A figura apresenta um “diagrama de venn” para modelar o conceito de gestão de resultados como função de quatro conceitos ou fatores: 1) eficácia, 2) eficiência, 3) produtividade e 4) competitividade.
Eficácia … fazer a coisa certa.
- Formular e Atingir Objetivos
- Formular e Atingir Metas SMART.
- Ser específico, simples e essencial.
- Ser proativo e agir antes das causas e efeitos.
- Priorizar o mais importante.
- Produzir resultado esperado.
- Atingir objetivo na totalidade.
- Resolver o problema.
- Ouvir com empatia.
- Criar sinergia e gerar resultado maior que a soma do resultados das partes.
- Fazer planos.
Eficiência
- Sistematizar o processo de gestão.
- Formular plano, objetivo e estratégia SMART.
- Usar método científico … para fazer repetitivo, padronizado e normatizado.
- Organizar e preparar ambiente … objetos, priorizar ações, atividades.
- Saber acionar, autocontrolar e automonitorar o estado mental de alto desempenho.
- Fazer correto … seguir o plano de tarefa, organizar recursos e atingir metas.
- Fazer consistente … gerar resultado estável no entorno da meta.
- Fazer com capacidade … garantir recurso, qualidade e quantidade prometida.
- Otimizar recursos … aumentar a eficiência econômica e usar o mínimo recurso.
- Fazer mais com menos … aumentar produtividade.
- Fazer com qualidade … entregar produto, serviço e características nos padrões prometidos.
- Tomar decisões rápidas via esquemas e modelos.
Produtividade
- Relação entre a os fatores de produção utilizados na produção (bens produzidos que é a quantidade de produtos produzidos.
- Mede o nível de eficiência e eficácia ao mesmo … produtividade = eficácia x eficiência.
- É uma das melhores medidas para aferir performance organizacional de uma empresa.
- Fatores deprodução são pessoas, máquinas, materiis e outros.
- É uma medida de efiência para atingir objetivos e realizar tarefas.
- É uma relação entre o que é produzido e os recursos utilizados para isso.
- Capacidade do indivíduo colaborador produzir valor para a empresa.
- É influenciada por habilidade, motivação e desempenho.
- Capacidade empresarial (coletiva), dinâmica de time, liderança e a co,municação impactam no resultados.
- Entregar resultados num período especificado.
- Produzir mais com menos recursos, mais velocidade e qualidade.
- É um fator e indicador que relaciona resultados alcançados/insumos utilizados.
- Garantir que as demandas sejam entregues.
- Acompanhar movimentos no mercado de trabalho (ambiente, avanços tecnológicos e pressões inflacionárias.
- Buscar otimização que faz parte do mindset de quem quer ter sucesso individual.
- Relação entre quantidade ou qualidade de trabaho realizado e recursos gastos para tal.
- Relação capital x trabalho
- Mão de obra
- Inovação x tecnologia
- Restrições legais
- fatores gerenciais
- novos conceitos e técnicas de gestão das atividades.
Produtividade e Economia
Check List.
Conceitos importantes.
- Produtividade … é um indicador econômico … é o quociente obtido pela divisão da “produção” por um dos fatores de produção.
- Produção … é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos), implica o processo de oferta de um produto no mercado.
- Fatores de produção … são recursos indispensáveis ao processo produtivo: 1) terra (elementos da natureza), 2) trabalho (pessoas, quantidade, eficiência) e 3) capital (qualquer bem econômico que pode ser utilizado na produção de outros bens ou serviços).
- Necessidade … tudo aquilo essencial para sobreviver, tais como fisiologia, segurança, afiliação, estima e realização pessoal.
- Bem econômico … é tudo que tem utilidade e satisfaz necessidades econômicas, status social,
- Bem … tudo que tem utilidade e pode satisfazer uma necessidade.
- Serviço … é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.
- Utilidade … na linguagem do “senso comum” é a capacidade dos bens econômicos satisfazerem necessidades.
- Utilidade Econômica … tem significado diferente do conceito de utilidade do senso comum: ” é a capacidade do bem econômico gerar desejos e demanda.. e não se importa se efeitos são prejudiciais ou não.
A produtividade total dos factores (PTF) é a quantidade de produto que se obtêm com uma unidade ponderada de todos os fatores de produção.
PTF = Y / (aK + bL)
sendo:
- Y o produto.
- K o fator capital.
- L o fator trabalho.
As produtividades são o melhor indicador para comparar a eficácia da gestão.
Pode ser simplificadamente representada pel fórmula
Resultado = Eficácia x Eficiência x Produtividade x Competitividade.
Podemos comparar desempenho de sistemas e pessoas pela multiplicação desses 4 fatores (macroindicadores de desempenho) que representam conjuntos de recursos (mentais e físicos).
O “diagrama de venn” da figura permite descrever e analisar as relações entre eficiência, eficácia, produtividade, comperitividade, suas relações de causa e efeito … relações de pertencimento, união, intesecção, complementação, igualdade, semelhança, diferença, essência de qualquer coisa do dia a dia cotidiano e empresarial.
