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O Mapa de Utilidade é uma ferramenta com o propósito de elaborar estratégias empresariais, marketing, operação, ões
que tem como estrutura uma matriz.
São 6 colunas que representam os estágios do ciclo de experiência do consumidor … compra, entrega, uso, suplementos, manutenção e descarte
São 5 linhas que representam 5 alavancas de utilidade, escolhidas como Gestão, Economia, A
É uma ferramenta de análise e desenvolvimento de estratégias empresariais.
Esta no plano de estratégico.
Envolve as áreasenvolve toda a empresa nos pontos de interface com o cliente, modelados aqui em 6 estágios … uma referência.
- O objetivo do mapa de utilidade é ajudar a elaborar a estratégia empresarial, operações, marketing de produtos e serviços, com perspectiva e foco na “experiência e utilidade para o cliente”.
- Fazer perguntas abertas e estruturadas que possam modelar o caminho estratégico.
- Como se diferenciar o processo a compra, entrega, uso, suplementos, manutenção e descarte?
- Como gerar maior utilidade para o comprador e cliente?
- Como entender o seu comportamento
- Entender, esmiuçar, enumerar, componentes essenciais do modelo de negócio e de operaçlões. os passos e a experiência do comprador num ciclo de seis estágios, sequenciais, desde a compra ao descarte, num contínum.
- Cada estágio deve abranger serviços que poderão ser diferenciados para aumentar a percepção de valor dos clientes potenciais.
- Tem um papel trincipal para fazer descobertas, prover idéias, insights, diferenciais, potenciais vantagens competitivas que possam ser exploradas pelo modelo de negócio e de operacções da empresa.
- Em cada estágio, você deve fazer um conjunto de perguntas para avaliar a qualidade das experiências dos compradores … identificar benefícios diferenciais que removam obstáculos nos vários estágios de todo o ciclo de experiências … e observar que os maiores obstáculos à utilidade geralmente representam as melhores e mais promissoras oportunidades para criar valor excepcional.
- Ao definir sua proposta no mapa de utilidade fica mais claro vislumbrar onde a sua proposição de valor pode ser diferenciada das alternativas existentes e concorrentes … ajudar a remover obstáculos à utilidade que se interpõem no curso de converter não clientes em clientes.
O mapa da figura ajuda a responder as perguntas: quais são os principais obstáculos à compra dos clientes e não clientes? A sua oferta elimina esses obstáculos?
Compra
- Conscientização … entender a necessidade, situação, condição, orçamento mental, imagem de solução.
- Informação … marca, proposta de valor, contatos e canais, físicos e digitais, descrições de produtos e serviços, acordos e padrões de níveis serviços e qualidade de produtos, garantias, ofertas, campanhas, parcerias, histórias de sucesso, como comprar, como falar conosco, tipos de canais físicos e/ou digitais,
- Escolha de alternativas … critérios de seleção, comparação de produtos, serviços ou funcionalidades, suporte
- Tomada de Decisão … produto específico, mensurável, acessível, relevante e temporal.
- Avaliação da Tomada de Decisão …