- Código de Conduta … conjunto de regras, normas, condutas recomendadas para operacionalizar a ética.
- Ética … conjunto de princípios, padrões, valores e justificativas morais de um grupo ou indivíduo para viver e agir; estuda como modelar e balancear os dois lados da moeda – moral e intenção.
- Ética Normativa … o que devo fazer … estudo do comportamento ético, como se deve agir no sentido moral.
- Ideal de verdade – usar todas as provas, mesmo as recolhidas injustamente.
- Ideal da justiça – exigir excluír do processo as provas recolhidas injustamente.
- Intenção … é um estado mental de comprometimento com um plano ou curso de ação … é um processo pelo qual o sujeito passa, mesmo que involuntariamente e inconscientemente, para chegar a uma conclusão sobre algo.
- Justiça …
- Ética Descritiva … o que as pessoas acham que é o certo, ou ética comparativa … é um tipo de pesquisa empírica sobre o que as pessoas acham, que é certo … observar o processo de tomada de decisão moral com o objetivo de descrever o fenômeno, descobrir as crenças das pessoas sobre coisas como valores, quais ações são certas e erradas, investigar os ideais éticos, quais ações as sociedades recompensam ou punem na lei ou na política … a ética muda de geração para geração e prcessa ser atualizada.
- Ética Aplicada … como colocar o conhecimento moral em prática, na da ciência, economia, empresa, e assim por diante.
- Ética empresarial … conjunto de regras e normas, valores, conformidades, reputação, comportamento, conduta, resultados.
- Meta Ética … o que é o bem? como diferenciar o certo do errado? qual a natureza das propriedades, afirmações, julgamentos e atitudes éticas.
- Moral … são as regras, normas, código ou plano de comportamento coletivo.
- Ideal … é um princípio, valor ou bem material que serve como uma meta para algum indivíduo.
- Plano
- Valor é objeto da ética normativa e ciências sociais ( Iantropologia, sociologia, política, comunicação, marketing, administração, contabilidade, economia, direito, etc.Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, bom ou mau, ou para o que “deve” ser feito.
- Valor, no sentido ético, reflete o grau de importância de alguma coisa ou ação humana, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas para o bem comum ou qual a melhor maneira de viver numa comunidade em sociedade, ou para determinar a importância de diferentes ações.
- Arbítrio … livre arbítrio é uma característica da moral, que não é coercitiva, garante a capacidade do sujeito fazer escolhas independentes e assumir responsábilidades pelas ações, é uma medida essencial para avaliar a liberdade, responsabilidade e autonomia de indivíduos, comunidades e empresas.
- Autonomia … a moral modela a capacidade de tomada de decisão, através de princípios que o sujeito aplica, métodos, ferramentas, técnicas e habilidades, específicas para uma tarefa específica, saber separar viéses subjetivos … balancear racionalidade, intuição e avaliação de resultados, desenvolver e especializar autoregulação e automonitoramento (metacognição).
- Ações Apropriadas … explicar como agir de acordo as regras, moral e códigos de conduta da sociedade e empresa.
- Ações inapropriadas … evitar e tratar ações inapropriadas.
- Consciência Ética … reconhecer e avaliar a diferença entre certo e errado, tornar-se sabedor do que deve e não deve ser feito, não desejar para o outro aquilo que não deseja para si, agir de acordo com princípios morais e valores éticos e empresariais, desenvolver uma “bússula moral”
- Código de Conduta ... documento que reúne os princípios e valores adotados pela empresa ou classe profissional, serve como regimento interno, com objetivo central de promover uma referência e postura homogênea entre todos os integrantes do grupo.
- Coesão … moral é o conjunto de valores e normas que regulam o comportamento humano, fundamental para a criação e manutenção da coesão da empresa – garantir unidade, identidade da marca, solidariedade e integração … a falta de moralidade enfraquece a coesão, cria divisões e conflitos.
- Comportamento … a moral orienta e modula o comportamento individual e coletivo, provê um padrão coletivo, permite e facilita identificar comportamentos adequados e assertivos e inadequados (agressivos, passivos e manipluadores), define regras de proceder de uma pessoa em relação a outra e em relação à tarefa.
- Costumes … hábitos, práticas frequentes e regulares para executar tarefas corretas, consistentes e com capacidade.
- Deveres … distinguir de forma clara e enumerativa obrigações, responsabilidades, tarefas e objetivos a serem cumpridos (morais, sociais, empresariais e pessoais), respeitar leis, contribuir para o bem estar do ambiente e sociedade, fundamentados na lei e normas internas.
- Direitos … distinguir o que pode ser exigido entre empregador e empregado, salário, jornada de trabalho, férias, aviso prévio, FGTS, 13o salário, seguro desemprego, vale transporte, descanso remunerado, licença remunerada, proteção contra discriminação e assédio, segurança no trabalho (destaques).
- Orientação … mostrar a direção ou caminho a seguir, explicar aregras que a sociedade, empresa e indivíduos estão submetidos.
- Paradigmas Morais … desenvolver modelos de comportamento e normas que orientam a conduta das pessoas, interações, padrões, valores e crenças considerados adequados, em área e situaçóes de “atenção ética”.
- Plano de ação … plano geral de refercia para comportamento na empresa, projetos, tarefas, comunicação, informação,
- Regras … desenvolver normas, fórmulas, esquemas, princípios, protocolos, modelos, padrões, medidas, leis, regulamentos, para convivência e produção de produtos, serviços, relações via grupos sociais.
- Socialização … foca nos hábitos, costumes, usos e regras sociais, saber usar e valorizar os recursos da empresa para agregar valor para a coletividade, garantir e preservar os direitos e deves de todos.
- Valores ... a moral e seus códigos reunem conjuntos de valores, que irão justificar crenças, proposta de valor, paradigmas e verdades, destacar subjetividades fundamentais (indicadores qualitativos emocionais que compõem o núcleo do processo de tomada de decisão racional-intuitivo.
- Valores … compreender, explicar e definir características que determinam a forma de se comportar e interagir com outros indivíduos, com o meio ambiente e com a tarefa.
- Não coersão … não reprimir, não coibir, não coagir.
- Comunicação … método usado para interagir, estabelecer contatos, falar, gestualizar, escrever, desenhar, evidencias as coisas.
- Consciência … sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.
- Autonomia … capacidade de governar-se pelos próprios meios; vontade humana de se autodeterminar segundo um código moral.
- Plano de Ação … conjunto de intenções, ações, responsáveis e tempo previst para atingir um objetivo; descrição da estratégia.





