
Este check list sumariza principais tipos de pensamento na empresa.
Objetiva facilitar a reflexão, compreensão e aplicação de varias formas de pensar., conscientizar e promover pensamentos adequados, filosóficos e científicos na empresa e desenvolver o dito “ser repistêmico“.

Tipos de Pensamento
Check List
- Abdutivo … fazer inferências lógicas à partir de observações mais simples e prováveis para chegar a uma conclusão; pensar diferente e complementar aos pensamento de dedução e indução; forma de pensar científico, analisar conclusões (efeitos) e regras para se chegar as premissas (causas).
- Adaptativo … gerenciar mudanças, buscar resiliência e soluções alternativas, atingir alto desempenho, flexibilidade, precisão, acurácia, aprender com a experiência e repetição, acessar caminhos e tipos de pensamentos e estados mentais, fazer ajustes.
- Analítico … usar métodos, modelos, segmentar problemas em problemas menores mais fáceis de resolver, dividir para conquistar, aumentar a objetividades, identificar evidências e padrões.
- Analógico … (*) criar e identificar semelhanças nas relações entre pares de conceitos diferentes (por exemplo, A e B e C e D), para buscar e facilitar comparações, compreensão e comunicação.
- Analítico … aplicar o método de análise para dividir um “todo” ou “problema” em partes menores e mais fáceis de serem resolvidas, “desamarrar”, servir de insumo à sintese e solução de problemas.
- Artístico … expressar emoções, história, cultura, valores estéticos, beleza, harmonia, equilíbrio, funcional.
- Avaliativo … averiguar, verificar, comparar uma coisa com um padrão de referência;, medir, valorizar; (quando avaliamos, entendemos, quando julgamos, criticamos).
- Cartesiano … pensamento racional, metódico, matemático, geométrico, que busca evidencias, usa a análise e síntese, enumeração e perguntas hiperbólicas ou céticas, para ganhar conhecimento e resolver problemas.
- Científico … aplicar métodos não refutáveis, para ganhar conhecimento, formular, testar, validar, comunicar hipóteses e conclusões.
- Competitivo … buscar diferenciais competitivos, em gestão, economia, atendimento, personalização, segurança, inovação, inteligência artificial e atributos importantes para a marca e sua proposta de valor.
- Formação de Conceitos … conceituar, criar mapa conceitual, prover uma visão individualizada e específica sobre algo, envolver níveis de abstrações, funções intelectuais como a memória, a atenção, a abstração e a capacidade de comparação: 1) agrupar objetos em coonjunto ou categorias para significar e resolver problemas, 2) elaborar novos conceitos atrelados aos conceitos correntes, 3) os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos anteriores (inferiores). 4) conceituação é um processo cultural que permite a reflexão cognitiva sobre as experiências, 5) é também um processo de análise e síntese dos dados sensoriais, mediado pela palavra (linguagem) … os conceitos podem ser cotidianos construídos a partir da observação e da vivência direta, ou científicos elaborados no ambiente escolar e empresarial.)
- Construtivista … aplicar teoria do conhecimento cognitivista, aceita o racioanalismo e emprismo e vai além da experência, alta valorização da capacidade de interação e reflexão do sujeito com o objeto, , aprendizado construído e sob controle do sujeito ativo que reflete e interpreta a experiência, criação de zonas de aprendizagem proximal para delimitar autonomia, uso de mediação, modelos e ferramentas para simular situações e atividades.
- Criativo … produzir novas ideias, experiências, realidades, quebrar paradigmas, buscar nova soluções flexíveis, originais, artísticas e funcionais, pensar de forma não convencional, identificar novos usos, modelos, métodos, ferramentas, produtos, formas de comunicação, aprender, formular e resolver problemas.
- Crítico … pensar filosófico, conduzir o pensamento para julgar ou atingir um objetivo,de forma disciplinada, neutra, usar a lógica para afastar viéses, racionalizar ou usar a razão, analisar relações, causas e efeitos, síntetizar, avaliar, questionar, conceituar, formular hipóteses, resolver problemas complexos, julgar e criar modelos.
- Cronológico … olhar eventos ou acontecimentos na perspectiva do tempo, visualizar mudanças, historiar, nos horizontes de curto, médio e longo prazos.
- Dedutivo – pensamento filosófico … fazer inferência partindo de uma certeza mais geral para a interpretação de dados ou fatos mais específicos (causas e efeitos).
