Retórica é a arte do bem falar.
É a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva.
Atender a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências, mediante argumentos.
Os cinco princípios ou dimensões da Retórica servem como um “guia prático” para a criação de mensagens e argumentos persuasivos.
São
- Invenção … descoberta, processo de desenvolver argumentos,
- Arranjo (organizar os argumentos para efeito extremo);
- Estilo (determinar como apresentar os argumentos);
- Memória (o processo de aprender e memorizar a fala e mensagens persuasivas)
- Entrega (os gestos, pronúncia, tom e ritmo usados ao apresentar os argumentos persuasivos).
A retórica, como arte de julgar, significaria que o retórico discerniria os meios de persuasão disponíveis com uma escolha. Aristóteles também diz que a retórica se preocupa com o julgamento porque o público julga o ethos do retórico.
Uma das mais famosas doutrinas aristotélicas era a ideia de tópicos (também chamados de tópicos comunsou lugares-comuns).
Embora o termo tivesse uma ampla gama de aplicações (como uma técnica de memória ou exercício de composição, por exemplo), na maioria das vezes se referia às “bases do argumento” – a lista de categorias de pensamento ou modos de raciocínio – que um falante poderia usar para gerar argumentos ou provas.
Os tópicos eram, portanto, uma ferramenta heurística ou inventiva projetada para ajudar os falantes a categorizar e, assim, reter e aplicar melhor os tipos de argumento usados com frequência.
Por exemplo, como frequentemente vemos os efeitos como “semelhantes” às suas causas, uma maneira de inventar um argumento (sobre um efeito futuro) é discutir a causa (que será “semelhante”). Este e outros tópicos retóricos derivam da crença de Aristóteles de que existem certas maneiras previsíveis pelas quais os humanos (particularmente os não especialistas) tiram conclusões de premissas.
Heurística.
Heurísticas são regras simples e eficientes, para explicar como as pessoas tomam decisões, chegam a julgamentos e resolvem problemas, normalmente diante de problemas complexos ou informações incompletas.
São regras funcionam bem na maioria das circunstâncias, mas em certos casos podem levar a erros sistemáticos ou vieses cognitivos .
Tentar fazer um desenho.
Supor que existe uma solução e trabalhar para trás.
Sempre imaginar uma qustão abstrata com um exemplo concreto.
Tentar resolver um problema mais geral primeiro, já que pode ser mais simples do queum problema mais específico.
as pessoas buscam soluções, ou aceitam escolhas ou julgamentos, que são “bons o suficiente” para seus propósitos, embora possam ser otimizados.
heurística precisam ser formais para permitir previsões de comportamento que podem ser testadas.
De um modo geral, o estudo da retórica treina falar e / ou escrever com eficácia, bem como a compreender e analisar criticamente o discurso.
enquanto o conhecimento se preocupa principalmente com o que é comumente conhecido como “verdade”, a retórica se preocupa principalmente com declarações e seus efeitos sobre o público.
A palavra “retórica” também pode se referir a “linguagem vazia”, que reflete uma indiferença à verdade e, nesse sentido, a retórica é adversária ao conhecimento.
Aristóteles afirma que “a retórica é a contrapartida a dialética“ … Retórica e dialética andam juntas … Se compementam.