Veja o mapa conceitual da figura.
Objetiva dar uma visão simplificada sobre os conceitos de “Empresa e Negócio” e suas relações com outros conceitos.
- Empresa … é uma entidade legal, com função social, formada por pessoas que realizam negócios.
- Negócio ... prática de gerar receita por meio da produção, compra e venda de produtos e serviços … “qualquer atividade ou empreendimento conduzido com o intuito de obter lucro”.
- Modelo de Negócio … é a forma como uma empresa gera e entrega valor aos seus clientes, descrição de etapas e elementos que compõem a operação da empresa e de onde vem as suas receitas e custos.
- Oferta de Marketing … é uma estratégia de uma empresa que combina recursos para atender as necessidades e desejos de um mercado específico.
- Mix 7P … é um conjunto de estratégias de recursos para gerar e gerenciar ofertas de marketing, de forma estruturada e controlada.
- Contrato Social … documento legal que define tipo societário, regime tributário e porte da empresa; pode cobrir diferentes categorias de empresas e sociedades.
- Planos Empresariais … são de vários tipos: estratégico, procesos de negócio, financeiro, marketing, vendas, operação, produção, tecnologia de informação e comunicação,
- Mercado … segmentos, nichos, clientes ideais.
- Clientes … pessoa física ou jurídica que contrata um serviço, comprador, consumidor.
- Gestão … conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa ou projeto ou tarefa, trabalhar com os recursos disponíveis, de forma eficiente para atingir os objetivos esperados com o mínimo de despesas.
- Pessoa … ser humano, personalidade no contexto moral ou social; agente, ser social.
Conceito de Empresa.
Empresa é uma entidade legal com função social formada por pessoas que realizam negócios, organizam recursos e habilidades, envolvendo produtos e serviços, com um objetivo comum.
- A empresa tem uma função social orientada para o bem da sociedade.
- É uma entidade responsável por um produto, serviço ou função.
- Se relaciona com o estado, outras empresas e pessoas.
- É também um meio de expressão, representação e divulgação de um grupo de pessoas ou de uma marca.
- Pode ser composta por um ou mais negócios e vice versa.
- É o canal para fazer negócios mais seguros e orientados para o bem estar da sociedade.
Conceito de Sociedade.
Em sociologia, uma sociedade é uma “associação”, um grupo de indivíduos se relacionando, a fim de conseguir e preservar seus objetivos comuns.
Os objetivos comuns, compartilhados pelos membros da sociedade, são os objetivos da sociedade , ou seja, o bem comum.
Empresa e Função Social
O Artigo 5º da Constituição Federal estabelece que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade’.
A função social da propriedade é um importante princípio, para a elaboração de regras de ordenamento jurídico, limitações e deveres para orientar a atividade empresarial, interesses dos sócios, das pessoas envolvidas e interessadas pela empresa, como trabalhadores, consumidores, concorrentes, poder público e comunidade como um todo.
Saiba mais. Constituição Federal de 1988, Código Civil Brasileiro.
Empresa e Contrato Social
A diferença mais notável quando analisamos a administração de empresas e negócios, diz respeito à forma como ela classificada nos vários tipos de contrato social.
O contrato social define de forma clara e completa a função social da empresa, direitos e deveres, tipo de sociedades e mercados.
O contrato social é uma declaração para governo, empresas, investidores, clientes, sócios, investidores – qual a sua “proposta de valor social”.
É uma primeira evidência de como a empresa é qualificada no mercado e o conjunto de regras, deveres e direitos, que ela deve seguir.
Se você dirige uma empresa e assumiu dívidas de vários credores, é responsável por todo o empréstimo tomado … se houver qualquer perda no negócio e você não puder pagar seus credores, os credores têm todo o direito de receber de volta seu dinheiro com a venda de seus bens.
Quando você estabelece seu negócio de acordo com as leis do país, ele se torna uma empresa., através de um contrato social.
Uma empresa tem uma escala maior do que um negócio.
Por exemplo, a empresa “X” tem um negócio de vendas do produto “A’, um negócio de vendas do produtos “B”,
Cada negócio pode ser registrado como uma empresa separada, de propriedade da empresa-mãe, ou não, e estarem sobre a guarda de uma única empresa.
Uma empresa é representada por CNPJ no Brasil ou de uma forma mais geral, por um registro que confirme o caráter de pessoa jurídica de uma entidade.
Contrato Social e Tipos de Empresa
O Contrato Social define fundamentalmente 3 fatores para constituir e operar a empresa … tipo societário, regime tributário e porte da empresa,
Esses 3 fatores (dimensões) são combinados de várias formas, para gerar diferentes categorias das empresas nas várias sociedades.
O contrato social de uma empresa define características fundamentais de uma empresa – a natureza jurídica, exigências e normas que os sócios terão que obedecer, capital social, participações dos sócios, faixas de faturamento aplicáveis, tributação, regulamentação trabalhista, participação em licitações, prestação de serviços públicos, tipo de patrimônio, filiais, e …
Existem vários tipos contrato de natureza jurídica …
- Empresário Individual (EI) – único dono.
- MEI – único dono e micro empresa.
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – único dono com responsabilidade limitada e capital social.
- Sociedade Limitada (LTDA) – vários donos com responsabilidade limitada.
- Sociedade Limitada Unipessoal – único dono com responsabilidade limitada sem necessidade de capital social.
- Sociedade Anônima – as cotas dos sócios são chamadas ações, que podem ser vendidas no mercado financeiro, como na Bolsa de Valores.
Saiba mais. Contrato Social.
O mapa conceitual apresentado na figura provê ma visão simplificada sobre os conceitos de “Empresa e Negócio” e suas relações.
Empresa é uma entidade legal com função social formada por pessoas que realizam negócios, organiza recursos e habilidades, envolvendo produtos e serviços, com um objetivo comum.
A função social da propriedade é um importante princípio, para a elaboração de regras de ordenamento jurídico, limitações e deveres para orientar a atividade empresarial.
A diferença mais notável quando analisamos a administração de empresas e negócios, diz respeito à forma como ela e classificada nos vários tipos de contrato social.
O contrato social define de forma clara e completa a função social da empresa, direitos e deveres, tipo de sociedades e mercados e explicita tipo societário, regime tributário e porte da empresa.
Esses 3 fatores (dimensões) são combinados de várias formas, para gerar diferentes categorias das empresas nas várias sociedades.
Teste seu Conhecimento.
- O que é uma empresa e qual o seu propósito na sociedade?
- Qual a diferença entre o conceito de empresa e o de negócio?
- Para que serve o contrato social?