Este é um check list que descreve situações e estratégias de venda.
São apresentadas 6 situações … 1) não cliente, 2) cliente potencial, 3) cliente eventual, 4) cliente regular, 5) cliente preferencial e 6) cliente insatisfeito.
Essas 6 situaçõea ajudam a modelar um sistema de estratégias de marketing e vendas, para aplicar métodos científicos, baseados em fatos e dados, coletados nos sistemas internos e na internet.
Para cada situação é proposta uma estratégia geral, um conjunto de ações de marketing e vendas.
É uma referência inicial.
Servir de guia prático para ajudar a modelar a jornada de compra e venda.
Situação Não Cliente.
Ação … Informar problemas que resolvemos e produtos que vendemos, como estabelecer conexão e interação. Quem somos, Porque existimos, Quem são nossos clientes, Onde e Quando atendemos, Como são os produtos e serviços e Quanto agregamos valor, benefícios e custos.
O resultado esperado é que clientes ideais reajam a uma interação quando a “isca é do gosto do peixe”.
Não clientes podem ser clientes potenciais que têm alguma relação de necessidades com os produtos ou serviços que nos propomos a oferecer.
Este não cliente poderá ser transformado no futuro imediato, próximo ou distante num cliente potencial, eventual, regular, preferencial e fidelizado e, se não bem cuidado, em cliente insatisfeito.
O não cliente é como um peixe não fisgado pela iusca
Todos esses estados e suas relações podem ser monitorados e cuidadosamente observados, influenciados pela ação de marketing tal como num funil.
planejados, executados, controlados e ajustados, a cada ciclo de gestão.
Usar o conceito de funil, segmentado em várias etapas, cada qual com seus objetivos, produtos, serviços, materiais, conteudos digitais, com automação e inteligência artificial é a solução adotada e isso pode ser feito da forma mais simples e complexa que se queira, pelo ajuste de modelo de negócio, operação, gestão de informação, serviços de marketing e operações de dstribuição e entrega.
Situação Cliente Potencial.
Ação … identificar interesses específicos e oferecer serviços de entrada, simples, ofertas gratuitas, vinculadas ou de alto desconto, com baixo risco para facilitar a experiência, aumentar a percepção do valor da marca, gerar confiança, descrever imagens de solução de clientes, situações e problemas.
Situação Cliente Eventual.
Encorajar e Educar cliente a usar serviços, informar sobre eficácia, eficiência, produtividade gerados pleo uso agregação de valor e gerar desejo de uso.
Situação Cliente Regular.
Promover produtos e Serviços mais complexos, de maior valor e risco.
Cliente Preferencial.
Promover soluções para atender soluções para problemas de negócios específicos.
Cliente Insatisfeito.
Reconhecer a situação de insatisfação e oferecer solução supere as expectativas.