Este check list “Indicadores de Desempenho” é um resumo dos principais indicadores de Controle e Desempenho tipicamente utilizados nas empresas
São atributos de valor importantes que empresas e a ciência usam para medir mudanças e ciclo de vida de empresas, produtos, seviços e soluções.
Se aplicam a vários focos ou áreas de gestão, tais como: 1) mudança, 2) recursoss, 3) finanças, 4) economia, 5) contabilidade, 6) administração. produção, operação, marketing, vendas, aprendizagem
Check List.
Indicadores de Desempenho Típicos na Empresa.
- Ativo …qualquer recurso de propriedade ou controlado por uma empresa ou entidade econômica, usado para produzir valor econômico … valor de propriedade que pode ser revertido em dinheiro.
- Carga de trabalho … produto da quantidade de tempo e recursos para concluir uma tarefa ou gerar um resultado, demanda total de serviços no sistema num determinado momento, fundamental para previsão e dimensionamento de recursos e níveis de serviços.
- Ciclo Financeiro … é o tempo que uma empresa leva para transformar o capital investido em operações diárias em dinheiro, ou seja, o intervalo de tempo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.
- Competitividade … capacidade de superar concorrentes, pode ser medida como o produto de eficácia x eficiência x produtividade.
- Corretismo … habilidade de fazer correto segundo um plano (sequência e tempo), exige fundamentação e estabilidade de processo e comportamentos.
- Consistência ... gerar resultados estáveis (no entorno da meta (expectância) com baixa dispersão (variância), além de fazer correto, demanda habilidades para cuidar da periferia e ambiente para garantir resultados.
- Capacidade … garantir corretismo, consistência e dimensionamento de recursos.
- Custo … medir dinheiro gasto para realizar uma tarefa, produzir bens e serviços.
- Custo de Oportunidade … custo de renunciar algo (seja custo e benefício), comparado à maior receita gerada em alguma aplicação alternativa.
- Demanda … quantificação de necessidade, procura de produto ou serviço … insumo fundamental para a definição de preço.
- Demonstrativo de Resultado (DRE) … relatório contábil sobre desempenho financeiro da empresa no período, descreve lucro e prejuízo, áreas de maior rentabilidade, estratégias de redução de custo, aumento de eficiência operacional.
- Despesa … dinheiro gasto em atividades meio para aumentar a produtividade da empresa, visa aumentar a competitividade, função de eficãcia, eficiênciae produtividade.
- EBITDA … lucro antes de juros + tributos + depreciação + amortização … avaliar a capacidade de geração de caixa da empresa, saúde econômica, eficiência e produtividade.
- Eficácia … taxa de sucesso, resultados esperados/obtidos, definições de critérios de sucesso, resultado/pessoa … resultados / recursos.
- Eficiência … quantidade de (produtos/recursos utilizados), (quantidade de recursos de entrada / quantidade de recursos de saída), despesas/receita, e assim por diante.
- Faturamento … mede volume de (vendas x nível de preço), é uma parte principal da receita.
- Gasto … sacrifício financeiro = (custos + investimentos + despesas + perdas).
- Giro …. eficiência dpara gerar receita a partir dos ativos (giro de ativo), índice de rentabilidade.
- Giro de Caixa … indica quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa teve ao longo de um ano.
- Giro de Capital … a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
- Hit Rate … taxa de sucesso de vendas, vendas com sucesso / oportunidades prospectadas.
- lnvestimento … aplicação de capital com a expectativa de lucro futuro.
- Lucratividade … relação lucro líquido/receita total ou eficiência operacional.
- Lucro … saldo financeiro, lucro = total de receitas – total de custos, significa … ganho ou vantagem obtidos.
- Margem de Contribuição …
- Margem de Lucro … relação despesas / receita total ( incluindo custo de produção, depreciação e amortização).
- Perda …despesas sem retorno financeiro, com prejuízo para a lucratividade e fluxo de caixa.
- Ociosidade … inatividade, redução de produtividade, crescimento econômico e oportunidades de lucro.
- Oferta … quantidade de produtos disponíveis para venda e consumo e insumo para a variação de preço.
- Passivo … conjunto de obrigações financeiras, despesas e dívidas com terceiros, podem ser circulantes (curto prazo até 1 ano) ou não circulantes (longo prazo acima de 1 ano), exemplos: contas a pagar, empréstimos, financiamentos, obrigações fiscais e sociais, folhas de pagamento, gastos trabalhistas.
- Patrimônio Líquido … diferença entre ativos e passivos, valor contábil da empresa para acionistas, mostra o que a empresa realmente possui, após descontar o que deve.
- Produção …. medir volume de produção / unidade de tempo, independente da venda.
- combinar fatotores de produção para satisfazer necessidades humanas, em termos de bens e serviços.
- Produtividade … forma de medir (eficácia x eficiência), (produção/fatores de produção), produção/pessoa, produção/máquina, produção/material.
- Receita … total de rendimentos da empresa, inclui vendas e outras fontes.
