O “diagrama de venn” da figura é usado para modelar o conceito de “Gestão de Resultados”, como função de quatro outros conceitos ou fatores ou macro indicadores: 1) eficácia, 2) eficiência, 3) produtividade e 4) competitividade.
Check List.
Quatro indicadores principais da Gestão de Resultados.
Eficácia.
- Fazer a coisa certa.
- Formular e Atingir Objetivos
- Formular e Atingir Meta – específica, mensurável, acessível, relevante e temporal.
- Ser proativo e agir antes das causas e efeitos.
- Priorizar o mais importante.
- Produzir resultado esperado.
- Atingir objetivo na totalidade.
- Resolver o problema.
- Ouvir com empatia.
- Criar sinergia e gerar resultado maior que a soma do resultado da soma das partes.
- Fazer planos.
Eficiência.
- Sistematizar o processo de gestão.
- Formular plano, objetivo e estratégico, conectados com metas eficazes – específicas, mensuráveis, acessíveis, relevante e temporais.
- Usar método científico … para fazer repetitivo, padronizado e normatizado.
- Organizar e preparar ambiente … objetos, priorizar ações, atividades.
- Acionar estado mental de alto desempenho.
- Fazer correto … seguir o plano de tarefa, organizar recursos e atingir metas.
- Fazer consistente … gerar resultado estável no entorno da meta.
- Fazer com capacidade … garantir recurso, qualidade e quantidade prometida.
- Otimizar recursos … aumentar a eficiência econômica e usar o mínimo recurso.
- Fazer mais com menos … aumentar produtividade.
- Fazer com qualidade … entregar produto, serviço e características nos padrões prometidos.
- Tomar decisões rápidas via esquemas e modelos.
Produtividade.
- Relação entre a os fatores de produção utilizados na produção.
- Mede o nível de eficiência e eficácia ao mesmo … produtividade = eficácia x eficiência.
- É uma das melhores medidas para aferir performance (ou desempenho) organizacional da empresa.
- Fatores deprodução são pessoas, máquinas, materiis e outros.
- É uma medida de efiência para atingir objetivos e realizar tarefas.
- É uma relação entre o que é produzido e os recursos utilizados para isso.
- Capacidade do indivíduo colaborador produzir valor para a empresa.
- É influenciada por habilidade, motivação e desempenho.
- Capacidade empresarial (coletiva), dinâmica de time, liderança e a co,municação impactam no resultados.
- Entregar resultados num período especificado.
- Produzir mais com menos recursos, mais velocidade e qualidade.
- É um fator e indicador que relaciona resultados alcançados/insumos utilizados.
- Garantir que as demandas sejam entregues.
- Acompanhar movimentos no mercado de trabalho (ambiente, avanços tecnológicos e pressões.
- Buscar otimização que faz parte do mindset de quem quer ter sucesso individual.
- Relação entre quantidade ou qualidade de trabaho realizado e recursos gastos para tal.
Competitividade.
- Maximizar o produto eficácia, eficiência e produtividade.
- Cumprir a missão com mais êxito do que os outros competidores.
- Satisfazer necessidades e expectativas de clientes.
- Obter uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.
- Adotar atitudes e comportamentos alinhados entre valores organizacionais e de mercado.
- Aplicar a tecnologia da informação nos processos de negócio.
- Produzir com custo muito menor que seus concorrentes.
- Inovar valor, através do aumento de desempenho e redução de custo, qualiddae ou serviços únicos.
- Oferecer serviços ou atributos de valor únicos.
- Focar a especialização em um nicho específico.
- Gerar produtos e serviços de infomaçãoe conhecimento de forma agregada aos produtos tradicionais.
Produtividade e Economia.
Check List.
Conceitos importantes.
- Bem econômico … é tudo que tem utilidade e satisfaz necessidades econômicas, status social,
- Bem … tudo que tem utilidade e pode satisfazer uma necessidade.
- Desempenho … ou performance é o conjunto de características de comportamento e rendimento de um indivíduo, time, empresa, sistema, processo ou projeto, com uso de métrica, índice de desepenho com relação a metas, requisitos ou expectativa.
- Fatores de produção … são recursos indispensáveis ao processo produtivo: 1) terra (elementos da natureza), 2) trabalho (pessoas, quantidade, eficiência) e 3) capital (qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços).