- Deliberativo … … pensar recional e analítico para tomar decisões, expor critérios, valores, princípios éticos, normas que fundamentam a tomada de decisão … é um processo de ponderação cuidadosa de opções, por exemplo, antes da votação, enfatiza o uso da lógica e da razão em oposição à luta pelo poder, criatividade ou diálogo e as As decisões do grupo são geralmente tomadas após deliberação por meio de uma votação ou consenso dos envolvidos.
- Difuso … estado mental relaxado ou de atenção não focada; adequado para a solução de novos problemas, criação e inovação.
- Empírico … pensar baseado na experiência prática do dia a dia, fatos, vivência, sentidos, percepção, impressões e idéias, não necessariamente segue um método investigativo sistemático, pode variar de situação para situação, tem subjetividade influenciada por crenças individuais e culturais, não tem necessariamente comprovação cintífica.
- Epistêmico … pensar o que é conhecimento, como é adquirido, quais teorias e modelos de construção do conhecimento e aprendizagem, diagnosticar o conhecimento, sua veracidade, desenvolver métodos e ferramentas científicos para ganhar conhecimento, desenvolver estratégias e táticas de aprendizagem.
- Estratégico … projetar o futuro, antever os efeitos das ações inovações e criações, no longo prazo, num escopo abrangente, dimensionar recursos, capacidades e orçamentos, economias (aumento de receita e redução de custo e risco).
- Ético … gerir comportamentos; – regular, distinguir e orientar bom comportamento e intensões.
- Essencialista … se concentrar no essencial de qualquer coisa, o que é mais importante, para a sua identidade e existênca, identificar necessidade e suficiência, orientar e ajustar comportamento científico
- Ético … pensar e se comportar de acordo com código moral e regras, respeitar códigos de conduta, considerar valores e normas sociais, tomar decisões moralmente corretas, reconhecer erros, dar explicações detalhadas, assumir responsabilidade pessoas e compromissos.
- Filosófico … buscar o saber verdadeiro, pensar crítico, abrangente, perguntar e formular problemas, usar a lógica (dedução, indução, abdução, analogia), argumentar, justificar crenças, compreender a existência e essência, moral e intenções, valorizar regras, normas e a ética … pensar metafísico, lógico, epistêmico, ético, estético, político.
- Existencialista … valorizar a experiênia individual e subjetiva da existência, antes da essência, como também, a liberdade de escolha, se conscientizar que o indivíduo é o único responsável por suas escolhas, que o o carater subjetivo é fundamental para a tomada de decisão, rejeita a razão como fonte única de significado.
- Focado … pensar de forma concentrada para resolução de problema ou executar tarefa.
- Heurístico … é uma forma de pensar rápido e não racional, que usa a intuição e a inconsciência para resolver problemas, permite tomar decisões rápidas com pouca informação.
- Formação de Conceitos …usamos a conceituação para prover uma visão individualizada e específica sobre algo … envolve níveis de abstrações, funções intelectuais como a memória, a atenção, a abstração e a capacidade de comparação: 1) agrupamos objetos em coonjunto ou categorias para resolver problemas, 2) elaboramos novos conceitos atrelados aos conceitos correntes, 3) os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos anteriores (inferiores). 4) conceituação é um processo cultural que permite a reflexão cognitiva sobre as experiências, 5) é também um processo de análise e síntese dos dados sensoriais, mediado pela palavra (linguagem) … os conceitos podem ser cotidianos construídos a partir da observação e da vivência direta, ou científicos elaborados no ambiente escolar e empresarial.)
- Holístico … avaliar e distinguir as características essenciais do todo, e não das suas partes componentes, ir além
- Ideia … é um esultado do pensamento, pode ser imagem mental de algum objeto, é uma categoria ontológica fundamental do ser humano, surge de forma reflexiva e espontânea, mesmo sem pensar ou refletir seriamente, uma ideia nova ou original pode muitas vezes levar à inovação … as nossas ações são baseadas em crenças, as crenças são padrões ou conjuntos organizados de ideias.
- Indutivo … raciocinar lógico, do específico para o geral, que considera um número suficiente de casos particulares para concluir uma verdade geral. … pensamento científico.
- Inovativo … ir além de ser criativo e desenvolver novas aplicações para as criações.
- Intuitivo … pensar perceptivo, visceral, não racional, espontâneo, interpretar e compreender as informações sensoriais recebidas pelos sentidos.
