A definição mais abrangente de simulação é … “técnica em que se utiliza um simulador, como um objeto ou representação parcial ou total de uma tarefa a ser replicada”.
A simulação é uma técnica de ensino fundamentada em princípios do Ensino Baseado em Tarefas (EBT).
Sua aplicação é especialmente relacionada a atividades práticas, que envolvam habilidades ou decisões.
Historicamente se desenvolveu isoladamente em diversas áreas do conhecimento humano.
Diversos fatores, incluindo aspectos éticos e formas mais elaboradas de aprendizagem e avaliação, têm fomentado o desenvolvimento da “simulação nas empresas.
Simulação pode ser entendida como “exercício da prática, através de modelo”.
No ensino baseado em tarefa EBT primeiramente o sujeito é confrontado com um problema e sequencialmente submetido a um processo de busca de subsídios para sua resolução.
A simulação contextualiza o problema para resgatar o conhecimento prévio do sujeito (aprendizado para adulto, aprendizado significativo).
Isso é diferente do método tradicional … onde o sujeito recebe base teórica de forma passiva para compreensão e resolução do problema.
No ensino baseado em tarefa o sujeito é primeiro exposto a uma situação prática onde exercerá papel ativo na aquisição dos conceitos necessários para a compreensão e resolução do problema.
No EBT – Ensino Baseado em Tarefa …
- O professor se transforma em mediador – condutor, facilitador – e NÃO de fornecedor ativo de toda a informação.
- O aluno se transforma em buscador ativo de aprendizado e de informação e NÃO mais um receptor passivo.
- Este é um desafio para ambos os sujeitos: professor/empresa virar mediador e aluno/colaborador virar ser epistêmico.
O EBT não é restrito, obrigatoriamente, ao uso do simulador (modelo, esquema, mapa, check list, diagrama de conjuntos, algoritmo, aforismo, equqções, fórmulas),.
A técnica EBT exige pequenos grupos de profissionais para que a discussão seja efetiva ou “peer to pear” ( … um modelo de rede distribuída que permite a troca de informações e recursos entre os próprios usuários (empresa e cadeia de valor), sem a necessidade de um intermediário … )
Ou seja, o EBT na empresa é aplicado com os recursos correntes, como uma camada adicional, e de forma interativa e associada com a cultura da empresa (recursos e ferramentas) e outras técnicas de ensino … ou seja, não concorre e sim cataliza – estimula e incentiva novos caminhos ou atalhos ou “zonas de desenvolvimento proximal”, no entorno de tarefas … esse é um conjunto de conceitos fundamentais, para usar os princípios da inovação aberta para conectar pessoas na empresa.
Um simulador pode ter várias formas ou “tecnologias” de acordo com a complexidade da tarefa.
Por exemplo, relação entre conjuntos, comparação de ofertas, descrição de uma oferta.
Demonstração é um tipo de simulação.
O uso de clientes ideiais (ou avatar ou personagens) no marketing digital é outro exemplo.
A simulação em treinamento de profissionaisem habilidades críticas, exemplo na aviação é responsável para a redução de quase 50% nas taxas de acidentes relacionados á falhas humanas.
Algumas limitações frequentes para o uso de simuladores
Limitação econômica devido a tecnologia e recursos humanos.
Lmitações técnicas, como dificuldades para modelar a interação e objeto de conhecimento.
Falta de comprovação ou validação da efetividade do método
Limitações culturais e resistência à aderência à novas metodologias de ensino.
Estudos envolvendo simulação são de difícil interpretação em decorrência de um viés intrínseco: ao se realizar o estudo, não se pode ter certeza se a técnica fez a diferença ou se houve maior empenho das pessoas que empregaram o método.
A motivação ao se realizar a implantação de um novo método pode, por si só, resultar em melhores resultados, independentemente do método empregado.
Outro fator limitante é o tempo de observação … períodos muito curtos de observação podem não refletir a retenção do conhecimento.
Potenciais aplicações da Simulação
• Diminuir o risco para colaboradores e clientes
• Otimizar relação custo-benefício de tarefas
• Método de aprendizado para processos
• Estabelecimento de uma cultura de espírito de equipe e colaboração
• Substituir situações raras, de relação custo-benefício impraticável ou com possíveis implicações éticas.
• Treinamento de competências cirúrgicas – envolvem uma combinação de conhecimento, habilidades técnicas,
decisão, habilidades de comunicação e liderança.
Simulação e Avliação de Aprendizagem
Além do ensino, a simulação também pode ser aplicada na avaliação do aprendizado, sendo este um dos estímulos para a sua introdução no ambiente de formação profissional.
Por sua forte valorização da atividade prática, aplica-se à avaliação de competência e não só de conhecimento.
Indicadores de Desempenho
- Produtividade
- Turnover
- Retenção de talentos
- Inovação
- Crescimento
- Clima organizacional
- Engajamento
- Comunicação
- Colaboração.
- Flexibilidade
- Criatividade
- Motivação