado físico e metal, forma, conteúdo, caráter, transferência, etc.
- Oferta … estratégias de marketing para empacotar produtos, serviços e soluções.
- Oportunidade … circunstâncias que contribuem e alavancam a promoção e venda de ofertas de produtos, serviços e soluções;.
- Paradigma … conjunto de crenças e regras adotadas pela sociedade, empresas e indivíduos para conceber o mundo ao seu redor.
- Política … estabelecer relações de poder entre indivíduos, distribuir recursos ou status (valor social de uma pessoa).
- Promessas … declarar intensões.
- Recompensa … reconhecer, retribuir, conceder, reparar, premiar, as pessoas. clientes e parceiros.
- Sazonalidade … acompanhar a variação do fluxo de demanda do mercado.
- Solução de problemas … enumerar soluções mais viáveis, frequentes e emergentes para modelos de negócios específicos.
- Tendências … informar possibilidades e inclinações para mudanças, decisões, caminhos, características, comportamentos e necessidades.
- Tecnologia … informações de aplicação do conhecimento e recursos para alcançar objetivos práticos para indivíduos e empresas, que sejam reprodutíveis, gerem produtos, serviços físicos e abstratos (software) e desenvolvam a ciência e mudanças na vida cotidiana.
- Vantagem competitiva … fatores que permitem uma empresa produzir bens ou serviços melhor ou mais baratos do que seus rival, gere mais vendas ou margens superiores em relação aos seus rivais de mercado..
- (inclua um fator adicional à lista)
Fatores Internos
São fatores controlados pela pessoa que interagem com fatores externos.
Fatores internos devem apresentam uma relação com fatores externos (características comuns e atreladas), que pode e deve ser exploradas para a elaboração de estratégias e gatilhos para controlar a atenção.
Veja a seguir uma lista “não exaustiva” de fatores internos os que têm influência positiva ou negativa para o controle da atenção de pessoas e empresas:
- Ambiente Interno … ambiente sobre o qual a empresa (ou pessoa) exerce total controle.
- Análise … dividir problemas complexos em problemas menores e mais simples de serem soluiocnados.
- Carga cognitiva … carga imposta ao sistema cognitivo da pessoa na realização de tarefas e aprendizagem de novos conhecimentos.
- Código de Ética …
- Conhecimento … nível de familiarização (saber conviver), descritivo (saber descrever, explicar; saber indireto, saber “à priori”) e tácito (saber fazer, saber “à posteriori”).
- Competitividade … busca e experiência em disputas, automotivação para enfrentar desafios, fazer melhor do que os outros; sentir confiança e autoficácia; testar limites e capacidades; conhecer os principais gargalos técnicos e emocionais; aprender a aprender a vencer.
- Condição … estado da pessoa numa dada situação, tomar decisão, trilhar caminho e atingir o objetivo.
- Cultura … mix de comportamentos, conhecimentos; pensamentos e hábitos; rede de símbolos, significados e valores de uma , empresa ou sociedade; fruto do cuidado, cultivo e gestão do crescimento de grupos sociais, que criam identidades sociais.
- Emoção … característica diferencial humana; estado mental, fluxo de energia vital, de carater subjetivo, provocado por fatores ou gatilhos externos ou internos, que fixa sentimentos, pensamentos, aprendizagem, memória, aciona autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade;
- Habilidade … excelência, virtuosidade, disciplina, capacidade de execução de uma tarefa.
- Gestão da Informação … sistematização de conceitos específicos que têm o poder de informar sobre necessidades, problemas, sentimentos e soluções; que reduzir a incerteza e risco para a tomada de decisão; chamar a atençao, despertar curiosidade, interesse, desejo e ação de compra.
- Gestão de Conhecimento … compartilhamento de informações, ferramentas, atividades, pessoas em rede; garantir gestão, economia, atendimento, desempenho e segurança.
- Proposição de Valor – capacidade de sntetizar um conjunto de crenças, valores, com foco, singularidade e mensagem consistente, para atrair pessoas no entorno de prop´psitos comuns.
- Objetivos … enumeração de objetivos específicos, mensuráveis, acessíveis, relevantes e temporais, conectados em rede.
- Forças … conjunto de virtudes, qualidades, habilidades técnicas e emocionais, que contribuem para vantagens competitivas da empresa e clientes.
- Fraquezas … defeitos, carências, incertezas, inabilidades, pontos fortes do passado (ou do futuro), que não contribuem para a imagem e percepção de qualidade de serviços da empresa.
- Gestão – capacidade de organização, usar métodos e ferramentas metacognitivas para planejar, executar, controlar e ajustar atividades físicas e mentais, na empresa.
- Informação … acesso à pesquisas e canais de informações de alta qualidade que reduzam incertezas e gerem confiança e maior capacidade de resolução de problemas..
- Intensão … propósito e comportamento conotado (atrelado, associado) por um símbolo ou declaração para compreensão do significado.
- Metas … capacidade de desdobrar objetivos em objetivos menores com características SMART – eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal.
- Situação … capacidade de identificar o posicionamento competitivo do indivíduo e empresa
- Gestão … Capacidade de administrar – planejar, desempenhar, controlar e ajustar) – os recursos individuais e empresariais continuamente, sistematicamente e gerar planos interativos a cada ciclo.
- Incerteza … duvida para tomar decisão; falta de confiança; incapacidade ou falta de clareza para prever eventos, causas e efeitos.
- Inteligência Geral … inteligência emocional e cognitiva para resolver problemas, ganhar conhecimento comportamental, descritivo e prático.
- Inteligência Emocional … capacidade de autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade.
- Inteligência Cognitiva … capacidade de atenção, percepção, pensamento, memória, comunicação, aprendizagem e metacognição.
- Inteligência Competitiva … calibrar as inteligência cognitivas e emocionai; capacidade de formular objetivos desafiadores, inovar em métodos e ferramentas de modelagem, execução de atividades de negócio e atingir metas.
- Plano … formular e projetar o futuro, alinhar e sincronizar intensões, objetivos, estratégias, recursos, para atingir metas.
- Solução de Problemas … identificar, formular e isolar problemas; identificar hierarquia de problemas e causas raízes; solucionar com eficácia, utilizar e recursos disponíveis; comunicar a solução na perspectiva do cliente e usuário.
- (inclua um fator à lista)