Autoeficácia é um conceito da “Teoria Social Cognitiva”, que trata da capacidade da própria pessoa de se organizar e executar ações para atingir metas.
Autoeficácia é uma “Crença Primária”.
Está posicionada no núcleo da personalidade da pessoa.
É necessário reflexão mais profunda para poder tocá-la, percebê-la e justificá-la.
Pequenas mudanças no nível de autoeficácia podem gerar efeitos em cascata e em larga escala.
A capacidade do sujeito acreditar na sua “capacidade de resolver problemas” é “pedra fundamental” para ganhar conhecimento crítico, filosófico e científico.
É a capacidade de controlar estado mental de alto desepenho, mais do que uma habilidade … ou seja, está subjacente, é uma habilidade meio.
Promove a “realização humana” e o bem-estar pessoal e social.
Relação entre Autoeficácia e Autoconsciência.
Autoeficácia e Autoconfiança são crenças primárias, das quais a autooconsciência é progenitora.
Ambas – autoconsciência e autoeficácia – estão na base da inteligência emocional e afetam todas as áreas do empreendimento humano.
Dar poder as pessoas enfrentar desafios, formular objetivos, análisar a situação.
Faz o sujeito ver desafios como gatilhos e coisas a serem dominadas, em vez de ameaças a serem evitadas.
Motiva fazer escolhas, tomar decisões, investir, comprar, vender, resolver problemas.
A autoeficácia e autoconsciência, reforçam o comportamento assertivo e afasta a passividade, agressividade e a manipulação.
A lista de efeitos tendo como raiz a autoeficácia é enorme.
Autoeficácia e Resiliência.
Segundo pesquisas, autoeficácia ajuda recuperar falhas mais rapidamente … Se cair? levanta rápido! … faz parte do jogo!
As “pessoas autoeficazes” são propensas a analisar as falhas, não buscar culpados, atribuir uma falha à falta ou erros no plano, na execução, controle a ajustes, esforço e abordar situações ameaçadoras com a crença de que podem controlá-las.
Ou seja, buscam analisar as situações de forma objetiva, sem viéses subjetivos e em várias perspectivas, com empatia.
Autoeficácia e Ética.
A autoficácia está baseada na ética, códigos de conduta, normas e regras.
Tem sido associada a níveis mais baixos de estresse e menor vulnerabilidade à depressão.
Em contraste, pessoas com baixa autoeficácia percebem tarefas difíceis como ameaças pessoais e as evitam, focam a atenção em habilidades que lhes faltam e não para as que possuem e se tornam mais vulneráveis a perderem a fé em suas próprias habilidades após um fracasso.
Boas Práticas da Autoeficácia no dia a dia.
Check List
A autoeficácia pode ser desenvolvida de várias formas … veja alguns destaques:
- Declarar a “Proposição de Valor” … o primeiro pilar da autoeficácia é uma proposta de valor forte … isso exige reflexão profunda … significa selecionar as principais crenças, para poder justificá-las e adaptá-las continuamente para “servir de farol” ou “ferramenta” para iluminar caminhos … reforçar ou gerar novos conhecimentos, emoções, memórias, atributos, fortalecer a comunicação e linguagem … representar a identidade do sujeito e empresa, suas ofertas e vantagens competitivas para consumidores, comunidade e cadeia de valor.
- Registrar e Relembrar Conquistas … essa uma prática pilar para desenvolver a autoeficácia, autoestima e autoconfiança … fazer repetições espaçadas sobre conquistas … contar histórias para iluminar as mentes sobre contextos, circunstâncias, situações de sucesso vividas, objetivos, obstáculos e desafios … bem como, os recursos disponíveis que foram usados, o processo de tomada de decisão, os planos de referência usados, e assim por diante, durante a cronologia dos fatos, execução, controles e ajustes … e discutir a “moral da história” para reflexão e conscientização e reforço da autoeficácia.
- Estudar a ética … a aplicação da ética é outro pilar … ela estuda e estipula regras de comportamento … tanto nos grupos social e empresa, desenvolver códigos procedurais, éticos e específicos no nível de tarefa.
