A figura compara a abordagem tradicional de aprendizagem com a abordagem construtivista: 1) Aprendiz, 2) Currículo, 3) Material de Aprendizagem, 4) Modelo de Aprendizagem, 5) Modelo de Facilitação, 6) Conceito de Conhecimento, 7) Avaliação de Conhecimento, 8) Trabalho.
Observe as várias mudanças evolutivas e fundamentais da abordagem construtivista, frente a abordagem tradicional principalmente no comportamento das pessoas e empresa.
O curriculo muda e deixa de ser linear.
O material de aprendizagem direcionados para aplicação “on the job” …
Ferramentas Cognitiva.
Controle da Atenção … prontidão, focada, concentrada, sustentada, alternada, dividida, fixa (bloqueada), livre.
- Memória … técnicas para aquisição, armazenamento e recuperação de informações na mente humana e artificial (externa, empresarial).
- Pensamento … acionar e desenvolver pensamentos: crítico, criativo, reflexivo, analítico, analógico, lógico (dedutivo, indutivo, abdutivo), racional, ético, científico, prático e senso comum.
- Percepção … organização, interpretação, intuição
- Competição … desenvolver vontade de competir, motivar, automotivar, buscar o melhor de si.
- Comportamento … refletir orientar interações, reações, atitudes, conduta, etiqueta, magnetismo,
- Técnica … procedimentos artísticos ou científicos, com aplicação sistemática de métodos e ferramentas, para produzir produtos ou prover serviços.
- Gestão … planejar, desempenhar, controlar e ajustar processos –
- Check list.
- Guias práticos.
- Diagramas de Venn … teoria e operações entre conjuntos.
- Leitura ativa.
repetições espaçadas, revisões programas
- Aprendiz … é reponsável ativo para controle e busca do conhecimento.
- Empresa … é responsável ativo para prover ferramentas,
- Curriculo … foca em conceitos principais, começa com a visão do todo, se expande para as suas partes, é variável com o interesse do sujeito , ciclo de vida de negócio ou produção.
- Material de Aprendizagem … uso de fontes primárias mais próximas à origem da informação ou da tarefa, provimento de informação direta, sem e com mediação, uso de ferramentas para simular e executar as tarefas e registrar informações e resultados.
- Modelo de Aprendizagem … baseado na interação, uso de ferramentas e práticas, aplicação e construção do que já se sabe, para aumentar a capacidade de produção com produtividade, aprendizagem significativa e conceitual.
- Facilitadores … supervisores são substituídos por facilitadores, que interagem com aprendizes para ajudá-los a construírem seus próprios conhecimentos, estabelecer regras interativas baseadas na negociação e balanceamento de visões de cima para baixo e de baixo para cima.
- Avaliação de Conhecimento … é medida por: mudanças de comportamento, uso de ferramentas no trabalho, capacidade de fazer observações, argumentar pontos de vista, testes são complementares, processo de instrumentação de ferramentas é tão importante quanto o produto do conhecimento.
- Conceito de Conhecimento … o conhecimento é dinâmico, sempre muda com a experiência, é melhor medido pelo nível de mudança que provoca.
- Trabalho … ênfase no trabalho em grupo para o crescimento do trabalho individual.
- A abordagem construtivista exige gestão de mudanças.
- Preparar as pessoas líderes, gerentes, times e colaboradores para aprender construtivo.
- Desenvolver a inteçigência emocional.
- Trabalhar em rede para internectar pessoas, ferramentas, tarefas.
- Na empresa exige desenvolver gestão de dados, informação e conhecimento.
- Exige um trabalho de gestão continuado.