A ciência é um processo de constante mudança e avanço que pode levar a melhorias na qualidade de vida das pessoas.
Na empresa ciência é sinônimo de gestão, capacidade de planejar, desempenhar, controlar e ajustar recursos (pessoas, ferramentas, materiais, etc), com eficácia e eficiência.
Está sempre associada a: 1) modelos (para representar a realidade de forma simplificada), 2) métodos (para resolver problemas e executar processos de forma mais inteligente e produtiva), 3) ferramentas e técnicas consagradas para orientar e replicar execução de tarefas, desenvolvimento de tecnologias. produtos e serviços.
Uma dada ciência depende de outras ciências, tal qual figurado no mapa da figura.
Cada ciência e atividade científica delimita seu escopo e paradigma e ajuda a delimitar os demais escopos das demais ciências no seu entorno, compondo um eco sistema de tecnologias.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/11/check_list_botao.png)
Check List
Ciência Aplicada na Empresa.
- Administração … gestão da empresa e seus recursos materiais e não materiais, tomada de decisão, objetivos planejamento, execução, controle e ajustes de tarefas, projetos, atividades, processos, mudanças, riqueza, patrimônio, passivos e ativos da empresa … controlar a produção e produtividade.
- Finanças … controlar, analisar e planejar atividades, com foco no “como e por quê” adquirir dinheiro necessário, como gastar e investir dinheiro, estudar as leis e premissas que regulam despesa, receita, orçamento, crédito e usar contabilidade, economia, orçamento e gestão de riscos.
- Ciência Cognitiva … ciência cognitiva estuda a mente humana e a inteligência, enquanto a cognição é o processo de construção do conhecimento.
- Filosofia da Ciência … analisar a ciência, métodos e o conhecimento científico, compreender, questionar e melhorar os processos científicos e garantir que o conhecimento seja confiável.
- Ciência da Informação … estudar, analisar, coletar, classificar, armazenar, recuperar e disseminar informações, como a informação se transforma em conhecimento.
- Inteligência Artificial … aplicar ciência da computação, redes de computadores, estrututras de dados, grafos, algoritmos, aprendizagem de máquina, sistemas especialistas .para gerar e inovar produtos e serviços de informação e conhecimento.
- Inteligência Competitiva … acionar inteligências da empresa via ferramentas ou produtos e serviços de informação e conhecimento, ganhar inteligência metacognitiva (desenvolver o hábito de autoregulação e automonitoramento de tarefas), ganhar competições.
- Liderança … usar técnicas, modelos, argumentos, intervenções, para gerenciar pessoas, influir sentimentos e emoções, comportamentos assertivos, tomada de decisão, prevenção de conflitos.
- Marketing … atrair compradores, clientes e parceiros ideais, construir e valorizar a marca, planejar a estratégia geral e o mix de marketing ( produtos, serviços e ofertas ) e campanhas de vendas.
- Marketing Digital … expandir o marketing para a internet, redes sociais, usar a inteligência artificial, canais e perfis digitais de relacionamento e compra, educar via conteúdos digitais, pesquisas na internet, gerar e administrar tráfego.
- Venda … usar o marketing, fazer previsões de venda, prospectar oportunidades, informar problemas que a empresa resolve, engajar compradores, ajudar a selecionar, contratar e usar produtos, dar feedback para ajustar o marketing, atingir metas de venda.
- Economia … gerir riqueza, gastos, custos, investimentos, fatores macro e micro econômicos, mercado, produção, comercialização e consumo de bens e serviços.
- Filosofia da Ciência … estudar e modelar a ciência na empreesa, explicar crenças, valores, axiomas, princípios, lógica, argumentos, deduções, induções, intenções, regras de valor, uso e comportamentos.
- Estatística … gerir qualidade e quantidade de informações quantitativas, coleta, processamento e análise de dados, uso de modelos de distribuição probabilísticos, valores esperados, variações, covariações, desvio padrão, seleção e comparação de amostras e resultados de hipóteses,
- Socialização … aculturar, aproximar, coletivizar, comunicar, desenvolver comunidades e pessoas, formar redes sociais, humanizar, justificar crenás, influenciar.
Aplicações deste check list
- Definir escopo da ciência na empresa.
- Orientar formular objetivos científicos.
- Educar e explicar conceitos da ciência.
- Comunicar e explicar direções científicas.
- Gerar confiança e autoeficácia nos métodos científicos adotados.
- Reunir pontos de atenção para reflexão.
- Servir de referência para autodiagóstico e analisar gaps.
Saiba mais.
![](https://colaborae.com.br/wp-content/uploads/2019/12/bt_dicas.png)
Neste sumário são descritos vários conceitos e aplicações da ciência na empresa.
Evidencia a ciência como método científico” e “fio condutor”.
Ilustra como a ciência empresarial reúne várias disciplinas científicas.
Serve como referência e pontos de atenção para calibrar continuamente e conscientemente o mix ciência e arte na empresa.
Refletir e usar métodos científicos, fundamentados e testados empiricamente.
Ajuda a socializar, inovar. melhorar bens e serviços e alavancar mudanças em todos os domínios do conhecimento empresarial.
Ciência na empresa refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, no corpo organizado de conhecimento conseguido através de pesquisa, economia e marketing e produção de bens e serviços.