Pesquisa primária … é o processo e estrutura de busca e organização de informações diretas na fonte, para resolver problemas específicos, sem respostas na esfera pública.
- É composta de um conjunto de passos para alcançar um objetivo.
- É uma abordagem sistemática, baseada em métodos, conjuga conceitos e perpectivas de várias ciências e critérios a respeito de um determinado objeto de pesquisa … pode abordar diversas dimensões e facetas por diversas ciências para emprego no estudo e compreensão de determinado fenômeno ( um acontecimento observável e particularmente especial) ou ciência aplicada.
- Investiga fontes primárias de informações, tais como pessoas, ferramentas, instrumentos, evidências e registros circunstanciais.
- Envolve questionários profundos e flexíveis, entrevistas, grupos focais, observações e experimentos.
- É também chamada de “pesquisa de campo”, já que que trabalha com fatos reais.
- Pode ser feitas pela empresa ou por terceiros.
- Envolve a coleta de dados novos em vez da análise daqueles já disponíveis.
Pesquisa Primária Qualitativa.
Pesquisa primária qualitativa usa coleta dados originais de fontes qualitativas, não numéricas, por meio de entrevistas, observações, documentos e artefatos.
- Compreensão profunda.
- Informações objetivas e autênticas.
- Usa entrevistas …
- Exige conhecimentos e habilidades científicas do pesquisador/investigador/agente/moderador.
- Grupos focais … pequenos grupos de pessoas para discutir um tema, compreender as percepções e ideias dos participantes, ´por exemplo, sobre um produto, serviço ou campanha de marketing … moderador / mediador orienta a discussão
- Observação direta … técnica de coleta de dados para observar e registrar sistematicamente comportamentos, fenômenos ou eventos, não intrusiva, com dados precisos e detalhados, suportar conclusões e inferências
- Interferência do sujeito … a presença do investigador (sujeito, agente, especialista) pode influenciar na experiência e compartamentos dos participantes.
- Método de Pesquisa … conjunto de passos e procedimentos planejados para uma pessoa (subjetiva) atingir um objetivo específico, abordagem menos rígida e objetiva do que a pesquisa quantitativa (estrutura de dados e informação flexível e textual).
- Subjetividade … compreender aspectos subjetivos, como ideias, comportamentos e pontos de vista.
- Perguntas principais … responder questões do tipo “porque” e “como”.
- Descritividade … abordagem descritiva sobre características de comportamentos ou fenômenos.
- Método Indutivo … se basear em análises indutivas que observam fatos particulares para chegar a conclusões mais gerais.
- Estudar fenômenos correntes num contexto real.
- É preferida quando se quer responder a questões como “por quê” e “como” certos fenômenos ocorrem.
- Utilizada em diversas áreas do conhecimento como administração, marketing, educação, socialização, economia.
A pesquisa promária é mais adequada para estudar fenômenos atuais, que só podem ser analisados dentro de um contexto de vida real.
Pesquisa Primária Quantitativa
A pesquisa primária quantitativa na empresa é um método de pesquisa que combina a coleta de dados numéricos com a interação direta com os consumidores …
- Combina métodos qualitativos e quantitativos.
- Questionários padronizados para coletar dados de um grupo de pessoas.
- Técnicas estatísticas para analisar os dados.
- Identificação de tendências centrais (média, mediana, moda, variância e desvio padrão), fazer previsões e obter resultados gerais
- É muito utilizada em ciências sociais, economia, marketing, educação.
Pesquisa Primária Exploratória.
Como fazer?
Saber entrevistar um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas, para extrair o máximo de informação relevante, estabelecer critérios e ajudar a reduzir a incerteza, e aumentar a confiança para a tomada de decisão ou resolução de problema.
- Fazer perguntas abertas”.
- Mapear contextos e explorar opiniões ou argumentos.
- Formular hipóteses.
- Pesquisar de forma mais precisa, visão de baixo para cima, do específico para o geral.
- Resolver um problema identificado na pesquisa exploratória.
- Gerar uma avaliação, julgamento, determinar o melhor caminho.
- Aplicar entrevistas mais estruturadas e formais.
- Exigem habilidades cognitivas e emocionais diferenciadas.
- , a pesquisa exploratória dá uma visão mais difusa e ampla, flexível, estratégica, para resolver novos problemas e a esspecífica provê uma visão e abordgem mais paragmática, focada, procedural, objetiva, operacional de curto prazo, mais voltado para o prático, fazer acontecer.
- Observe que são pesquisas que exigem habilidades distintas.
A pesquisa primária geralmente custa mais e geralmente leva mais tempo para ser realizada do que a pesquisa secundária, mas fornece resultados conclusivos e específicos.
