Pesquisa é o trabalho criativo e sistemático realizado para aumentar o estoque de conhecimento, armazenado em fontes de informação, geradas por diferentes tipos de pesquisas.
Fontes de informação são repositórios de informação, conhecimento e inteligência das empresas e indivíduos.
Estão presentes na aquisição, armazenamento e recuperação de informações para cumprir tarefas, tomar decisões, resolver problemas, gerar produtos e serviços da empresa.
A gestão e pesquisa de informações permeia tudo e todos.
Pode ser subdividida em três categorias: primárias, secundárias e terciárias.
Categorizar e analisar a natureza das fontes de informação.
Entender o propósito, características e aplicações dos vários tipos de pesquisas.
Como trabalham, se assemelham, diferenciam e se relacionam, qual a sinergia, usos, frequência e tempo de uso, importância para uma dada tarefa específica.
Olhar a gestão na perspectiva das fontes de informação permite ampliar a visão do todo e refinar os modelos de conteúdo e processos das pesquisas da empresa em base diária, cíclica, planejada, controlada e ajustada.
A gestão explícita das fontes de informação fazer com que todos se conscientizem em tempo real da gestão das fontes de informação que serão compartilhadas e transformadas em produtos e serviços de informação e cohecimento para a empresa e mercado.
A análise da estrutura, entradas e saídas das fontes de fontes de informação nos ajudam a mapear e construir os caminhos e relações de fluxos de informações, conhecimentos e inteligências nas várias áreas e atividades …
gerenciar mudanças, recursos, execuções de ação e desempenhos, estratégias, marketing, economia e finanças, tecnologia, logística … elas expressa,m as várias perspectivas e interesses da gestão nos seus vários níveis e planos.
No dia a dia, pesquisamos para gerar fontes de informação de alta qualidade para as tomadas de decisão estratégicas, táticas e operacionais, de forma integrada.
Fonte Primária.
- Fonte original.
- Informações inéditas.
- Pontos de vistas de pessoas com conhecimento direto da situação.
- Dados originais que não foram analisados.
- Insumo para análise qualitativae mais aprofundada.
- Melhor fonte para embasar a pesquisa científica.
- Informação direta e sem mediação sobre o objeto em estudo.
- Tese, resultado investigativo, com fundamentação teórica.
- Teoria, conhecimento obtido por estudos, hipóteses, experimentações e observações.
- Base para construção de outros conhecimentos.
- Matriz explicativa de um objeto do conhecimento. estudo
- Fonte de pensamento crítico.
- Narrativas verdadeiras.
- Registros escritos ou falados.
- Desenhos ou imagens de fatos, pensamentos, intenções.
- Objetos alvo da observação ou interação do sujeito ou fenômeno.
- Ferramenta de interação do sujeito com o objeto do conhecimento.
- Testemunho de quem presenciou ou tem conhecimento de fatos relevantes.
- Evidências culturais, como crenças, linguagem, hábitos de um grupo de pessoas
- …
Fonte Secundária.
As fontes secundárias podem ser acessadas por vários tipos de canais … livros, artigos que interpretam ou revisam trabalhos de pesquisa, histórias, biografias, revisões de normas, leis, análises técnicas, políticas e comentários …
- Resultado da análise de fontes primárias.
- Baseada em outras fontes ou estudos anteriores.
- Escrita por quem não participou do evento ou condições que estão sob alvo da pesquisa.
- São exemplos, artigos periódicos, livros, resenhas ou opiniões.
- Organiza, resume e facilita a seleção e acesso à literatura primária
- Fornece exemplos com base no documento original.
- Gera novas informações e novas fontes de informação, caracterizadas como terciárias.
- Revisar e entender as fontes primárias.
- Para criar conteúdo sobre determinado assunto dentro da área de atuação.
Fonte Terciária
São fontes que indexam, organizam, compilam ou digerem outras fontes.
- Geralmente não são creditadas a um autor em particular.
- É um índice de fontes primárias e secundárias para ajudar a encontrar outras fontes.
- Exemplos … enciclopédias, dicionários, índices, bibliografias, sumários, manuais e guias de boas práticas escritos por terceiros.
- São mais frequentemente voltadas fonte secundárias.
- Incluem qualquer recurso online contribuído por usuários, como a Wikipedia.
- Oferecem introdução rápida e fácil.
- Podem apontar para fontes primárias e secundárias de alta qualidade.
- Podem simplificar demais ou distorcer um tópico.
- Funcionam e são apresentados como como mapa ou check list.
São bons pontos de partida para projetos de pesquisa e trilhas de aprendizagem (zonas de aprendizagem proximal), porque frequentemente extraem o significado essencial ou aspectos mais importantes de grandes quantidades de informações em um formatos mais convenientes que aumentem o desempenho cognitivo, leitura ativa, repetição espaçada, revisões sistemáticas, e assim por diante..