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Este é um Guia Rápido sobre técnicas de intervenção para mudança de comportamento mais frequentes utilizadas em instituições e empresas.
Dá dicas de como conteúdos podem ser desenvolvidos na empresa para ajudar as pessoas a identificarem e mudarem comportamentos indesejados.
Modelos de Comportamento … são mais diagnósticos e voltados para a compreensão dos fatores psicológicos que explicam ou preveem um comportamento específico.
Teorias e Técnicas de Mudança … são mais orientadas para o processo e geralmente visam mudar um determinado comportamento.
- Compreender e mudar o comportamento são duas linhas separadas, mas complementares, de investigação científica.
- A gestão de comportamento se concentra emcriar hábitos e comportamentos positivos e reduzir os comportamentos negativos.
- Pode ser aplicada em diferentes situações.
- A intervenção comportamental na empresa visa ajudar a identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores e oportunidades de melhorias comportamentais.
- Ensinar colaboradores a fazer auto diagnosticos.
- Valorizar o pensamento crítico.
- Desenvolver competências específicas, tais como comprar, vender, produzir, operar, resolver problemas, tomar decisões.
- Reduzir o absenteísmo e a rotatividade.
- Aumentar a produtividade, ensinar colaboradores a fazer mais com menos.
- Criar um ambiente cooperativo e mais harmonioso.
Para tal, é necessário …
- Compreender motivações e influências ambientais sobre os colaboradores.
- Considerar vários fatores … conhecimentos, habilidades, atitudes desejadas dos colaboradores, focar em tarefas, apontar recursos adequados, tecnologias, tempo disponível para as atividades e tarefas, processos bem desenhados e eficientes, cooperação e sinergia entre as diferentes áreas e para alinhar e garantir resultados, definir metas SMART.
- Metas e expectativas de desempenho são partes inerentes de todas as funções e tarefas
- Envolve ir além de simplesmente entender o que motiva os colaboradores, alinhar valores, objetivos e estratégias com as ações individuais e coletivas.
- Reconhecer e reforçar os bons comportamentos e repreender os maus comportamentos.
Esta forma de gestão visa ajudar a autogestão.
Cada profissionais saber o que deve supervisionar.
Orientar a gestão de comportamento do indivíduo e times em direção a comportamentos gratificantes, produtivos e socialmente aceitáveis.
A gestão de comportamento pode ser realizada por meio de modelagem, recompensas ou punição .
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Técnica (Estrutura Teórica).
- Comportamentos Desejados … informar ganhos e riscos, resultados e expectativas de desempenhos.
- Consequências … informar sobre os benefícios e custos da ação ou inação, com foco no que acontecerá se a pessoa realizar/não realizar o comportamento.
- Aprovação … avaliar se outros aprovarão ou desaprovarão qualquer mudança de comportamento proposta.
- Meta e Intenção Imediata … incentivar as pessoas e times decidir agir e definir uma meta … ex. fazer uma atividade sistematica num dado padrão e tempo.
- Barreiras … identificar barreiras para executar o comportamento e planejar maneiras de executar e atingir meta.
- Incentivo geral … elogiar ou recompensar a pessoa pelo esforço ou desempenho sem depender de comportamentos ou padrões de desempenho específicos.
- Graduação de Tarefas … definir tarefas fáceis e aumentar dificuldade até que o comportamento alvo seja executado.
- Instruções … dizer à pessoa como executar um comportamento e/ou comportamentos preparatórios.
- Modelo e Simulação do Comportamento … um especialista mostra à pessoa como executar corretamente um comportamento via um exemplo, “on the job”, em saula de aula ou em vídeo.
- Tarefas e Metas Específicas … planejar detalhadamente a tarefa e incluir definição do comportamento, intensidade ou duração, bem como a especificação de pelo menos um contexto, ou seja, onde, quando, como e com quem.
- Metas Comportamentais … revisão e/ou reconsideração de metas ou intenções previamente definidas.Comunicação, Empatia, Adaptabilidade, Liderança, Inteligência emocional, Resiliência, Resolução de problemas, Pensamento crítico.
- Automonitoramento Imediato do Comportamento … a pessoa é solicitada a manter um registro de comportamento(s) específico(s) (por exemplo, em um diário).
- Feedback sobre Desempenho … pode ser: 1) fornecer dados sobre comportamento registrado ou 2) avaliar desempenho em relação a um padrão definido ou 3) em relação ao ou desempenho de outros.
- Recompensas Contingentes … elogios, incentivos ou recompensas materiais que sejam explicitamente vinculados à obtenção de “comportamentos específicos” planejados.
- Avisos e Dicas … ensinar a identificar “dicas ambientais” que podem ser usadas para lembrá-la de realizar um comportamento, incluindo horários do dia, contextos ou elementos de contextos.
- Contrato Comportamental … criar acordos para specificar o comportamento a ser executado para que haja um registro escrito da resolução da pessoa testemunhada por outra.
- Prática Imediata … incentivar a pessoa a ensaiar e repetir o comportamento ou comportamentos preparatórios.
- Instruções de Acompanhamento … entrar em contato com a pessoa novamente após a conclusão da parte principal da intervenção.
- Comparação Social … facilitar a observação do desempenho de outros não especialistas, por exemplo, em uma aula em grupo ou usando vídeo ou estudo de caso.
- Modelo … Identificação imediata do modelo a ser seguido. Indica como a pessoa pode ser um exemplo para os outros e influenciar seu comportamento ou
oferecer uma oportunidade para a pessoa dar um bom exemplo. - Diálogo Interno … incentivar o uso de autoinstrução e autoencorajamento (em voz alta ou silenciosa) para apoiar a ação.
- Prevenção de Recaídas … após a mudança inicial, ajudar a a identificar situações que provavelmente resultarão na readoção de comportamentos de risco ou na falha em manter novos comportamentos e ajudar a pessoa a planejar como evitar ou gerenciar essas situações.
- Gerenciamento do Estresse … envolve uma variedade de técnicas específicas (por exemplo, relaxamento progressivo) que não têm como alvo o comportamento, mas buscam reduzir a ansiedade e o estresse.
- Entrevista Motivacional … solicitar que a pessoa forneça declarações automotivadoras e avaliações de seu próprio comportamento para minimizar a resistência à mudança.
- Gerenciamento de Tempo … ajudar a pessoa a reservar tempo para o comportamento (por exemplo, para encaixá-lo em uma rotina diária).
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A análise do comportamento em empresas parte do princípio de que comportamentos são moldados pela interação entre estímulos e suas consequências.
Esse é um check list de referência.
Para ser efetivo deve ser filtrado e ajustado para o contexto e ambientes de tarefas da empresa.
É uma ferramenta para facilitar a criação, aplicação, controle e ajustes de conteúdos e práticas para fazer intervenções e mudanças de comportamento.
Ajuda a identificar lições aprendidas e novas abordagens para a mudança de comportamento.
Ajuda a autoregular e autominitorar mudanças de comportamento.
Prima pelo preparo e reflexão da prática, antes, durante e depois da tarefa.