Compreensão é um tipo de conhecimento específico e crítico que um sujeito epitêmico tem sobre um objeto do conhecimento, que permite identificar relaçoes e conceitos, justificar crenças e opiniões, pensar crítico.
A compreensão está na base do pensamento científico, filosófico, lógico, epistemologico, ético, criativo, artístico, político.
Compreensão pode ser transmitida via testemunho, como no caso do conhecimento proposicional comum?
Essa é uma questão chave e polêmica sobre o conceito de compreensão e como desenvolvê-la.
Como ensinar habilidades, já que existem muitas informações subjetivas e não verbalizadas no processo?
Por exemplo, eu posso “transmitir o meu conhecimento de alguma coisa para você, do tipo “avisar que teremos uma reunião com o cliente”.
No caso da transmissão da compreensão não é tão fácil que ela seja transmitida e nem sempre possível.
Já que depende de características subjetivas do sujeito transmissor e do sujeito receptor.
Existem algumas explicações para a compreensão não poder ser transmitida por testemunho, baseado na crença de que compreender é “ver” ou “agarrar” uma ideia e isso só a pessoa pode fazer, não dá para pedir para outra fazer … não pode ser herdada de outra pessoa … como descrever e modelar a atenção, percpçao
Por exemplo … para aprender a andar de bicicleta, dirigir ou “fazer qualquer habilidade” não adianta investir em explicações.
Se concordarmos que a compreensão é uma habilidade, tal como “andar de bicicleta”, que só pode ser aprendida com repetição, e não por explicação, então a compreensão será difícil ou impossível de transmitir nesta perspectiva.
Em comprapartida, podemos argumentar que a compreensão não é de fato tão difícil de transmitir, se existir um “sistema de compreensão” instaurado entre o transmissor e o receptor.
Suponha que eu pergunte por que você está atrasado para nossa reunião e você me diga “trânsito”.
Parece então que você transmitiu sua compreensão de forma bastante direta, tal como o conhecimento de horários de um ônibus ou programação esportiva.

Conclusão
O que parece necessário para uma transmissão de compreensão bem sucedida é que que o andaime conceitual correto ou fundamentação teórica, esteja instalado no transnmissor e receptor da mensagem … à partir daí, o entendimento pode ser transmitido de maneira plausível da mesma forma que o conhecimento.
O uso de ferramentas ajuda o sujeito a interagir com os recurso e tranformá-lo via:
Modelagem … A técnica da modelagem permite treinar e condicionar comportamentos que ainda não fazem parte do repertório comportamental do indivíduo. … reforçar respostas ou resultados parecidos com a desejado, aumentar gradativamente a exigência quanto à semelhança em relação à resposta que se quer condicionar.
Moldes … os moldes gerados pela modelagem podem ser físico e mentais, que precism ser internalizados até que sejam compreendidos mentlmente através das abstrações, informações e conhecimentos que trasporta.
Técnica … conjunto de procedimentos
métodos, métodos,técnicas, práticas, mediação e autorflexao são mecanismos que ajudam o sujeito a criar um arcabouço