A figura ilustra um instante ou instância do conjunto resultados numa dada perspectiva do indivíduo ou empresa., nas dimensões eficácia, eficiência, produtividade e competitividade, que mudam de acordo com a perspectiva do sujeito (indivíduo e empresa).
A gestão de resultados, foca no resultados sem desconsiderar a periferia.
Entenda periferia como outros aspectos ou tipos de gestão – gestão de mudança, financiamento, econômia, processo de negócio, marketing, produção, operação.
A gestão de resultados é caracterizada também pela formulação de relatórios, que mudam de acordo com os partípipes do time para contemplrar suas missões, visões e valores, ou seja o carater comunicacional é deveras importante.
Observar que a gerência de resultados (vide figura) dependem de vários fatores e circunstâncias.
É uma forma assertiva de formular e resolver problemas via modelos e comparar desempenho e resultados.
Ajuda a conscientizar que resultado = eficácia x eficiência x produtividade x competitividade, é dinâmico e deve ser acompanhado contimuamente e diariamente, muda com tempo, pessoa, lugar, custo/esforço, razões.
Gerenciar resultados é uma tividade contínua e sistemática que precisa se ancorar num modelo, com métodos e ferramentas.
Exige pensamento de nível superior suportado por experiência e conhecimento à posterior.
Atividades de gestão de resultado eleva o nível de pensamento do sujeito.
Ajuda a refletir, criar imagens e visualizações, mapear situações do ambiente empresarial.
A gestão de resultados busca um afastamento da operação para poder comprender as suas partes.
O “diagrama de análise de resultados da figura é uma ferramenta para modelar situações (reais) e pensamentos (modelos, métodos) tendo como núcleo esses 4 fatores.
É um método analítico e gráfico para mapear relações entre qualquer tipo de coisas importantes no ambiente de negócio e de tarefas,
Provê ao sujeito (eu, você e empresa) uma visão “top down” do contexto e escopo, do foco da atenção e periferia, para a avaliação dos resultados.
Avaliar resultados significa: analisar e comparar e valorizar, resultados, entender os “por quês”, em termos de qualidade, quantidade, tempo, custo,
Decisões (caminhos), gerados pelas tomadas de decisão do início ao fim de um projeto foram adequadas (eficazes), bem executadas (eficientes), produtivas (eficiência econômica) e competitivas (melhores que os concorrentes).
A equação, descreve um modelo simplificado da gestão de resultado, de forma simples e mnemônica (memorável).
Facilita amarrar (sintetizar) e desamarrar (analisar) o processo de gestão de resultados como função de 4 “conceitos parâmetros”: Eficácia, Eficiência, Produtividade, Competitividade.
O mapa e a equação (ambos) descrevem sumariamente detalhes e significados desses conceitos parâmetros como sendo “indicadores qualitativos” de produção, relativos a entrega de resultados em função de recursos empregados.
Dessa forma, permitem melhor observar e gerenciar o corretismo, consistência e capacidade de gerar resultados.
E … ajudam a diagnosticar, prever e prescrever melhorias nos resultado da gestão de tarefas.
A Gestão de Resultados pode ser modelada pela equação: Resultados = função ( eficácia, eficiência, produtividade, competitividade).
O “diagrama de venn” descreve a equação de resultados em termos de teoria de conjuntos.
Permite indivíduos e times a refletir de forma repetitiva e sistemática sobre a gestão de resultados.
Entender propósito, características e aplicações no dia a dia.
Ajuda a fazer práticas deliberadas sobre planejamento e implantação de melhorias na gestão de resultados
É uma metaferramenta de “mediação semiótica“, para ajudar o sujeito a construir conhecimento e pensamento científico.
Ajuda a desenvolver “autodidatas empresariais”, “aprender a aprender” práticas de estudo, individuais e em grupo, sob orientação da empresa.
Explicita e delimita escopo … parte fundamental da gestão de qualquer projeto ou tarefa.
A delimitação de escopo suporta a categorização e seleção e KPIs – indicadores de chave de desempenho (ambiente nterno) e ITRs – indicadores de tempo real (ambiente externo) que devem entrar na formulação estratégica da empresa.
Orienta e alinha a forma de pensar” sobre a gestão de resultados e suas importãncias e pontos de atenção da suas relações.
Em decorrência, facilita a construção e “gestão do conhecimento” e “gestão de tarefas” simultaneamente, de forma “autoregulada e automonitorada” (metacognitiva).
Qualquer tarefa pode ser contextualizada por diagrama de venn, que delimitará o foco e periferia da tarefa, o que é essencial e o que não é, para o curso de acontecimentos.
Ou seja a essenciallidade não é exata e tem um movimento que deve ser planejado a avaliado sistematicamente … a visão gráfica da teoria de conjuntos e diagrama de venn ajuda a fazer isso.
O diagrama de venn, os check lists, destaques e conclusões e perguntas principais compõem um kit de ferramentas que ajudam a pratica da gestão de resultados na empresa.
Dá uma visão comparariva ápida e detalhada entre eficicácia, eficiência, produtividade e competitividade.