- Produtividade … é um indicador econômico … é o quociente obtido pela divisão da “produção” por um dos fatores de produção.
- Produção … é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos), implica o processo de oferta de um produto no mercado.
- Necessidade … tudo aquilo essencial para sobreviver, tais como fisiologia, segurança, afiliação, estima e realização pessoal.
- Serviço … é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.
- Utilidade … na linguagem do “senso comum” é a capacidade dos bens econômicos satisfazerem necessidades.
- Utilidade Econômica … tem significado diferente do conceito de utilidade do senso comum: ” é a capacidade do bem econômico gerar desejos e demanda.. e não se importa se efeitos são prejudiciais ou não.
Produtividade Geral dos Fatores de Produção
A produtividade total dos fatores (PTF) é a quantidade de produto que se obtêm com uma unidade ponderada de todos os fatores de produção.
PTF = Y / (aK + bL)
sendo:
- Y o produto.
- K o fator capital.
- L o fator trabalho.
As produtividades são o melhor indicador para comparar a eficácia da gestão.
Podemos simplificadamente significar ou modelar matematicamente o conceito de “Gerência de Resultado” pela Equação de Resultado.
A equação de resultado permite comparar desempenhos de sistemas ( pessoas, sistemas, etc) pela multiplicação desses 4 fatores (ou macroindicadores) que representam conjuntos de recursos (mentais e físicos) para cada uma das 4 dimensões.
Da mesma forma, o “diagrama de venn” da figura permite representar e analisar a mesma equação, suas relações utilizando todo o “arsenal” da teoria de conjunto e suas operações ou relações de: pertencimento, união, intesecção, complementação, igualdade, semelhança, diferença, essência de qualquer coisa do dia a dia cotidiano e empresarial.
A figura composta dos 4 conjuntos ilustram um instante ou instância do “conjunto resultados”, numa dada perspectiva do indivíduo ou empresa., nas dimensões eficácia, eficiência, produtividade e competitividade, que mudam de acordo com a perspectiva do sujeito (indivíduo e empresa) em relação aos objetos do conhecimento sob alvo da gestão de resultados.
A gestão de resultados, foca no resultados influenciada por outros tipos de gestão, tais como gestão de mudança, financiamento, econômia, processo de negócio, marketing, comunicação, produção, operação e cognição.
A gestão de resultados da empresa pode então ser modelada como uma síntese da gestão de todas as gestões de resultados das várias áreas de gestão.
Dessa forma, podemos aplicar o mesmo padrão, tipo de pensamento, modelo, equação e diagrama de venn para o todo e suas partes ( áreas de gestão citadas ) e fazer comparações.
A gestão de resultados é caracterizada também pela formulação de relatórios, que mudam em forma e conteúdo de acordo com o público alvo e partícipes do time e empresa, para alinhar perspectivas, missões, visões e valores … cada área de gestão tem seu conjunto de relatórios de resultados = eficácia + eficiência + produtividade + competitividade.
Neste particular, a gestão da comunicação se destaca como fator fundamental para articular, alinhar, engajar e sincronizar empresa e mercado.
Observar que a gerência de resultados (vide figura) dependem de várias dimensões (conjuntos) de fatores (elementos) e circunstâncias (o que, porque, quem, onde, quando, como e quanto), que tornam a equação e a sua interpretação mais complexa.
Essa forma de abordagem estrututura, com uso de equações, diagramas e check list ajuda avaliar o mesmo objeto do conhecimento” de várias “formas cognitivas”, cada qual com sua apgregação de valor específica e permite aprender de forma continuada, acelerada, com autônoma controlada, criando zonas de desenvolvimento de aprendizagem de compétências, mais fáceis de serem visibilizadas, compreendidas e desenvolvidas.
É uma forma assertiva de formular e resolver problemas via modelos e comparar desempenho e resultados.
Ajuda a conscientizar que a equação (resultado = eficácia x eficiência x produtividade x competitividade), é dinâmica e pode ser acompanhada continuamente, através de um sistema de tradeoffs entre eficácia, eficiência, produtividade e competitividade.
Gerenciar resultados é uma atividade contínua e sistemática que precisa se ancorar num modelo, com métodos e ferramentas que avaliam a relação de dentro para forma e de fora para dentdo da empresa.
