
O que é Arte?
- Quais os principais conceitos conectados com a arte?
- Qual a sua relação com ciência e tecnologia?
- Quão subjetiva ou objetiva é a arte?
- Qual a relação entre arte, ciência e tecnologia?
- O que é ofício?
- Como desenvolver a arte no dia a dia da empresa?
O que é Arte.
Arte significa “habilidade” ou “ofício”, no latim antigo.
- É uma construção simbólica de tudo aquilo que o homem é capaz de abstrair intelectualmente e expressar por meio de sua criatividade e inventividade.
- A arte está conectada com sentimentos, emoções, percepção, intuição, beleza, prazer.
- Arte, ciência, técnica e tecnologia estão relacionados de forma interativa e complementar.
- A arte inspira a inovação tecnológica e a tecnologia oferece novas ferramentas para desenvolver a arte, num ciclo interminável de causa e efeito.
A arte diferencia a empresa.
A arte é fundamental para formar conexões profundas entre pessoas e clientes e criar campanhas de marketing que engatilhem desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
A arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo já conheceu.
Arte e Empresa.
A arte na empresa é aplicada de diversas formas.
Construção da identidade corporativa … conjunto de características que definem uma empresa, diferenciando-a de outras … é composta por elementos visuais e culturais.
- Elementos visuais são os componentes básicos de um design visual … como ponto, linha, forma, cores, texturas, imagens, tipografia, entre outros … usados em vários contextos como publicidade, design de websites, apresentações, mídias sociais etc.
- Elementos Culturais são … Cultura é o conjunto de conhecimentos, crenças, valores, costumes e comportamentos de um grupo de pessoas. Missão, Visão, Valores, Ações de endomarketing.
e culturais, línguagem, crenças, valores, costumes, entre outros.
Está presente em todas as ações da empresa.
Na inovação e no bem-estar dos colaboradores, missão, valores e visão da empresa
Na empresa a “arte” é “aplicada” para criar, inovar e diferenciar marcas, construir identidade e cultura corporativa, produtos, serviços, soluções, ofertas … atrair o público alvo e facilitar a conversão de vendas.
Para tal, arte na empresa foca em modelos, métodos e ferramentas para desenvolver o senso de estética e “serviços comerciais”.
- Estudar habilidades criativas para desenvolver processos, produtos e serviços … pensar de forma original, gerar ideias inovadoras e resolver problemas.
- Sistematizar o processo de uso da “habilidade criativa” em larga ou maior escala.
- Gerenciar o “produto da habilidade criativa” … a capacidade de pensar de forma crítica, a curiosidade, a imaginação, a flexibilidade e a resiliência.
- Monitorar a “experiência do público alvo” com a habilidade e experiência criativa.
- Estimular os pensamentos, emoções, crenças ou ideias de indivíduo e empresas através dos sentidos.
- Transmitir os valores e a missão da empresa.
- Armazenar história, memória, cultura e ampliar o valor dos produtos em si.
A ciência representa o domínio do conhecimento e as artes o domínio da liberdade de expressão artística.
Kant
Arte e Ofício

Quando a “habilidade artística” é usada de uma forma comum ou prática, as pessoas passam a considerá-la um ofício em vez de arte.
Ofício e Arte são conceitos distintos mas relacionados.
A arte está relacionada com a expressão e a representação, enquanto o ofício está relacionado com a habilidade e a prática.
Então, ofício pode ser conceituado como um tipo de ação ou tarefa em que a técnica, habilidade e a especialização são necessárias … como um “trabalho sistemático” onde arte e técnica se complementam.
Especialização ou trabalho qualificado requer habilidade, treinamento e conhecimento especial que possa ser aplicado ao trabalho (conjunto de tarefas).
O ofício é um aprendizado adquirido por meio de experiências de trabalho, treinamento, programa de aprendizagem ou educação formal.
Arte Comercial
É quando a habilidade individual e empresarial está sendo usada de forma comercial ou industrial, voltada ao design (aparência e funcionalidade) de marcas e produtos.
Arte comercial é a arte de serviços de marketing, serviços criativos de informação, entretenimento, aprendizagem, criados para fins comerciais (relacionamento, compra e venda), principalmente publicidade, com propósito de chamar a atenção para produtos ou serviços, ressaltar utilidade, vantagens e qualidades de interesse para os consumidores … um exemplo de arte comercial é a propaganda comercial.
De uma forma geral, a arte comercial usa uma variedade de canais ou plataformas (revistas, sites, aplicativos, televisão, etc.) com a intenção de promover a venda e o interesse de produtos, serviços e ideias onde o publico alvo está.
Usa técnicas para aumentar a lembrança e o reconhecimento e diferenciação da marca, produto ou serviço.
Pode envolver embalagens, sites, marketing e conteúdos digitais, anúncios, signos, marcas, cores, mensagem cativante, imagens, recursos ilustrativos atraentes. (artísticos).
De uma forma geral a arte comercial pode ser resumida como: comunicar algo específico para um público específico.e”.
Arte e Marketing.
O objetivo do marketing é criar demanda, atrair as pessoas e estabelecer uma conexão emocional com elas.
Nenhuma campanha de marketing vem sem uma dose de criatividade para gerar “campanhas únicas e excepcionais” que apelam para as emoções.
Sem elementos artísticos, produtos, serviços, soluções, ofertas, campanhas, conteúdos digitais, perdem a essência da vida que faz as pessoas agirem.

Para entender sobre o significado do que é arte, o caminho é começar por entender o que é estética ou filosofia da arte.
A teoria da arte kantiana ´… Immanuel Kant (1724-1804) … é uma das mais importantes da história da filosofia. Suas ideias sobre o assunto rivalizam com as de Aristóteles (384-322 a.C.) e Platão (424-347 a.C.), antes dele, e as posteriores sofrem sua influência direta ou indiretamente, como Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831), Arthur Schopenhauer (1788-1860), Friedrich Nietzsche (1844-1900) etc.
Assim, a visão de que o propósito ou função da arte é fornecer a verdade é certamente equivocada; talvez a pessoa que quer a verdade e é indiferente à presença de qualquer outra coisa deva se voltar para
a ciência ou
filosofia em vez das artes.