- Julgamento … tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz, formar conceito, emitir parecer ou opinião … tomar uma decisão ponderada … pode ser: 1) opinião, 2) avaliação da validade ou correção de uma declaração, 3) descoberta, com base em evidências, regras e precedentes, 4) sabedoria, qualidade e capacidades de julgamento de uma pessoa, 5) processo para raciocinar, tomar decisões e formar opiniões e crenças.
- Lógico … pensar racional, coerente, com regras de inferência, sintática, argumentos dedutivos, indutivos e abdutivods, para argumentar, evidenciar e concluir à partir de premissas
- Metafísico … pensar na existência, no propósito da vida, pensar além da física, categorizar os conceitos fundamentais.
- Metacognitivo … compreender, sutoreguar e automonitorar funções e procesos da cognição.
- Objetivo … centrar no objeto que não depende do sujeito que o detém, para compreender, explicar, buscar verdades.
- Operacional … planejar e gerar planos de trabalho interativos para explicar ações que serão executadas para atingir um objetivo a curto prazo.
- Pragmático … se conectar em criar idéias com o objetivo de ações e efeitos práticos, afastar subjetivismo, valorizar a eficiência, focar no concreto, prático, científico e experencial, sem perder de vista o contextual.
- Prático … pensar no agora; em como fazer; usar ferramentas; aplicar o conhecimento de maneira simples e adaptável ao ambiente para atingir metas.
- Sistemático … pensar o mundo como um sistema, como um todo, indivíduos e relações, partes interligadas, causas e efeitos, relação sujeito contexto, realidade dinâmica, desenvolimento de habilidades em função da complexidade, construir processos, produtos, serviços.
- Raciocínio … 1) aplicar a lógica e consequências lógicas, 2) fazer inferências e tirar conclusões, 3) buscar a verdade, 4) explorar estados mentais racionais de pensamento e cognição para extrapolar do conhecimento existente, 5) gerar novo conhecimento via intelecto
- Reflexivo … pensar crítico sobre si mesmo, mudar crenças, valores e comportamentos; pensar profundo.
- Resolução de problemas … resolver problema é o processo mental para atingir metas e superar obstáculos específicos, criar inteligência e ferramentas para solucionar classes de problemas de forma eficaz, eficiente e automática, é uma técnica, tipo de pensamento ou método frequente aplicado à maioria das atividades e tarefas nas empresas … o problema pode ser simples ou complexo, bem definido (com obstáculos e metas específicas) ou mal definidos, pode ser formal , filosófico, baseados em fatos que exigem inteligência específicas, psicométrica , socioemocionais que dependem das emoções mutáveis de indivíduos ou grupos, como comportamento diplomático , moda ou escolhas de presentes
- Sistêmico … entender o todo e como diferentes partes dos sistemasque se relacionam e se influenciam.
- Subjetivo … visão condicionada por sentimentos e afirmações arbitrárias do sujeito; contrário de objetivo.
- Tácito … pensar baseado na prática, experiência e habilidades individuais e não traduzível por linguagem.
- Tático … pensar no curto e médio prazos para otimizar recursos, equipes, cumprir estratégias com alto desempenho, aproveitar melhor todos os recursos disponíveis, pensar num plano imediatamente superior plano operacional (execução) e imediatamente inferior ao plano estratégico.

Conclusão.
- Este check list enumera mais de 40 tipos de pensamentos.
- É um guia rápido que pode ser usado para refletir, explicaer e criar ferramentas para acionar pensamentos e estados mentais específicos.
- Evidencia que o pensar rápido, eficiente e eficaz é uma habilidade e que precisamos gerir os “nossos pensamentos” em tempo real.
- Explica que o pensamento na empresa pode e deve ser desenvolvido com disciplina, métodos, ferramentas e repetição com foco em tarefas.
- Observa semelhanças e diferenças entre os vários tipos de pensamentos para os diferentes tipos de tarefas.
- O que muda no pensar nas diferentes situações de gestão do planejamos, desempenho, controle e ajustes
- Categorizar os pensamentos é um pensamento de nível superior ou pensamento metacognitivo, que tem duas características relevantes, a auto regulação e auto monitoramento do pensamento para atingir objetivos segundo um plano, modelo, esquema, método e ferramentas.
- Autoregulação … é um tipo de pensamento que usa mecanismos/ferramentas para monitorar e controlar reações emocionais e comportamentais frente a estímulos positivos ou negativos, exige consciência dos próprios pensamentos, emoções e comportamentos.
- Pensamentos precisam ser repetidos deliberadamente e conscientemente para serem assimilados, acomodados e equilibrados na relação do sujeito com o seu objeto de conhecimento.