Exige pensamento de nível superior suportado por experiência e conhecimento “à posteriori” … é necessário planejar, fazer, repetir resultados, ganhar habilidade, ao longo do tempo, sistematicamente.
Atividades de gestão de resultado ( e outros tipos de gestão atreladas numa rede de gestão) moldam e elevam o nível de pensamento do sujeito epistêmico.
Gerenciar aumenta a capacidade cognitiva para descobrir, entender, compreender, refletir, criar imagens, modelar, visualizar, mapear situações e caminhos, do ambiente empresarial.
A gestão de resultados busca um afastamento da operação para poder comprender as suas partes.
O “diagrama de análise de resultados da figura é uma ferramenta para modelar situações (reais) e pensamentos (modelos, métodos) tendo como núcleo esses 4 fatores.
É um método analítico e gráfico para mapear relações entre qualquer tipo de coisas importantes no ambiente de negócio e de tarefas,
Provê ao sujeito (eu, você e empresa) uma visão “top down” do contexto e escopo, do foco da atenção e periferia, para a avaliação dos resultados.
Avaliar resultados significa: analisar e comparar e valorizar, resultados, entender os “por quês”, em termos de qualidade, quantidade, tempo, custo,
Decisões (caminhos), gerados pelas tomadas de decisão do início ao fim de um projeto foram adequadas (eficazes), bem executadas (eficientes), produtivas (eficiência econômica) e competitivas (melhores que os concorrentes).
A equação, descreve um modelo simplificado da gestão de resultado, de forma simples e mnemônica (memorável).
Facilita amarrar (sintetizar) e desamarrar (analisar) o processo de gestão de resultados como função de 4 “conceitos parâmetros”: Eficácia, Eficiência, Produtividade, Competitividade.
O mapa e a equação (ambos) descrevem sumariamente detalhes e significados desses conceitos parâmetros como sendo “indicadores qualitativos” de produção, relativos a entrega de resultados em função de recursos empregados.
Dessa forma, permitem melhor observar e gerenciar o corretismo, consistência e capacidade de gerar resultados.
E … ajudam a diagnosticar, prever e prescrever melhorias nos resultado da gestão de tarefas.
A Gestão de Resultados pode ser modelada pela equação: Resultados = função ( eficácia, eficiência, produtividade, competitividade).
O “diagrama de venn” descreve a equação de resultados em termos de teoria de conjuntos.
Permite indivíduos e times a refletir de forma repetitiva e sistemática sobre a gestão de resultados.
Entender propósito, características e aplicações no dia a dia.
Ajuda a fazer práticas deliberadas sobre planejamento e implantação de melhorias na gestão de resultados
É uma metaferramenta de “mediação semiótica“, para ajudar o sujeito a construir conhecimento e pensamento científico.
Ajuda a desenvolver “autodidatas empresariais”, “aprender a aprender” práticas de estudo, individuais e em grupo, sob orientação da empresa.
Explicita e delimita escopo … parte fundamental da gestão de qualquer projeto ou tarefa.
A delimitação de escopo suporta a categorização e seleção e KPIs – indicadores de chave de desempenho (ambiente nterno) e ITRs – indicadores de tempo real (ambiente externo) que devem entrar na formulação estratégica da empresa.
Orienta e alinha a forma de pensar” sobre a gestão de resultados e suas importãncias e pontos de atenção da suas relações.
Em decorrência, facilita a construção e “gestão do conhecimento” e “gestão de tarefas” simultaneamente, de forma “autoregulada e automonitorada” (metacognitiva).
Qualquer tarefa pode ser contextualizada por diagrama de venn, que delimitará o foco e periferia da tarefa, o que é essencial e o que não é, para o curso de acontecimentos.
Ou seja a essenciallidade não é exata e tem um movimento que deve ser planejado a avaliado sistematicamente … a visão gráfica da teoria de conjuntos e diagrama de venn ajuda a fazer isso.
O diagrama de venn, os check lists, destaques e conclusões e perguntas principais compõem um kit de ferramentas que ajudam a pratica da gestão de resultados na empresa.
Dá uma visão comparariva ápida e detalhada entre eficicácia, eficiência, produtividade e competitividade.