Dialética Hegeliana consiste na contínua tendência dos conceitos a se transformarem em sua própria negação, como resultado do conflito entre seus aspectos contraditórios internos, o que dá origem a outros conceitos.
(Hegel) …
É com Hegel (século 18/19) que a dialética assume uma posição forte nunca antes vista.
Não só como um processo do pensamento, mas do próprio real.
Uma máxima da dialética hegeliana é “todo o existente é dialético … tudo comunga do mesmo modo de evolução: a dialética”.
No método hegeliano, tudo evolui através de três momentos: 1) primeiro uma afirmação, 2) depois uma negação e, finalmente, 3) uma negação dessa negação.
A inovação introduzida pela dialética de Hegel é o fato de o segundo momento, a negação, ser entendida como uma afirmação em sentido oposto à do primeiro momento.
Por outro lado o terceiro momento não se limita a ser a negação do anterior, mas um momento em que se supera a tese (afirmação) e a antítese (negação), contendo-as simultaneamente (englobando-as).
Algoritmo da Dialética hegelialiana
Ciclo de 3 estágios (*):
- Definir tese como sendo uma possível verdade.
- Definir a antítese, que vai negar a tese.
- Contrapor tese e antítese e surgimento da síntese, que pode dar origem a outra tese e a um novo ciclo.
(*) … O ciclo de interações deve acontecer até que não se possa mais contestar a tese, ou seja, até que não existam mais antíteses.
Hegel considerou este método dialético ou “modo especulativo de cognição” como a marca de sua filosofia.
Usou o mesmo método em todos os trabalhos que ele publicou mais tarde.
Embora a dialética de Hegel remonta a Platão ele a criticava e a denotava como limitada.
Enquanto os lados opostos de Platão eram as pessoas, os lados opostos de Hegel dependem do assunto … é uma dialética mais geral e abrangente.
Da mesma forma como nos diálogos de Platão, na dialética de Hegel, os lados contraditório ou “lados opostos”, levam a uma evolução, desenvolvimento de definições ou pontos de vista dos menos sofisticados para outros mais sofisticados, posteriormente.