- Os pensamentos mais ativos não serão esquecidos e se transformarão em hábitos.
- Os menos ativos ficarão adormecidos e até esquecidos.
- Observe que todos os pensamentos estão interconectados e podem ser acionados à partir de outros matéria atrai matéria e ppensamento atrai pensamento.
- Cada pessoa tem um mix de pensamentos dominantes baseados/controlados por suas crenças, valores e modelos de trabalho e negócios.
- Ser inteligente é saber escolher o melhor pensamento para tomar decisões.
- O pensamento, atenção, percepção, memória, linguagem e aprendizagem são funções básicas cognitivas.
- Trabalham em conjunto e geram estados mentais que só o sujeito tem acesso privilegiado.
- Externamente, os pensamentos só podem ser inferidos à partir de sinais.
- Existem várias abordagens para estudar o pensamento e suas relações com estados mentais, consciência, intensão e função.
- Esse check list enumera e descreve vários tipos de pensamento que podem ser acionados e desenvolvidos.
- Pensamentos precisam ser repetidos deliberadamente e conscientemente para serem assimilados, acomodados e equilibrados na relação do sujeito com o seu objeto de conhecimento.
- Os pensamentos mais ativos não serão esquecidos e se transformarão em hábitos.
- Os menos ativos ficarão adormecidos e até esquecidos.
- Observe que todos os pensamentos estão interconectados e podem ser acionados à partir de outros matéria atrai matéria e ppensamento atrai pensamento.
- Cada pessoa tem um mix de pensamentos dominantes baseados/controlados por suas crenças, valores e modelos de trabalho e negócios.
- O pensamento, atenção, percepção, memória, linguagem e aprendizagem são funções básicas cognitivas.
- Trabalham em conjunto e geram estados mentais que só o sujeito tem acesso privilegiado.
- Externamente, os pensamentos só podem ser inferidos à partir de sinais.
- Existem várias abordagens para estudar o pensamento e suas relações com estados mentais, consciência, intensão e função.
Ser inteligente é saber escolher o melhor pensamento para tomar decisões.
Para ganhar fluência e agilidade mental, precisamos direcionar a atenção para compreender e projetar os estados mentais mais apropriados que queremos alcançar para cada tarefa que iremos trabalhar, estudá-los, refletir seus efeitos no comportamento, como agregam valor e quais são os pontos de atenção para torná-los efetivos e acessáveis.
- Destacar a importância e a essencialidade de pensamento de nível superior na empresa.
- Conscientizar que não existe um pensamento melhor do que outro.
- Compreender como adquirir, armazenar e recuperar.
- Chamar a atenção para a tipologia dos pensamentos e suas relações de pertencimento, semelhança, diferença, complemento, interseção, união entre todos os pensamentos.
- Prover uma visão Top Down, de cima para baixo sobre pensamentos (estados mentais) e suas conexões com outros pensamentos, e como são acionados e controlados.
- Entender que os pensamentos (ou conceitos associados) “não são mutuamente exclusivos e nem completamente exaustivos”, muitas vezes se confundem, formam um sistema de tradeoffs, com compromissos, prioridades, relevância.
- Os pensamentos listados são típicos na empresa e estudados pela epistemologia (filosofia), psicologia, administração, inteligência artificial.
- ciênciados mentais listados neste check list, têm características próprias individuais e compartilhadas.
- Nenhum dos pensamentos listados deles existem de forma isolada.
- Nossos pensamentos são construídos de forma ancorada um nos outros, mesmo inconscientemente.
- O grande salto qualitativo cognitivo é ganhar a consciência, dos vários estados mentais, compreendê-los sinteticamente e facilitar a identificação das suas ocorrências, entender as relações de causa e efeito e como um pensamento indi=uz ou afasta um outro.
- Cada uma linha desse check list pode ser representado por um conjunto de estados mentais agrupados para realizar uma função de alto nível mental.
- desenvolver capacidade de metacognição, aprender a aprender, autoregular e automonitorar o pensar.
- Formam uma rede de esquemas de pensamentos que moldam a “musculatura mental”.
- Éter controle mental de transitar entre criador e criatura.
- Não é uma lista exaustiva..
- O principal proposito é identificar e criar um mapa mental e conceitual desses pensamentos.
- Visibilizar semelhanças e diferenças, para ajudar a identificar e construir pensamentos, estados mentais e hábitos de nível superior ou metacognitivos, ou seja, criar esquemas mentais para acionar e controlar esses estados mentais, criar ferramentas simples cognitivas e mentais que judem a fazer isso.