Como fazer Pesquisa Primária?
As informações para as pesquisas de marketing são coletadas a partir da observação direta dos consumidores alvo, entrevistas, fontes publicadas na Internet e mídias sociais, SEO, análise de tráfego web e navegação no site.
- Escolher as fontes primárias.
- Pode ser quantitativa e/ou qualitativa.
- Pode ser feita pela empresa ou terceiros.
Onde fazer as Pesquisas Primárias? Quais as fontes primárias?
Pesquisas primárias identificam e avaliam as informações diretamente das “fontes primárias”, que geraram ou experenciaram o fenômeno.
- Relatos de testemunhas oculares.
- Diários pessoais.
- Histórico de dados de operações e transações.
- Entrevistas.
- Pesquisas.
- Experimentos.
- Documentos …., históricos de dados, e-mails, midias, site.
- Artefatos … enumerar e examinar ferramentas e informações atreladas, geradas, usos.
- Visita e observação …. anotar, evidenciar, enumerar, para depois analisar
- Questionários … padronizar estrutura, formatos, conteúdos, abordagens, resultados
- Outros.
Quem faz a Pesquisa Primária?
Todos nós fazemos pesquisas primários o tempo todo.
Pessoas e empresas que querem usar a informação de forma direta, extraídas diretamente de pessoas envolvidas num fenômeno e possam dar suas opiniões (subjetivas e intuitivas) sobre um fenômeno, objeto, bem, serviço, uma solução.
Empresas quando do planejamento, desenvolvimento,
tendo a pessoa como o veículo fundamental para extrair o melhor retrato da situação e ajudar a resolver o problema, tomar uma decisão ou aprender alguma coisa.
Pessoas e empresas mais empiristas do que racionalistas, que buscam conhecimentos a posteriori específicos para buscar diferenciação, novas propostas de valor e ofertas, compreender necessidades, desejos, sentimentos, emoções, que afetam o processo de tomada de decisão, de forma direta com o tomador de decisão ou informações geradas dele.
Porque a Pesquisa Primária?
Resolver problemas específicos ainda sem respostas na esfera pública.
Observar Eventos, Fenômenos e Comportamentos …
- Como consumidores ou um “cliente estratégico” escolhe e compra o produto ou serviço específico?
- como o vendedor se comporta no atendimento, antes e depois do método, ferramenta ou prática?
- como o mercado irá reagir ou regiu as campanhas?
- como melhorar a interface e relacionamento com o cliente?
- como usar melhor uma nova ferramenta de gestão?
- como aplicar melhor uma técnica?
Pesquisa de Opinião … coletar opinião via perguntas …
- o que os consumidores preferem?
- quais os valores ou critérios mais importantes para a tomada de decisão?
Provar Hipóteses … comprovar suposições .
- O modelo de negócio planejado no papel está funcionando na prática?
- A ação de marketing ou campanha causou o impacto previstos nos KPIs?
- O método de gestão de negócio atingiu o objetivo proposto?
- A proposta de valor, da oferta ou campanha, atraiu os “clientes ideiais planejados”
- A nossa situação competitiva aferida internamente estava correta?
- A solução proposta atingiu o ROI – Retorno do Investimento (rentabilidade) ESPERADA?
Qualificativa … fazer contatos de negócio
- Investigar necessidades, problema e desejos de consumidores.
- Identificar a prroposta de valor mais significativa ou importantes para um consumidor ou público alvo.
- Fazer entrevistas, grupos de foco, questionários, de forma não numérica.
Pesquisa Quantitativa …
- Fazer estatística.
- Calcular o tamanho do mercado.
- Projetar KPIs
- Identificar tendências e padrões de carga de trabalho.
- Fazer previsões de distribuição de carga de trabalho, velocidade de negócio, tempo médio de serviço
- Fazer “benchmarking” de tempo médio de serviço, taxa de chegada de serviços, tempos de fila, taxas de desistência.
- Fazer previsões de demanda e quantidade de clientes,
Atualização … coletar dados novos e não usar dados / informações anteriores.
Quando
Vantagens:
- Abordar diretamente o tópico e fornecer informações que não estão disponíveis em outro lugar.
- Validar ´pesquisa secundária.
- Testar uma hipótese específica.
- Projetar seu próprio experimento.
Desvantagens:
- Relatos ou testemunhos, podem estar muito perto do assunto e faltar “distância crítica”.
- Entrevistas, pesquisas e experimentos, são demorados para preparar, administrar e analisar.
- Limitada em aplicação em certos campos de estudo sua pesquisa onde pode não ser reconhecida como válida.