- Desenvolver e usar técnicas, métodos e ferramentas científicos … a ferramenta é um recurso que o sujeito usa para interagir com o objeto do seu conhecimento … visa garantir corretismo na execução, consistência nos resultados e capacidade de produção e transformação de recursos … expandir a capacidade dos Sentidos Humanos (visão, tato, olfato, escuta, fala), Cognição (atenção, percepção, memória, pensamento, linguage, aprendizagem) e inteligência emocional (autoconsciência, autoeficácia, autocontrole, automotivação, empatia e socibiliadde. em destaque dentre várias outras habilidades ).
- Desenvolver normas … para trabalhar e aprender em grupo e sociedade, conviver pacificamente, cumprir acordos, promover a inovação, proteger direitos e deveres, negociação justa entre empresas e indivíduos, melhorar desempenho, reduzir riscos … aumentar e assegurar a sustentabilidade, melhorar a qualidade de produtos e serviços e competitividade, criar estruturas que viabilizem e facilitem a inovação, beneficiar o todo e suas partes.
- Buscar novos desafios … encarar desafios ou ameaças como oportunidades, usá-los como gatilhos para acionar autodiagnóstico, refletir sobre autoconsciência, autocontrole, auto estima e habilidades emocionais para lidar com a situação e condição específica, motivar a busca de novas, habilidades e ferramentas e quebrar paradigmas.
- Aprender a formular objetivos e planos .. entender que a formulação de objetivo é a mola propulsora da autoeficácia.
- Fazer planos para projetar o futuro e agir em prol dele … os planos permitem mapear o futuro no presente, analisar recursos e meios para se atingir objetivos de forma específica, mensurável, acessível, relevante e temporal.
- Manter a mentalidade de crescimento … desenvolver predisposição psicológica para padrões de pensamentos assertivos.
- Cultivar a autoestima … uma sensação e sentimento de respeito para consigo mesmo, suas crenças e valores; embute processos cognitivos e emocionais como avaliação, mensuração, dedicação, sentimento de apreço e afeição, afeto e carinho … autoestima é uma prima irmâ da autoeficácia.
Conclusão
Autoeficácia é um conceito central da “Teoria Cognitiva Social de Albert Bandura”.
Esta teoria, enfatiza o papel da aprendizagem observacional, experiência social, e determinismo recíproco no desenvolvimento da personalidade.
Tem como premissa que ” o comportamento humano é resultado de fatores pessoais e do ambiente ao redor.
É apresentada uma metaferramenta composta de diagrama de Venn e
Teste seu Conhecimento e Reflexão
1 … O que é Autoeficácia? Qual a importância na vida?
2 … Qual a relação entre autoeficácia e autoconhecimento? autoconfiança? motivação? desempenho? resiliência?
3 … Faça um mapa conceitual ou mapa mental para responder a pergunta acima?
4 … Qual a importância da autoeficácia no planejamento, execução, controle e ajustes das suas tarefas e projetos?
5 … Como desenvolver a autoeficácia na empresa? e no seu dia a dia? O que pode ser melhorado já e qual o plano?
6 … Qual a relação do conceito “autoeficácia” com a proposição “crer para ver”?
Ferramenta e Prática
O Diagrams de Venn é uma ferramenta que ajuda a visualizar e entender relaçoes entre conjuntos e seus elementos, tais como: pertencimento, união, interesecção, complementariedade, simetria e escopo.
Ajuda a definir o posicionamento conceitual e significado da autoeficácia em relação aos conceitos de crença, verdade, crenças verdadeiras justificadas, conhecimento e compreenção.
(entenda copreeenção como um conhecimento mais aprofundado e específico sobre um conceito imerso num contexto e ciscunstâncias, ou fortemente justificado).
Já o check list ajuda a definir o conceito de autoeficácia via proposições que a conectam a outros conceitos e aumentam a precisão do seu significado.
Relembrar conceitos importantes é uma prática valiosa para desenvolver a autoeficácia.,.
Use este Diagrama e Check list diagnosticar e justificar a autoeficácia e discutir sobre a habilidade e acesso ao estado mental da autoeficácia no dia a dia.
Se você é gernte, incentive a equipe a práticas e exercícios rápidos, para que se ganhe o hábito de refletir sobre as próprias experiências e aumentar a capacidade de interpretação dos resultados epor conseguinte, do processo de autogestão de cada um partípe da eqipe e projeto.
Para expandir o conceito e ancioná-lo “on the job”, avalie oportunidades da aplicação da autoeficácia nas situações e condições do ambiente de tarefa.