- ROE – Retorno sobre o Patrimônio … capacidade de agregar valor com os próprios recursos, o quanto se consegue crescer usando nada além daquilo que já se tem.
- ROE = (lucroLíquido / vendas) vezes (vendas / total_de_tivos) vezes (total_de_Ativos / PatrimônioLíquido) = (LucroLíquido / Patrimônio Liquido).
- ROI – Retorno sobre o Investimento … avaliar lucro ou prejuízo com um investimento … é o produto (eficácia x lucratividade), pode ser representado pela fórmula: Retorno = (ganho receita – redução de custos – redução de investimentos) por (custos + investimentos).
- Sobrecarga … relação ( quantidade de demanda trabalho / capacidade de trabalho ), contraposta a ociosidade.
- Congestionamento … efeito da sobrecarga, aumento do tempo de espera e serviço, icontraposto a sobrecarga.
- Sazonalidade … previsão de flutuações repetitivas da demanda e oferta de forma.
- Competitividade … capacidade de fazer e atingir resultados melhor que os concorrentes.
- Tendência … prever mudanças ou taxa de crescimento, baseado em histórico de dados e informações.
- Tempo de Espera na Fila … período de tempo que um cliente aguarda por um serviço.
- Receita … dinheiro que uma empresa obtém com a venda de produtos ou serviços, avaliar desempenho de vendas, tendências de demanda, ajustes de preços e promoções, prever crescimento da empresa.
- Taxa de Sucesso … medida de eficácia de estratégias e ações, desempenho e satisfação, identificar oportunidades de melhorias, definir níveis de serviço, otimizar estratégias de marketing, basear tomada de decisão com base em dados concretos.
- Tempo de Médio de Atendimento … tempo médio de serviço ou atendimento de uma solicicitação de um cliente, TMA = soma de todos os tempos de espera de serviços com sucesso / número de solicitações de seviço.
- Turnover de Produção … ou taxa de rotatividades, taxa de entrada e saída de funcionários na empresa por período de tempo.
- Valor Econômico … importância de um bem ou serviço em termos monetários, mede a quantidade de dinheiro que os consumidores estão dispostos a pagar por um produto ou serviço.
- Valor Financeiro …mede o valor de um ativo ou passivo na empresa.
- Valor Contábil … valor total de dinheiro restante se a empresa vender todos os ativos e pagar todas as obrigações financeiras.
- Valor Humano … honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância, humildade, etc.
- Valor de Marketing … valor percebido = benefícios / custos da solução
- Valor de Mercado … valor de um produto ou empresa no mercado, maior ou menor que o valor econômico.
- Valor de Propriedade … valor do ativo que consta no contrato de compra e venda.
- Valor Social … conjunto de benefícios, ou valores que uma empresa provê a sociedade, como qualidade de vida, inclusão, redução de desigualdades e problemas sociais.
- Ponto de Equilíbrio … mede o momento ou tempo em que receita e custo se igualam e o negócio não tem lucro nem prejuizo, indica a quantidade de vendas necessária para gerar lucro.
- Liquidez Corrente …
- ROE …
Este check List tem várias Aplicações.
- É um glossário … para consulta rápida
- É um resumo sobre gestão ou administração de empresa e recursos.
- Se aplica no nível estratégico, tático e operacional.
- Provê uma visão de escopo do que é medido pelas empresas.
- Esse check list ajuda a significar e selecionar os indicadores principais ou KPIs de uma empresa.
- Indicadores de desempenho permitem gerenciar mudanças, planejar, monitorar. controlar e ajustar a empresa.
- Tomar decisões e orientar as pessoas sobre o estado de mudança e o que fazer, porque fazer, quando fazer, onde fazer, como e quanto.
- Medir a qualidade do trabalho … se a realização atende as expectativas declaradas ou padronizadas.
- Depende de coletar informações estruturadas indicadores de forma direta, simples, flexível, econômica, para públicos alvo específicos.
- Indicadoress operacionais expressam o pensamento estratégico, tático e operaciona da empres … conectam a teoria (planos estratégico e tático) com a prática (plano operacional).
- Dá uma visão geral e detalhada das áreas e atividades de gestão da empresa.
- Diagnosticar a saúde econômica e financeira e operacional da empresa.
Os indicadores ajudarm a tomada de decisões.
Fornecem informações sobre os processos e fundamentam argumentações.
São ferramentas de medição que permitem avaliar e quantificar o desempenho de empresas, projetos, iniciativas.
O termo “Indicador-Chave de Performance” (KPI) surgiu nos anos 90, quando as empresas começaram a perceber que a qualidade era tão importante quanto a produtividade.
Os indicadores são importantes porque:
- Comunicam os resultados de um processo ou operação de forma simples e quantificada
- Ajudam a avaliar atividades com mais segurança
- Facilitam a tomada de ações corretivas
- Ajudam a rastrear o progresso em direção aos objetivos
- Contribuem para a melhoria dos serviços e o aumento da produtividade