Método Indutivo …
Primeiro são feitas observações particulares e a partir delas são levantadas hipóteses, teorias ou conclusões que são aceitas como verdade.
A premissa é que todo conhecimento parte de uma percepção e observação de um fato e dessa forma pode ser construído por observação e hipótese que não precisa ser experimentada.
Observação … . sempre considera-se uma quantidade “suficiente” de repetições de ocorrências para considerar uma teoria verdadeira … ponderação probabilística.
Hipótese … chega-se a uma conclusão apenas pela observação, já que os fatos observados proporcionam a fundamentação necessária. Com isso, a hipótese é criada, mas não experimentada.
O método indutivo pode gerar muitos erros, principalmente por estar ancorado na observação, sentidos e percepção, é necessário, mas não suficiente.
Exemplo disso, é o conceito do “cisne negro”, que remonta de um fato histórico ocorrido no século XVII, no qual europeus só conheciam os cisnes brancos, mas nas expedições de exploração em terras australianas descobriram os primeiros cisnes negros, uma variedade que até então era considerada inexistente.
Método Hipotético Dedutivo …
O método hipotético dedutivo, foi desenvolvido pelo filósofo e professor Karl Popper no seu livro – “A lógica da investigação científica”, com fortes críticas, não só à forma de se “fazer” a ciência, mas a todo sistema da sua época.
Um dos alvos de sua crítica eram os pensadores da linha de pesquisa indutiva, que chegaram a afirmar que “todos os cisnes eram brancos” em virtude da raridade do cisne negro.
No método hipotético dedutivo, primeiro levanta-se a hipótese, sugerindo uma resposta a um fenômeno ou problema, de forma intuitiva e lógica, para depois criar conjecturas, caminhos a serem percorridso pelo pesquisador, para só então começar a observação.
A hipótese de uma dada teoria é submetida a um “teste prático de falseabilidade”, para comprovar se ela é falsa.
A conclusão sempre é parcial e temporária, ao contrário do que é adotado pela linha indutiva, que preza pelo permanente.
Check List.
O Método Hipotético Dedutivo pode ser resumido simplificadamente em 5 passos:
- Identificação do Problema … que sirva como objeto de investigação.
- Levantar Hipóteses para o problema … introduzir possíveis “soluções dedutivas” para o problema.
- Testar as hipóteses … experimentar, confrontar, fazer a aplicação e testar as negativas da tese apresentada em busca da refutabilidade da teoria.
- Modificar as hipóteses … no caso das hipóteses terem sido falsas, fazer os ajustes necessários considerando todas as falhas e desenvolver uma nova teoria.
- Falseamento … caso não haja refutabilidade, existe um grau de segurança em dizer que a teoria é verdadeira e só depois de ter sido comprovado esses termos, é que pode ser feita a publicidade do estudo.
Conclusão sobre o Método Hipotético Dedutivo.
Como no caso do método dialético, o método hipotético dedutivo sempre se renova, levantando outros problemas a partir do que já foi concluído anteriormente.
Enquanto o método indutivo prioriza a observação de um fato para desenvolver uma teoria, o método hipotético-dedutivo foca em tentar encontrar falhas para uma determinada teoria.
O objetivo principal do método hipotético dedutivo é evitar que hajam erros e falhas nas hipóteses levantadas.
É chegar o mais próximo possível da verdade, e uma tese que só pode ser verdadeira, não pela técnica de verificação, mas pela sua falseabilidade.
Quando a hipótese não é confirmada pelos testes, ela é refutada.
Se ela tem falhas, então é falsa.
Portanto, é necessário fazer uma nova construção da problemática e hipóteses para recomeçar os experimentos.
Teste o seu conhecimento sobre Método de Indução e Método Hipotético Dedutivo.
- Qual a principal diferença e evolução do método hipotético dedutivo frente ao método indutivo?
- Quais os problemas identificados e aceitos pela comunidade científica sobre o método indutivo para aplicação nas ciências sociais?
- Resuma o método Hipotético Dedutivo.