- Propósito … a teoria tem como propósito a construção conceitual dos fenômenos e modelos, é a representação teórica da pratica, a fim de compreendê-los e explicá-los.
- Inferência … a teoria reune um “conjunto de regras de inferência”, para coletar e fazer previsões de dados e fatos.
- Modelagem ...
- Sistematização …analisar relações, normatizar, estruturar uniformidades e regularidades dos elementos de sistemas, integrar partes do sistema.
- Autonomia … capacitar pessoas para compreender e perceber problemas, relações de causa e efeito e suas possíveis explicações, para fazer e aplicar a teoria na prática.
- Automatização … planejar modelos para executar tarefas complrexas de forma rápida com corretismo, consistência e capacidade.
- Validação … a teoria necessita ser testada e validada segundo sua capacidade de cumprir as funções de um esquema de unificação sistemático.
- O grau de compreensão é um dos elementos fundamentais da sua validade.
- A teoria orienta a pesquisa, busca dos fatos, critérios para observação, testar hipóteses e buscar respostas às questões formuladas.
- Contribui para a “modelização de um quadro heurístico para a pesquisa”, uso de estratégia intuitiva para procura, descoberta e decisões mais rápidas, precisas, adaptativas, com esforço mínimo.
- Teoria compara-se a uma ‘rede’ com o objetivo de ‘recolher’ ou captar o mundo para dominá-lo, racionalizá-lo e compreendê-lo.
- Busca sistematizar explicações consistentes e não refutáveis dos acontecimentos.
- Ajuda a orientar futuras investigações, ou traçar ‘mapas’ da realidade.
- É a base de referência do trabalho científico.

O Método Científico e o desenvolvimento de Teorias.
Uma análise cronológica descreve o método científico …
- Voltamos a atenção para identificação de variáveis relevantes.
- Observamos dados singulares e classificamos de maneira apropriada.
- Formulamos hipóteses, mesmo ainda no início da investigação e com variáveis frouxamente associadas.
- Nesse processo, de início surgem certas generalizações ‘brutas’ – as ‘generalizações empíricas’, que testam as hipóteses.
- Se a investigação avança, hipóteses podem criar um sistema de hipóteses, que podem ser um embrião de uma teoria.
- Depois vem a ‘descoberta’ de relações lógicas com resultados conhecidos, a admissão de certos ‘pressupostos’ ou axiomas na sistematização do corpo de conhecimentos … e, por fim a teoria.
- A teoria necessita ser reconhecida após evidências e investigações conduzidas por outros cientistas.

Conclusão.
A função mais importante de uma teoria é explicar: dizer-nos por que? como? quando? os fenômenos ocorrem.
Outra função da teoria é sistematizar e dar ordem ao conhecimento sobre um fenômeno da realidade.
Também, uma função da teoria – associada com a função de explicar – é a da predição, ou seja, fazer inferências sobre o futuro, orientar-nos como se vai manifestar ou ocorrer um fenômeno, dadas certas condições.
Todas as teorias oferecem conhecimentos – explicações e predições sobre a realidade – a partir de diferentes perspectivas, portanto algumas se encontram mais desenvolvidas que outras e cumprem melhor suas funções.
Para decidir sobre o valor de uma teoria pode-se levar em consideração os seguintes critérios: (1) capacidade de descrição, explicação e predição; (2) consistência lógica; (3) perspectivas; (4) fertilidade lógica e (5) parcimônia.
As afirmações categóricas feitas pelas teorias destinam-se a sistematizar o que se sabe acerca do mundo que nos cerca.
Dessa forma, as teorias têm um objetivo pragmático de efetuar o ajuste intelectual do homem com o
contorno, e compreensão do que acontece à sua volta.
A teoria é uma “chave para compreensão dos fenômenos”, que explica regularidades previamente
constatadas.
O auge da atividade científica é a formulação da teoria, que constitui o nível máximo de abstração a partir da formulação dos enunciados protocolares iniciais.